Projeto : da ideia à prática - Desenvolvimento de um projeto pedagógico no âmbito da disciplina de educação visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/54001 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
id |
RCAP_c31824316c4a1f612f9aa9a7455fe41f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/54001 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Projeto : da ideia à prática - Desenvolvimento de um projeto pedagógico no âmbito da disciplina de educação visualEducação visualProjecto pedagógicoPráticas artísticasCultura visualImaginaçãoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021O relatório que se apresenta foi realizado no contexto do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º ciclo e Secundário, e engloba as informações e investigações que concernem a intervenção didática desenvolvida na Escola Secundária José Gomes Ferreira (Lisboa), na disciplina de Educação Visual, numa turma do 9.º ano. Com base na análise do contexto educativo, escolar e curricular, bem como nas teorias da psicologia da educação, da prática artística e das suas pedagogias especificas, foi criado este projeto pedagógico que visa uma abordagem transdisciplinar na busca de quebrar paradigmas educativos e abrindo espaço para a complementaridade das áreas artísticas como meio de impulsionar a aprendizagem. Este conjunto de unidades didáticas intitula-se “Projeto: da Ideia à Prática” e surge da necessidade de investigar e compreender as potencialidades da inter-relação entre vários domínios artísticos - no desenvolvimento das capacidades intelectuais, criativas, pragmáticas e manuais - na formação dos alunos. Este projeto foi desenvolvido de acordo com diversos objetivos. Em primeiro lugar, pretendeu-se que os alunos aprimorassem a articulação entre o pensamento abstrato e o trabalho manual concreto, assim como aprendessem a desenvolver um projeto com sentido de direção – dominando várias técnicas conexas. Já num plano mais objetivo, pretendeu-se que os alunos aprendessem várias tipologias de desenho (esquiço, projeção ortogonal, axonometria e desenho de observação) e metodologias escultóricas (desbaste e modelação). Nesta ordem, foi também explorado o universo da visão, da Cultura Visual, da crítica e da técnica. No que concerne às estratégias, pode-se adiantar que o trabalho foi sequencial, começando pela escolha de uma “ideia” (de uma personagem/objeto), que foi esboçada, mais tarde, passada a desenho técnico de modo a produzir duas esculturas que serviram de modelo ao desenho de observação. Todos os projetos individuais foram registados e compilados num portefólio denominado de “Caderno de Análise”. Os resultados obtidos foram muito interessantes, corroborando algumas das hipóteses previamente inumeradas.The report that is presented was conducted in the context of Master’s Degree in Teaching of Visual Arts in 3rd cycle and high school, and encompasses the information and research concerning the didactic intervention developed at the José Gomes Ferreira Secondary School (Lisbon), in the Visual Education subject attended by a 9th grade class. Based on educational, school and curricular’s analysis – as well as on educational psychology’s theories, and artistic practices – this pedagogical project was created in order to break education’s paradigms and make room for the complementarity of artistic areas as means of boosting meaningful learning through a transdisciplinary approach. This set of teaching units is entitled “Project: from Idea to Practice” and arises from the need to investigate and understand the potentialities of the interrelation between various artistic domains – in intellectual, creative, pragmatic and manual skills development – in students’ education. This project was developed according to several objectives. In the first place, it was intended for the students to improve their articulation between abstract thinking and concrete manual work, as well as to learn how to develop a project with a sense of direction – mastering several related techniques. On a more objective level, it was intended that the students would learn various types of drawing (sketch, orthogonal projection, axonometry and observation drawing) and sculptural methodologies (thinning and shaping). In this order, the universe of vision, Visual Culture, critique and technique were also explored. Regarding strategies, it can be said that the work was sequential, starting with the choice of an “idea” (of a character/object), which was later sketched and passed to technical drawing in order to produce two sculptures that served as models for the observation drawing. All individual projects were recorded and compiled in a portfolio called the “Analysis Notebook”. The obtained results were very interesting, corroborating some of the previously mentioned hypotheses.Costa, Henrique Antunes Prata Dias da, 1978-Repositório da Universidade de LisboaSaraiva, Romano Rodrigues2022-08-02T09:13:07Z20212021-11-302021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/54001porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:00:21Zoai:repositorio.ul.pt:10451/54001Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:59.313523Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto : da ideia à prática - Desenvolvimento de um projeto pedagógico no âmbito da disciplina de educação visual |
title |
Projeto : da ideia à prática - Desenvolvimento de um projeto pedagógico no âmbito da disciplina de educação visual |
spellingShingle |
Projeto : da ideia à prática - Desenvolvimento de um projeto pedagógico no âmbito da disciplina de educação visual Saraiva, Romano Rodrigues Educação visual Projecto pedagógico Práticas artísticas Cultura visual Imaginação Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Projeto : da ideia à prática - Desenvolvimento de um projeto pedagógico no âmbito da disciplina de educação visual |
title_full |
Projeto : da ideia à prática - Desenvolvimento de um projeto pedagógico no âmbito da disciplina de educação visual |
title_fullStr |
Projeto : da ideia à prática - Desenvolvimento de um projeto pedagógico no âmbito da disciplina de educação visual |
title_full_unstemmed |
Projeto : da ideia à prática - Desenvolvimento de um projeto pedagógico no âmbito da disciplina de educação visual |
title_sort |
Projeto : da ideia à prática - Desenvolvimento de um projeto pedagógico no âmbito da disciplina de educação visual |
author |
Saraiva, Romano Rodrigues |
author_facet |
Saraiva, Romano Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Henrique Antunes Prata Dias da, 1978- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saraiva, Romano Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação visual Projecto pedagógico Práticas artísticas Cultura visual Imaginação Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação visual Projecto pedagógico Práticas artísticas Cultura visual Imaginação Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-11-30 2021-01-01T00:00:00Z 2022-08-02T09:13:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/54001 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/54001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134601403170816 |