e-Business: estratégias e modelos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romão, Flávio Alexandre Costa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/2657
Resumo: Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Estatística e Gestão de Informação
id RCAP_c314be359704bffb7fec04bbbea0307c
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/2657
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling e-Business: estratégias e modelosModelos de NegócioEstratégiae-BusinessFrameworke-SMAStrategyBusiness ModelsDissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Estatística e Gestão de InformaçãoNum contexto organizacional em permanente mudança e na contínua busca de melhorias competitivas existe um termo que ganha cada vez mais relevância, o “e-Business”. Este conceito surge da evolução tecnológica e da sua aplicação às organizações. A vertente electrónica do negócio tem vindo a ser alvo de diversas evoluções nas últimas décadas. Existem hoje organizações completamente electrónicas, no entanto, mesmo as que não o são totalmente têm hoje, quase sempre, nos seus modelos, componentes que o são. É neste contexto que se torna relevante ter uma forma de analisar e avaliar as opções tomadas, a nível de planeamento e de arquitectura, que se enquadre com as particularidades do e- Business. Esta dissertação visa contribuir para suprimir essa necessidade sendo, para esse efeito, proposta uma framework, a e-SMA (Electronic Strategic Model Analysis). A framework proposta, a e-SMA, visa apoiar a análise e avaliação de modelos de negócio num contexto electrónico, para o fazer foca factores quer externos, quer internos à organização. Os externos são relevantes por questões de contexto, sendo essenciais ao planeamento estratégico da organização. Por seu lado, os factores internos são essenciais, pois só assim se pode caracterizar o que existe na organização. Permitir a optimização dos modelos de negócio, de forma alinhada entre a estratégia e os modelos, é um objectivo que a framework proposta visa ajudar a alcançar. Entende-se que o uso da e-SMA poderá potenciar o alinhamento estratégico organizacional ao mesmo tempo que permite optimizar os modelos de negócio.Neto, Miguel de Castro Simões FerreiraRUNRomão, Flávio Alexandre Costa2010-02-22T20:19:55Z2010-02-182010-02-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/2657porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:32:56Zoai:run.unl.pt:10362/2657Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:15:15.680724Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv e-Business: estratégias e modelos
title e-Business: estratégias e modelos
spellingShingle e-Business: estratégias e modelos
Romão, Flávio Alexandre Costa
Modelos de Negócio
Estratégia
e-Business
Framework
e-SMA
Strategy
Business Models
title_short e-Business: estratégias e modelos
title_full e-Business: estratégias e modelos
title_fullStr e-Business: estratégias e modelos
title_full_unstemmed e-Business: estratégias e modelos
title_sort e-Business: estratégias e modelos
author Romão, Flávio Alexandre Costa
author_facet Romão, Flávio Alexandre Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neto, Miguel de Castro Simões Ferreira
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Romão, Flávio Alexandre Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Modelos de Negócio
Estratégia
e-Business
Framework
e-SMA
Strategy
Business Models
topic Modelos de Negócio
Estratégia
e-Business
Framework
e-SMA
Strategy
Business Models
description Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Estatística e Gestão de Informação
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-22T20:19:55Z
2010-02-18
2010-02-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/2657
url http://hdl.handle.net/10362/2657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137803869618176