Utilização das tecnologias digitais no ensino bilingue nas escolas primárias em Moçambique

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nampuio, Alfredo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Vevelua, Paula, Gonçalves, Bruno F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/29527
Resumo: O ensino é actualmente desafiado pelas mudanças tecnológicas, que originaram integração dos media, aliando os recursos de vídeo, áudio, animação, texto e outros. Como vem sucedendo mundialmente, também em Moçambique a presença das TIC no ensino é visível, embora o país pareça impermeável as tendências revolucionárias. O ensino bilingue pode ser assimilado usando novas tecnologias, pois os livros didácticos não contemplam as necessidades educacionais. É nesta perspectiva que este estudo se orienta, objectivando elucidar o contributo das TIC no ensino bilingue nas escolas primárias moçambicanas. A pesquisa teve abordagem metodológica de cunho qualitativo e foi norteada por um levantamento bibliográfico. Assim, realizamos uma revisão de literatura a partir de artigos disponíveis nas bases de dados Scientific Electronic Library Online ̧ Revista Científica da UEM, Série: Ciências da Educação, Revista Docentes, Revista Espaço, Revista Intersaberes e Revista Intercâmbio, publicados no período cronológico entre 2015 e 2022, com o intuito de integrar as informações colectadas de autores conceituados nas áreas das TIC e do ensino bilingue. Os resultados demonstraram existência de políticas incentivadoras ao uso das tecnologias na educação, porém, há desafios relacionados a alunos e professores, entre os quais, a falta de acesso à internet e o desconhecimento das partes na utilização dos recursos digitais. Concluímos que entrelaçar as TIC e a educação trará avanços no ensino bilingue e entrosará os alunos, proporcionando aprendizagens de outras técnicas, absorção de valores e sentimento de amizade. Sugerimos que sejam incrementados investimentos nas TIC, começando pela formação de educadores aptos a rever seus métodos de ensino, com vista ao crescimento das práticas educativas bilingues.
id RCAP_c2fa98dffecc0dc79344877361b26ddd
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/29527
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utilização das tecnologias digitais no ensino bilingue nas escolas primárias em MoçambiqueAlunosEnsino bilingueEscolas primáriasProfessoresTecnologiasO ensino é actualmente desafiado pelas mudanças tecnológicas, que originaram integração dos media, aliando os recursos de vídeo, áudio, animação, texto e outros. Como vem sucedendo mundialmente, também em Moçambique a presença das TIC no ensino é visível, embora o país pareça impermeável as tendências revolucionárias. O ensino bilingue pode ser assimilado usando novas tecnologias, pois os livros didácticos não contemplam as necessidades educacionais. É nesta perspectiva que este estudo se orienta, objectivando elucidar o contributo das TIC no ensino bilingue nas escolas primárias moçambicanas. A pesquisa teve abordagem metodológica de cunho qualitativo e foi norteada por um levantamento bibliográfico. Assim, realizamos uma revisão de literatura a partir de artigos disponíveis nas bases de dados Scientific Electronic Library Online ̧ Revista Científica da UEM, Série: Ciências da Educação, Revista Docentes, Revista Espaço, Revista Intersaberes e Revista Intercâmbio, publicados no período cronológico entre 2015 e 2022, com o intuito de integrar as informações colectadas de autores conceituados nas áreas das TIC e do ensino bilingue. Os resultados demonstraram existência de políticas incentivadoras ao uso das tecnologias na educação, porém, há desafios relacionados a alunos e professores, entre os quais, a falta de acesso à internet e o desconhecimento das partes na utilização dos recursos digitais. Concluímos que entrelaçar as TIC e a educação trará avanços no ensino bilingue e entrosará os alunos, proporcionando aprendizagens de outras técnicas, absorção de valores e sentimento de amizade. Sugerimos que sejam incrementados investimentos nas TIC, começando pela formação de educadores aptos a rever seus métodos de ensino, com vista ao crescimento das práticas educativas bilingues.Teaching is currently challenged by technological changes, which have led to media integration, combining video, audio, animation, text and other resources. As has been happening worldwide, the presence of ICT in education is also visible in Mozambique, although the country seems impervious to revolutionary trends. Bilingual teaching can be assimilated using new technologies, as textbooks do not address educational needs. It is in this perspective that this study is guided, aiming to elucidate the contribution of ICT in bilingual teaching in Mozambican primary schools. The research had a qualitative methodological approach and was guided by a bibliographic survey. Thus, we carried out a literature review based on articles available in the Scientific Electronic Library Online ̧ Scientific Magazine of UEM, Series: Science of Education, Teaching Magazine, Space Magazine, and Interchanging Magazine databases, published in the chronological period between 2015 and 2022, with the aim of integrating the information