Influência de variáveis pessoais e do contexto no desenvolvimento de projetos futuros em jovens pertencentes a grupos de risco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galo-Louro, Joana Raquel Monteiro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/15344
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014
id RCAP_c335a9dff8ba678aca66e27b1cbb9933
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/15344
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influência de variáveis pessoais e do contexto no desenvolvimento de projetos futuros em jovens pertencentes a grupos de riscoDesenvolvimento da carreiraGrupos de riscoAvaliação psicológicaTeses de mestrado - 2014Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014A presente dissertação insere-se no âmbito do estudo do desenvolvimento de carreira de jovens pertencentes a grupos de risco e tem como objetivo geral analisar a influência de variáveis contextuais e individuais no desenvolvimento de carreira. Mais especificamente, o estudo pretende analisar a perceção dos jovens em relação aos diferentes fatores que exercem influência no seu desenvolvimento de carreira, a sua relação com a perspetiva temporal e os projetos académicos e profissionais que apresentam. O estudo testa ainda a influência destas e de outras variáveis, tais como o tipo de curso frequentado, a naturalidade, a escolaridade dos pais, as notas escolares e a auto-apreciação académica, no tipo de projetos futuros dos jovens. Participaram no estudo 183 alunos, do 9º ano e do 12º ano de escolaridade, de duas escolas públicas portuguesas integradas na rede de escolas de intervenção prioritária. Os participantes responderam a três medidas de avaliação psicológica: o Inventário de Influências na Carreira (CII) adaptado para português no presente estudo, o Inventário de Perspetiva Temporal e o Questionário sobre Projetos Futuros. Os resultados mostram uma associação positiva entre a perceção dos jovens em relação aos fatores do CII (influência dos professores, influência dos pais e a auto-eficácia) e a perspetiva temporal de futuro. A análise de regressão múltipla revela que os alunos que frequentam o ensino regular e que são naturais de Portugal, são também os que tendem a ter projetos mais ambiciosos para o seu futuro académico; nesta análise evidenciaram-se ainda algumas diferenças significativas entre os dois anos de escolaridade.This dissertation falls within the scope of the study of the career development of young people belonging to risk groups, with the overall aim of analyzing the influence of contextual and individual variables in career development. Specifically, the study aims to analyze the perception of students of the different factors that influence their career development and its relationship with time perspective, academic and professional projects. The study also tests the influence of these and other variables, such as the type of course they attend, nationality, parental education, school grades and academic self-assessment on the type of the future projects. This study included the participation of 183 students from the 9th grade and 12th grade of two Portuguese public schools integrated in the priority intervention’s schools network. The following instruments were applied: the Inventário de Influências na Carreira (CII) adapted to Portuguese in this study, the Inventário de Perspetiva Temporal and the Questionário sobre Projetos Futuros. The results show a positive association between the perception of young people in relation to factors of CII (teachers influence, parental influence and self-efficacy) and future time perspective. The multiple regression analysis shows that students who attend regular education and have Portuguese nationality are also the ones who aspire to pursue a college degree level; in this analysis, significant differences between the two years were observed.Janeiro, Isabel Nunes, 1960-Repositório da Universidade de LisboaGalo-Louro, Joana Raquel Monteiro2014-11-26T14:13:49Z20142014-07-072014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/15344TID:201207885porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:01:54Zoai:repositorio.ul.pt:10451/15344Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:36:50.125783Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influência de variáveis pessoais e do contexto no desenvolvimento de projetos futuros em jovens pertencentes a grupos de risco
title Influência de variáveis pessoais e do contexto no desenvolvimento de projetos futuros em jovens pertencentes a grupos de risco
spellingShingle Influência de variáveis pessoais e do contexto no desenvolvimento de projetos futuros em jovens pertencentes a grupos de risco
Galo-Louro, Joana Raquel Monteiro
Desenvolvimento da carreira
Grupos de risco
Avaliação psicológica
Teses de mestrado - 2014
title_short Influência de variáveis pessoais e do contexto no desenvolvimento de projetos futuros em jovens pertencentes a grupos de risco
title_full Influência de variáveis pessoais e do contexto no desenvolvimento de projetos futuros em jovens pertencentes a grupos de risco
title_fullStr Influência de variáveis pessoais e do contexto no desenvolvimento de projetos futuros em jovens pertencentes a grupos de risco
title_full_unstemmed Influência de variáveis pessoais e do contexto no desenvolvimento de projetos futuros em jovens pertencentes a grupos de risco
title_sort Influência de variáveis pessoais e do contexto no desenvolvimento de projetos futuros em jovens pertencentes a grupos de risco
author Galo-Louro, Joana Raquel Monteiro
author_facet Galo-Louro, Joana Raquel Monteiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Janeiro, Isabel Nunes, 1960-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Galo-Louro, Joana Raquel Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento da carreira
Grupos de risco
Avaliação psicológica
Teses de mestrado - 2014
topic Desenvolvimento da carreira
Grupos de risco
Avaliação psicológica
Teses de mestrado - 2014
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-26T14:13:49Z
2014
2014-07-07
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/15344
TID:201207885
url http://hdl.handle.net/10451/15344
identifier_str_mv TID:201207885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134264879480832