Análise de um projeto pedagógico em uma perspectiva semiótica e dialógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Alba Cristhiane
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1846
Resumo: O presente artigo objetiva discutir as potencialidades de um roteiro de análise de documentos em uma perspectiva semiótica e dialógica. Trata-se de uma metodologia em construção, que compõe um estudo maior que tem como objetivo geral compreender as possibilidades que um Programa Alternativo de Licenciatura gera para o desenvolvimento pessoal e profissional de professores em exercício na educação básica. Neste artigo apresentaremos uma discussão sobre o procedimento de análise documental, com a intenção de investigar os significados presentes em um documento e identificar as várias vozes sociais que o atravessam. Em nossa perspectiva, o documento é percebido como um potente mediador semiótico que participa ativamente da construção de significados que vão nortear práticas sociais e processos de desenvolvimento humano. Discutimos o procedimento de análise documental tomando por base uma perspectiva semiótica, apoiada na psicologia histórico-cultural, e uma perspectiva dialógica da linguagem. Em seguida, apresentamos o roteiro de análise de documentos que desenvolvemos e finalizamos a discussão apresentando um exemplo de análise documental semiótica e dialógica, com base no Projeto Pedagógico que é objeto de nosso estudo maior. Os procedimentos adotados propiciaram uma maior compreensão do fenômeno em estudo e contribuíram para aprofundar a discussão acerca da metodologia de análise de documentos como estratégia para a compreensão dos processos de desenvolvimento humano.
id RCAP_c3343f586e27854a585036ce6aead548
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1846
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise de um projeto pedagógico em uma perspectiva semiótica e dialógicaEDUCAÇÃOENSINOFORMAÇÃO DE PROFESSORESANÁLISE DOCUMENTALEDUCATIONTEACHINGTEACHERS EDUCATIONDOCUMENTARY ANALYSISO presente artigo objetiva discutir as potencialidades de um roteiro de análise de documentos em uma perspectiva semiótica e dialógica. Trata-se de uma metodologia em construção, que compõe um estudo maior que tem como objetivo geral compreender as possibilidades que um Programa Alternativo de Licenciatura gera para o desenvolvimento pessoal e profissional de professores em exercício na educação básica. Neste artigo apresentaremos uma discussão sobre o procedimento de análise documental, com a intenção de investigar os significados presentes em um documento e identificar as várias vozes sociais que o atravessam. Em nossa perspectiva, o documento é percebido como um potente mediador semiótico que participa ativamente da construção de significados que vão nortear práticas sociais e processos de desenvolvimento humano. Discutimos o procedimento de análise documental tomando por base uma perspectiva semiótica, apoiada na psicologia histórico-cultural, e uma perspectiva dialógica da linguagem. Em seguida, apresentamos o roteiro de análise de documentos que desenvolvemos e finalizamos a discussão apresentando um exemplo de análise documental semiótica e dialógica, com base no Projeto Pedagógico que é objeto de nosso estudo maior. Os procedimentos adotados propiciaram uma maior compreensão do fenômeno em estudo e contribuíram para aprofundar a discussão acerca da metodologia de análise de documentos como estratégia para a compreensão dos processos de desenvolvimento humano.This paper intends to discuss the potentialities of a document analysis guide in a semiotic and dialogical approach. This methodology is being built and it is part of a broader study which the general target is to understand how an Alternative Graduation Program generates possibilities of personal and professional growth for those teachers who work in the basic educational program. In this paper we present a discussion about the proceeding of a documental analysis which intends to investigate the present meanings in a document and to identify the several social voices that go through it. In this approach the document is seen as a powerful semiotic mediator which actively participates in the building up of meanings that are going to direct the social practices and the human development processes. The proceeding of the document analysis is discussed taking a semiotic approach as base granted by the historic-cultural psychology and by the dialogical approach of the speech. Next we present the document analysis guide we built up and we end the discussion presenting an example of a semiotic and dialogical documental analysis based on the Pedagogical Project which is the object of our broader study. The proceedings adopted granted us a deeper understanding of the phenomenon in focus and contributed to deepen the discussion about the methodology of the document analysis as a strategy to the understanding of the human development processes.Edições Universitárias Lusófonas2012-03-15T20:58:20Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1846por1646-401XSantana, Alba CristhianeOliveira, Maria Cláudia Santos Lopes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-08T01:32:13Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1846Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:41:33.393206Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise de um projeto pedagógico em uma perspectiva semiótica e dialógica
title Análise de um projeto pedagógico em uma perspectiva semiótica e dialógica
spellingShingle Análise de um projeto pedagógico em uma perspectiva semiótica e dialógica
Santana, Alba Cristhiane
EDUCAÇÃO
ENSINO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ANÁLISE DOCUMENTAL
EDUCATION
TEACHING
TEACHERS EDUCATION
DOCUMENTARY ANALYSIS
title_short Análise de um projeto pedagógico em uma perspectiva semiótica e dialógica
title_full Análise de um projeto pedagógico em uma perspectiva semiótica e dialógica
title_fullStr Análise de um projeto pedagógico em uma perspectiva semiótica e dialógica
title_full_unstemmed Análise de um projeto pedagógico em uma perspectiva semiótica e dialógica
title_sort Análise de um projeto pedagógico em uma perspectiva semiótica e dialógica
author Santana, Alba Cristhiane
author_facet Santana, Alba Cristhiane
Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de
author_role author
author2 Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Alba Cristhiane
Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
ENSINO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ANÁLISE DOCUMENTAL
EDUCATION
TEACHING
TEACHERS EDUCATION
DOCUMENTARY ANALYSIS
topic EDUCAÇÃO
ENSINO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ANÁLISE DOCUMENTAL
EDUCATION
TEACHING
TEACHERS EDUCATION
DOCUMENTARY ANALYSIS
description O presente artigo objetiva discutir as potencialidades de um roteiro de análise de documentos em uma perspectiva semiótica e dialógica. Trata-se de uma metodologia em construção, que compõe um estudo maior que tem como objetivo geral compreender as possibilidades que um Programa Alternativo de Licenciatura gera para o desenvolvimento pessoal e profissional de professores em exercício na educação básica. Neste artigo apresentaremos uma discussão sobre o procedimento de análise documental, com a intenção de investigar os significados presentes em um documento e identificar as várias vozes sociais que o atravessam. Em nossa perspectiva, o documento é percebido como um potente mediador semiótico que participa ativamente da construção de significados que vão nortear práticas sociais e processos de desenvolvimento humano. Discutimos o procedimento de análise documental tomando por base uma perspectiva semiótica, apoiada na psicologia histórico-cultural, e uma perspectiva dialógica da linguagem. Em seguida, apresentamos o roteiro de análise de documentos que desenvolvemos e finalizamos a discussão apresentando um exemplo de análise documental semiótica e dialógica, com base no Projeto Pedagógico que é objeto de nosso estudo maior. Os procedimentos adotados propiciaram uma maior compreensão do fenômeno em estudo e contribuíram para aprofundar a discussão acerca da metodologia de análise de documentos como estratégia para a compreensão dos processos de desenvolvimento humano.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2012-03-15T20:58:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1846
url http://hdl.handle.net/10437/1846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136318666571776