O pensamento visual na relação entre imagem e texto : projeto e experimentação criativa na disciplina de Desenho A

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meneses, Ana Teresa de Almeida do Espírito Santo, 1971-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/36534
Resumo: Relatório de prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
id RCAP_f04fa629ab8b403ec463f7a8d7ad0f08
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/36534
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O pensamento visual na relação entre imagem e texto : projeto e experimentação criativa na disciplina de Desenho APoesia visualProjectoProcesso criativoExperimentaçãoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018O relatório da Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais, dá conta da investigação-ação realizada durante o ano letivo de 2017-18 na Escola Secundária Rainha Dona Leonor, com uma turma do 11º ano do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais, na disciplina de Desenho A. A unidade de trabalho adota a metodologia de projeto, reforçando a importância da experimentação no processo criativo. Como tema, foi escolhida a articulação entre palavra e imagem como processo de transformação gráfica., tendo a poesia visual e a obra de Ana Hatherly como ponto de partida. Após uma revisão da literatura sobre o processo criativo e metodologia projetual, foi encontrado um modelo adequado à planificação da atividade. Desta forma, a unidade de trabalho articula-se em seis fases: definição do problema; investigação; experimentação; avaliação da experimentação – ideia; desenvolvimento da ideia – concretização; avaliação. A descrição e comentário das atividades propostas na PES segue a mesma estrutura. O relatório descreve também a investigação sobre imagemtexto que deu origem à construção de um recurso didático, cujas opções são comentadas e contextualizadas. No contexto da proposta pedagógica, os alunos realizaram dois exercícios de experimentação – caligrafia e tipografia – com o objetivo de desenvolver ideias para a peça final – com meios e materiais à escolha –, a instalar na exposição que encerrou a atividade. O processo de trabalho dos alunos constituiu o portfólio da atividade (avaliação sumativa). Para além deste, a avaliação considerou os exercícios e o trabalho final (avaliação sumativa).The report on the Supervised Teaching Practice (STP), within the scope of the Masters course in Visual Arts Teaching, provides an account on the action-research carried out during the 2017-18 school year at Rainha Dona Leonor Secondary School, with an 11th grade class, in the discipline of Drawing A, from the Scientific- Humanistic Course on Visual Arts. The unit of work adopts a project methodology, reinforcing the importance of experimentation in the creative process. The articulation between word and image as a process of graphical transformation was the theme adopted, starting from visual poetry and Ana Hatherly's work. After literature review on the creative process and design methodology, a suitable model was found to plan the action. In this way, the unit of work is articulated through six stages: defining the problem; research; experimentation; evaluation of the experimentation - idea; development of the idea - concretization; evaluation. The description and commentary on the activities proposed in the STP follow the same structure. The report also describes the research on imagetext, that gave rise to the development of a didactic resource, which options are commented and framed. In the pedagogical proposal's context, the students performed two exercises of experimentation ‒ calligraphy and typography ‒ towards the objective of developing ideas for the final piece ‒ with media and materials of their choice ‒ to be installed in the exhibition that finalized the activity. The work process of the students constituted the portfolio of the activity (formative assessment). In addition to this, the evaluation took under consideration the exercises and the final work (summative assessment).Cabeleira, Helena dos Reis, 1978-Repositório da Universidade de LisboaMeneses, Ana Teresa de Almeida do Espírito Santo, 1971-2019-01-18T12:06:53Z20182018-10-042018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/36534TID:202193675porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:33:15Zoai:repositorio.ul.pt:10451/36534Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:50:49.222405Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O pensamento visual na relação entre imagem e texto : projeto e experimentação criativa na disciplina de Desenho A
title O pensamento visual na relação entre imagem e texto : projeto e experimentação criativa na disciplina de Desenho A
spellingShingle O pensamento visual na relação entre imagem e texto : projeto e experimentação criativa na disciplina de Desenho A
Meneses, Ana Teresa de Almeida do Espírito Santo, 1971-
Poesia visual
Projecto
Processo criativo
Experimentação
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O pensamento visual na relação entre imagem e texto : projeto e experimentação criativa na disciplina de Desenho A
title_full O pensamento visual na relação entre imagem e texto : projeto e experimentação criativa na disciplina de Desenho A
title_fullStr O pensamento visual na relação entre imagem e texto : projeto e experimentação criativa na disciplina de Desenho A
title_full_unstemmed O pensamento visual na relação entre imagem e texto : projeto e experimentação criativa na disciplina de Desenho A
title_sort O pensamento visual na relação entre imagem e texto : projeto e experimentação criativa na disciplina de Desenho A
author Meneses, Ana Teresa de Almeida do Espírito Santo, 1971-
author_facet Meneses, Ana Teresa de Almeida do Espírito Santo, 1971-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabeleira, Helena dos Reis, 1978-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Meneses, Ana Teresa de Almeida do Espírito Santo, 1971-
dc.subject.por.fl_str_mv Poesia visual
Projecto
Processo criativo
Experimentação
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Poesia visual
Projecto
Processo criativo
Experimentação
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-10-04
2018-01-01T00:00:00Z
2019-01-18T12:06:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/36534
TID:202193675
url http://hdl.handle.net/10451/36534
identifier_str_mv TID:202193675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134442789273600