collected from renowned authors in the areas of ICT and bilingual education. The results demonstrated the existence of policies that encourage the use of technologies in education, however, there are challenges related to students and teachers, including the lack of access to the internet and the lack of knowledge of the parties in the use of digital resources. We conclude that interweaving ICT and education will bring advances in bilingual education and will integrate students, providing learning of other techniques, absorption of values and a feeling of friendship. We suggest that investments in ICT be increased, starting with the training of educators able to review their teaching methods, with a view to the growth of bilingual educational practices.Universidade Católica de MoçambiqueBiblioteca Digital do IPBNampuio, AlfredoVevelua, PaulaGonçalves, Bruno F.2024-02-19T12:13:07Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/29527porNampuio, Alfredo; Vevelua, Paula; Gonçalves, Bruno F. (2023). Utilização das tecnologias digitais no ensino bilingue nas escolas primárias em Moçambique. Revista Electrónica de Investigação e Desenvolvimento. ISSN 2310-0036. 14:2, p. 1-102310-0036info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-21T01:19:46Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/29527Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:18.204098Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização das tecnologias digitais no ensino bilingue nas escolas primárias em Moçambique
title Utilização das tecnologias digitais no ensino bilingue nas escolas primárias em Moçambique
spellingShingle Utilização das tecnologias digitais no ensino bilingue nas escolas primárias em Moçambique
Nampuio, Alfredo
Alunos
Ensino bilingue
Escolas primárias
Professores
Tecnologias
title_short Utilização das tecnologias digitais no ensino bilingue nas escolas primárias em Moçambique
title_full Utilização das tecnologias digitais no ensino bilingue nas escolas primárias em Moçambique
title_fullStr Utilização das tecnologias digitais no ensino bilingue nas escolas primárias em Moçambique
title_full_unstemmed Utilização das tecnologias digitais no ensino bilingue nas escolas primárias em Moçambique
title_sort Utilização das tecnologias digitais no ensino bilingue nas escolas primárias em Moçambique
author Nampuio, Alfredo
author_facet Nampuio, Alfredo
Vevelua, Paula
Gonçalves, Bruno F.
author_role author
author2 Vevelua, Paula
Gonçalves, Bruno F.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Nampuio, Alfredo
Vevelua, Paula
Gonçalves, Bruno F.
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos
Ensino bilingue
Escolas primárias
Professores
Tecnologias
topic Alunos
Ensino bilingue
Escolas primárias
Professores
Tecnologias
description O ensino é actualmente desafiado pelas mudanças tecnológicas, que originaram integração dos media, aliando os recursos de vídeo, áudio, animação, texto e outros. Como vem sucedendo mundialmente, também em Moçambique a presença das TIC no ensino é visível, embora o país pareça impermeável as tendências revolucionárias. O ensino bilingue pode ser assimilado usando novas tecnologias, pois os livros didácticos não contemplam as necessidades educacionais. É nesta perspectiva que este estudo se orienta, objectivando elucidar o contributo das TIC no ensino bilingue nas escolas primárias moçambicanas. A pesquisa teve abordagem metodológica de cunho qualitativo e foi norteada por um levantamento bibliográfico. Assim, realizamos uma revisão de literatura a partir de artigos disponíveis nas bases de dados Scientific Electronic Library Online ̧ Revista Científica da UEM, Série: Ciências da Educação, Revista Docentes, Revista Espaço, Revista Intersaberes e Revista Intercâmbio, publicados no período cronológico entre 2015 e 2022, com o intuito de integrar as informações colectadas de autores conceituados nas áreas das TIC e do ensino bilingue. Os resultados demonstraram existência de políticas incentivadoras ao uso das tecnologias na educação, porém, há desafios relacionados a alunos e professores, entre os quais, a falta de acesso à internet e o desconhecimento das partes na utilização dos recursos digitais. Concluímos que entrelaçar as TIC e a educação trará avanços no ensino bilingue e entrosará os alunos, proporcionando aprendizagens de outras técnicas, absorção de valores e sentimento de amizade. Sugerimos que sejam incrementados investimentos nas TIC, começando pela formação de educadores aptos a rever seus métodos de ensino, com vista ao crescimento das práticas educativas bilingues.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-02-19T12:13:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/29527
url http://hdl.handle.net/10198/29527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Nampuio, Alfredo; Vevelua, Paula; Gonçalves, Bruno F. (2023). Utilização das tecnologias digitais no ensino bilingue nas escolas primárias em Moçambique. Revista Electrónica de Investigação e Desenvolvimento. ISSN 2310-0036. 14:2, p. 1-10
2310-0036
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Moçambique
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Moçambique
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137442823929856