As diferentes faces da interculturalidade no contexto escolar: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Estela Cristina Ribeiro de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2512
Resumo: Este estudo procura conhecer como é que a interculturalidade/multiculturalidade se traduzem na prática pedagógica dos professores. Após a revisão da literatura sobre os fundamentos da globalização e as suas implicações na escola, nos seus actores principais, na diversidade cultural, foi feito um estudo de caso qualitativo, tendo-se recorrido à análise documental e à entrevista semi-estruturada. Foram realizadas cinco entrevistas a professores com percursos profissionais variados e a dois alunos de proveniências culturais diferentes. Concluiu-se, deste modo, que o caminho está traçado, pois a escola manifesta, na sua constituição e organização, sinais de abertura para promover o encontro e a relação entre culturas diferentes. Porém, a complexidade do sistema multicultural suscita algumas dificuldades na implementação real e objectiva da educação intercultural e isto só poderá ser ultrapassado se foram dados alguns passos por parte dos professores no aproveitamento das potencialidades que a interculturalidade apresenta e oferece à escola. A educação intercultural encontra várias expressões na escola actual, mas precisa de maior envolvimento da parte dos seus agentes educativos, bem como da reflexão constante sobre as práticas utilizadas no dia-a-dia que promovam um ambiente de interacções culturais, e o reconhecimento de identidades diferentes.
id RCAP_c2f4d17af4e74924947d017c02a5e76e
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2512
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As diferentes faces da interculturalidade no contexto escolar: um estudo de casoDiversidade culturalAlteridadeEste estudo procura conhecer como é que a interculturalidade/multiculturalidade se traduzem na prática pedagógica dos professores. Após a revisão da literatura sobre os fundamentos da globalização e as suas implicações na escola, nos seus actores principais, na diversidade cultural, foi feito um estudo de caso qualitativo, tendo-se recorrido à análise documental e à entrevista semi-estruturada. Foram realizadas cinco entrevistas a professores com percursos profissionais variados e a dois alunos de proveniências culturais diferentes. Concluiu-se, deste modo, que o caminho está traçado, pois a escola manifesta, na sua constituição e organização, sinais de abertura para promover o encontro e a relação entre culturas diferentes. Porém, a complexidade do sistema multicultural suscita algumas dificuldades na implementação real e objectiva da educação intercultural e isto só poderá ser ultrapassado se foram dados alguns passos por parte dos professores no aproveitamento das potencialidades que a interculturalidade apresenta e oferece à escola. A educação intercultural encontra várias expressões na escola actual, mas precisa de maior envolvimento da parte dos seus agentes educativos, bem como da reflexão constante sobre as práticas utilizadas no dia-a-dia que promovam um ambiente de interacções culturais, e o reconhecimento de identidades diferentes.This study seeks to learn how intercultural/multicultural is carried out in teaching practices among teachers. After reviewing the literature about globalization and its implications in schools, students and cultural diversity a qualitative case study was carried out based on documentary analysis and semi-structured interviews. Five teachers were interviewed with different career paths and two students with different cultural backgrounds. It was concluded that due to the schools’ constitution and organization schools have already set a path that promotes the contact and the relationship between the different cultures. However, the complexity of the multicultural system raises some difficulties in the implementing of the actual intercultural education. This can only be overcome if teachers harness the potential of intercultural that is found in schools. Currently schools have different intercultural expressions which need greater involvement from teachers as well as ongoing reflection on daily practices which promote cultural interaction and the recognition of different identities.Branco, Maria Luísa Frazão RodriguesuBibliorumBrito, Estela Cristina Ribeiro de2014-10-28T18:03:25Z201020102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2512porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:35Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2512Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:10.392402Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As diferentes faces da interculturalidade no contexto escolar: um estudo de caso
title As diferentes faces da interculturalidade no contexto escolar: um estudo de caso
spellingShingle As diferentes faces da interculturalidade no contexto escolar: um estudo de caso
Brito, Estela Cristina Ribeiro de
Diversidade cultural
Alteridade
title_short As diferentes faces da interculturalidade no contexto escolar: um estudo de caso
title_full As diferentes faces da interculturalidade no contexto escolar: um estudo de caso
title_fullStr As diferentes faces da interculturalidade no contexto escolar: um estudo de caso
title_full_unstemmed As diferentes faces da interculturalidade no contexto escolar: um estudo de caso
title_sort As diferentes faces da interculturalidade no contexto escolar: um estudo de caso
author Brito, Estela Cristina Ribeiro de
author_facet Brito, Estela Cristina Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Branco, Maria Luísa Frazão Rodrigues
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Estela Cristina Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade cultural
Alteridade
topic Diversidade cultural
Alteridade
description Este estudo procura conhecer como é que a interculturalidade/multiculturalidade se traduzem na prática pedagógica dos professores. Após a revisão da literatura sobre os fundamentos da globalização e as suas implicações na escola, nos seus actores principais, na diversidade cultural, foi feito um estudo de caso qualitativo, tendo-se recorrido à análise documental e à entrevista semi-estruturada. Foram realizadas cinco entrevistas a professores com percursos profissionais variados e a dois alunos de proveniências culturais diferentes. Concluiu-se, deste modo, que o caminho está traçado, pois a escola manifesta, na sua constituição e organização, sinais de abertura para promover o encontro e a relação entre culturas diferentes. Porém, a complexidade do sistema multicultural suscita algumas dificuldades na implementação real e objectiva da educação intercultural e isto só poderá ser ultrapassado se foram dados alguns passos por parte dos professores no aproveitamento das potencialidades que a interculturalidade apresenta e oferece à escola. A educação intercultural encontra várias expressões na escola actual, mas precisa de maior envolvimento da parte dos seus agentes educativos, bem como da reflexão constante sobre as práticas utilizadas no dia-a-dia que promovam um ambiente de interacções culturais, e o reconhecimento de identidades diferentes.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010
2010-01-01T00:00:00Z
2014-10-28T18:03:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/2512
url http://hdl.handle.net/10400.6/2512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136339308838912