Os Letramentos na Pandemia da COVID-19 e a Recomposição de Aprendizagens dos Estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.30761 |
Resumo: | Este artigo discute sobre letramentos em relação com a alfabetização e sobre a recomposição de aprendizagens de estudantes. Foi desenvolvido com base nas ações do Projeto “Pandemia da COVID-19 e seus impactos na educação básica no Brasil: diagnóstico e proposições interventivas na escola” (Edital CAPES-EPIDEMIAS-2022). Seu objetivo é discutir os resultados da pesquisa de mestrado intitulada “Letramentos em tempos de pandemia: as significações de professoras do município de Mossoró/RN” e os impactos destes para o desenvolvimento de um programa de recomposição das aprendizagens dos estudantes na escola campo da pesquisa. Nesse sentido, tem-se um estudo de caráter qualitativo, do tipo bibliográfico, em que, para a produção dos dados, além da revisão bibliográfica, foi utilizado o procedimento da análise documental. As discussões apontam possibilidades para a organização de um planejamento de práticas metodológicas, pedagógicas e de gestão renovadas como estratégias para a recomposição de aprendizagens de estudantes, podendo contribuir para o enfretamento de impactos causados pela pandemia da COVID-19 no processo de alfabetização e letramentos. |
id |
RCAP_ca63acc891e13dd0b1c70bc8e8dcb103 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/30761 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os Letramentos na Pandemia da COVID-19 e a Recomposição de Aprendizagens dos EstudantesNúmero 64 - Recomposição das Aprendizagens & Renovação de Práticas MetodológicasEste artigo discute sobre letramentos em relação com a alfabetização e sobre a recomposição de aprendizagens de estudantes. Foi desenvolvido com base nas ações do Projeto “Pandemia da COVID-19 e seus impactos na educação básica no Brasil: diagnóstico e proposições interventivas na escola” (Edital CAPES-EPIDEMIAS-2022). Seu objetivo é discutir os resultados da pesquisa de mestrado intitulada “Letramentos em tempos de pandemia: as significações de professoras do município de Mossoró/RN” e os impactos destes para o desenvolvimento de um programa de recomposição das aprendizagens dos estudantes na escola campo da pesquisa. Nesse sentido, tem-se um estudo de caráter qualitativo, do tipo bibliográfico, em que, para a produção dos dados, além da revisão bibliográfica, foi utilizado o procedimento da análise documental. As discussões apontam possibilidades para a organização de um planejamento de práticas metodológicas, pedagógicas e de gestão renovadas como estratégias para a recomposição de aprendizagens de estudantes, podendo contribuir para o enfretamento de impactos causados pela pandemia da COVID-19 no processo de alfabetização e letramentos. This article discusses literacy in relation to student learning and innovation. It was instituted based on the actions of the Project “Covid-19 Pandemic and its impact on basic education in Brazil: proposals for diagnosis and intervention at school” (Edit CAPES-EPIDEMIAS-2022). It aims to discuss the results of the master's research entitled "Literatures in times of pandemic: definitions of teachers in the municipality of Mossoró/RN" and its impact on the development of the program to rescue student learning in the research area. In this sense, it is a qualitative study, of the bibliographic type, where, data generation, in addition to the bibliographic review, the process of literature analysis was used. The discussions point to the possibilities of organizing a program of renewed methods, teaching and management as strategies to innovate student learning, which can contribute to facing the effects of the Covid-19 pandemic on the literacy and learning process.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2023-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.30761por1646-2335Batista Marques, AntôniaGomes da Silva, Tânia TureneMarques Leite, Lucas Súllivaminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-31T13:30:23Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/30761Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:27:53.790757Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os Letramentos na Pandemia da COVID-19 e a Recomposição de Aprendizagens dos Estudantes |
title |
Os Letramentos na Pandemia da COVID-19 e a Recomposição de Aprendizagens dos Estudantes |
spellingShingle |
Os Letramentos na Pandemia da COVID-19 e a Recomposição de Aprendizagens dos Estudantes Batista Marques, Antônia Número 64 - Recomposição das Aprendizagens & Renovação de Práticas Metodológicas |
title_short |
Os Letramentos na Pandemia da COVID-19 e a Recomposição de Aprendizagens dos Estudantes |
title_full |
Os Letramentos na Pandemia da COVID-19 e a Recomposição de Aprendizagens dos Estudantes |
title_fullStr |
Os Letramentos na Pandemia da COVID-19 e a Recomposição de Aprendizagens dos Estudantes |
title_full_unstemmed |
Os Letramentos na Pandemia da COVID-19 e a Recomposição de Aprendizagens dos Estudantes |
title_sort |
Os Letramentos na Pandemia da COVID-19 e a Recomposição de Aprendizagens dos Estudantes |
author |
Batista Marques, Antônia |
author_facet |
Batista Marques, Antônia Gomes da Silva, Tânia Turene Marques Leite, Lucas Súllivam |
author_role |
author |
author2 |
Gomes da Silva, Tânia Turene Marques Leite, Lucas Súllivam |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista Marques, Antônia Gomes da Silva, Tânia Turene Marques Leite, Lucas Súllivam |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Número 64 - Recomposição das Aprendizagens & Renovação de Práticas Metodológicas |
topic |
Número 64 - Recomposição das Aprendizagens & Renovação de Práticas Metodológicas |
description |
Este artigo discute sobre letramentos em relação com a alfabetização e sobre a recomposição de aprendizagens de estudantes. Foi desenvolvido com base nas ações do Projeto “Pandemia da COVID-19 e seus impactos na educação básica no Brasil: diagnóstico e proposições interventivas na escola” (Edital CAPES-EPIDEMIAS-2022). Seu objetivo é discutir os resultados da pesquisa de mestrado intitulada “Letramentos em tempos de pandemia: as significações de professoras do município de Mossoró/RN” e os impactos destes para o desenvolvimento de um programa de recomposição das aprendizagens dos estudantes na escola campo da pesquisa. Nesse sentido, tem-se um estudo de caráter qualitativo, do tipo bibliográfico, em que, para a produção dos dados, além da revisão bibliográfica, foi utilizado o procedimento da análise documental. As discussões apontam possibilidades para a organização de um planejamento de práticas metodológicas, pedagógicas e de gestão renovadas como estratégias para a recomposição de aprendizagens de estudantes, podendo contribuir para o enfretamento de impactos causados pela pandemia da COVID-19 no processo de alfabetização e letramentos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.30761 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.30761 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133546486431744 |