O síndrome de burnout em professores do ensino superior: um estudo numa IES do interior do Ceará, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Deive Brito
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7640
Resumo: Nos dias atuais, os professores vivem sob forte pressão das IES, devido a diversos fatores, dentre eles o número de horas trabalhadas, que muitas vezes é extremamente extensa e pela grande quantidade de aluno em sala de aula, contribui para elevar o nível de estresse. A síndrome de Burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio que tem como principal característica o estado de tensão emocional e estresse crônico gerado pelas condições de trabalho. A dissertação fundamenta-se em uma pesquisa bibliográfica e de campo, empreendendo uma análise descritiva, exploratória e quantitativa com dados primários e secundários, cujo principal instrumento de coleta de dados foi o questionário aplicado a 100 professores de uma instituição de ensino superior. Ao final constatou-se que o estresse é uma tentativa de adaptação e não está relacionado apenas ao trabalho, mas ao cotidiano de vida experimentado pelo sujeito. É importante destacar também que todo trabalhador sofre os efeitos do estresse, seja em menor ou maior escala, haja em vista que os fatores estressores estão presentes no cotidiano dos mesmos. Destaca-se que a síndrome de Burnout é um estado de estresse, contudo em um estágio mais crônico.
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