e-Business: estratégias e modelos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/2657 |
Resumo: | Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Estatística e Gestão de Informação |
id |
RCAP_c314be359704bffb7fec04bbbea0307c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/2657 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
e-Business: estratégias e modelosModelos de NegócioEstratégiae-BusinessFrameworke-SMAStrategyBusiness ModelsDissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Estatística e Gestão de InformaçãoNum contexto organizacional em permanente mudança e na contínua busca de melhorias competitivas existe um termo que ganha cada vez mais relevância, o “e-Business”. Este conceito surge da evolução tecnológica e da sua aplicação às organizações. A vertente electrónica do negócio tem vindo a ser alvo de diversas evoluções nas últimas décadas. Existem hoje organizações completamente electrónicas, no entanto, mesmo as que não o são totalmente têm hoje, quase sempre, nos seus modelos, componentes que o são. É neste contexto que se torna relevante ter uma forma de analisar e avaliar as opções tomadas, a nível de planeamento e de arquitectura, que se enquadre com as particularidades do e- Business. Esta dissertação visa contribuir para suprimir essa necessidade sendo, para esse efeito, proposta uma framework, a e-SMA (Electronic Strategic Model Analysis). A framework proposta, a e-SMA, visa apoiar a análise e avaliação de modelos de negócio num contexto electrónico, para o fazer foca factores quer externos, quer internos à organização. Os externos são relevantes por questões de contexto, sendo essenciais ao planeamento estratégico da organização. Por seu lado, os factores internos são essenciais, pois só assim se pode caracterizar o que existe na organização. Permitir a optimização dos modelos de negócio, de forma alinhada entre a estratégia e os modelos, é um objectivo que a framework proposta visa ajudar a alcançar. Entende-se que o uso da e-SMA poderá potenciar o alinhamento estratégico organizacional ao mesmo tempo que permite optimizar os modelos de negócio.Neto, Miguel de Castro Simões FerreiraRUNRomão, Flávio Alexandre Costa2010-02-22T20:19:55Z2010-02-182010-02-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/2657porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:32:56Zoai:run.unl.pt:10362/2657Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:15:15.680724Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
e-Business: estratégias e modelos |
title |
e-Business: estratégias e modelos |
spellingShingle |
e-Business: estratégias e modelos Romão, Flávio Alexandre Costa Modelos de Negócio Estratégia e-Business Framework e-SMA Strategy Business Models |
title_short |
e-Business: estratégias e modelos |
title_full |
e-Business: estratégias e modelos |
title_fullStr |
e-Business: estratégias e modelos |
title_full_unstemmed |
e-Business: estratégias e modelos |
title_sort |
e-Business: estratégias e modelos |
author |
Romão, Flávio Alexandre Costa |
author_facet |
Romão, Flávio Alexandre Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Neto, Miguel de Castro Simões Ferreira RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Romão, Flávio Alexandre Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelos de Negócio Estratégia e-Business Framework e-SMA Strategy Business Models |
topic |
Modelos de Negócio Estratégia e-Business Framework e-SMA Strategy Business Models |
description |
Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Estatística e Gestão de Informação |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-02-22T20:19:55Z 2010-02-18 2010-02-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/2657 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/2657 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137803869618176 |