Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino da Fisioterapia em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/41417 |
Resumo: | OBJECTIVO: Este estudo visa o levantamento da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino da Fisioterapia em Portugal, nomeadamente a caracterização da utilização das TIC, por parte das Instituições que leccionam o Curso de Fisioterapia, assim como pelos professores e alunos de Fisioterapia. RELEVÂNCIA: A European Region of the World Confederation for Physical Therapy refere no seu documento European Benchmark Statement que o Fisioterapeuta deve ter competências na área das TIC, de forma a ser capaz de procurar a evidência necessária para validar a sua intervenção, bem como para gerir os dados e registos criados na sua prática clínica. Assim essas competências deveriam ser desenvolvidas durante a sua formação base, assim como os professores deveriam estar aptos a introduzir as TIC no seu processo pedagógico, não descurando o contexto institucional onde este processo está inserido. AMOSTRA: Da população, com um total de 16 instituições que leccionaram o Curso de Fisioterapia no ano lectivo de 2003/2004, foi retirada a amostra de professores e alunos. MATERIAL E MÉTODOS: Foi criado um questionário que foi validado por um painel de experts e por um pré-teste. Este questionário estava subdividido em 6 dimensões (caracterização da amostra, caracterização do equipamento, caracterização da utilização, atitudes e conhecimentos, barreiras e necessidades). ANÁLISE ESTATÍSTICA: Utilizaram-se, principalmente, os procedimentos relacionados com a estatística descritiva. RESULTADOS: Relativamente à acessibilidade na instituição, 98% dos professores e dos alunos referem ter acesso a computador com ligação à Internet. Quando inquiridos se utilizavam o computador para actividades académicas, 99% dos professores e alunos responderam afirmativamente, dos quais 35 % dos professores utilizam-no durante mais de 10 horas por semana e 28% de 5 a 10 horas, relativamente aos alunos a percentagem de utilização semanal é 42,6% de 0 a 3 horas e 36,7% 3 a 5 horas. Ainda 81% dos professores e 57,4% dos alunos respondentes referiram total concordância relativamente à importância da utilização das TIC no contexto escolar. Apesar de 84% dos professores indicarem ter conhecimentos na área das TIC, quase 51% nomeiam a falta de formação específica para integração/utilização das TIC como a principal barreira na utilização, logo seguido da inexistência de estratégias organizativas que facilitem a integração das TIC no ensino/aprendizagem (44%). CONCLUSÕES: Através da análise dos resultados deste estudo, constatou-se que, apesar da boa acessibilidade ao conjunto das TIC, no contexto institucional e domiciliário dos alunos e professores, existe uma reduzida utilização em contexto educativo, explicado pela falta de formação específica nesta área. Parece-nos então haver a necessidade de criação de programas e projectos institucionais que promovam a utilização das TIC, investindo na formação dos Professores e através da integração dessas competências no currículo de Fisioterapia. |
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