Influência de variáveis pessoais e do contexto no desenvolvimento de projetos futuros em jovens pertencentes a grupos de risco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/15344 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014 |
id |
RCAP_c335a9dff8ba678aca66e27b1cbb9933 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/15344 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Influência de variáveis pessoais e do contexto no desenvolvimento de projetos futuros em jovens pertencentes a grupos de riscoDesenvolvimento da carreiraGrupos de riscoAvaliação psicológicaTeses de mestrado - 2014Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014A presente dissertação insere-se no âmbito do estudo do desenvolvimento de carreira de jovens pertencentes a grupos de risco e tem como objetivo geral analisar a influência de variáveis contextuais e individuais no desenvolvimento de carreira. Mais especificamente, o estudo pretende analisar a perceção dos jovens em relação aos diferentes fatores que exercem influência no seu desenvolvimento de carreira, a sua relação com a perspetiva temporal e os projetos académicos e profissionais que apresentam. O estudo testa ainda a influência destas e de outras variáveis, tais como o tipo de curso frequentado, a naturalidade, a escolaridade dos pais, as notas escolares e a auto-apreciação académica, no tipo de projetos futuros dos jovens. Participaram no estudo 183 alunos, do 9º ano e do 12º ano de escolaridade, de duas escolas públicas portuguesas integradas na rede de escolas de intervenção prioritária. Os participantes responderam a três medidas de avaliação psicológica: o Inventário de Influências na Carreira (CII) adaptado para português no presente estudo, o Inventário de Perspetiva Temporal e o Questionário sobre Projetos Futuros. Os resultados mostram uma associação positiva entre a perceção dos jovens em relação aos fatores do CII (influência dos professores, influência dos pais e a auto-eficácia) e a perspetiva temporal de futuro. A análise de regressão múltipla revela que os alunos que frequentam o ensino regular e que são naturais de Portugal, são também os que tendem a ter projetos mais ambiciosos para o seu futuro académico; nesta análise evidenciaram-se ainda algumas diferenças significativas entre os dois anos de escolaridade.This dissertation falls within the scope of the study of the career development of young people belonging to risk groups, with the overall aim of analyzing the influence of contextual and individual variables in career development. Specifically, the study aims to analyze the perception of students of the different factors that influence their career development and its relationship with time perspective, academic and professional projects. The study also tests the influence of these and other variables, such as the type of course they attend, nationality, parental education, school grades and academic self-assessment on the type of the future projects. This study included the participation of 183 students from the 9th grade and 12th grade of two Portuguese public schools integrated in the priority intervention’s schools network. The following instruments were applied: the Inventário de Influências na Carreira (CII) adapted to Portuguese in this study, the Inventário de Perspetiva Temporal and the Questionário sobre Projetos Futuros. The results show a positive association between the perception of young people in relation to factors of CII (teachers influence, parental influence and self-efficacy) and future time perspective. The multiple regression analysis shows that students who attend regular education and have Portuguese nationality are also the ones who aspire to pursue a college degree level; in this analysis, significant differences between the two years were observed.Janeiro, Isabel Nunes, 1960-Repositório da Universidade de LisboaGalo-Louro, Joana Raquel Monteiro2014-11-26T14:13:49Z20142014-07-072014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/15344TID:201207885porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:01:54Zoai:repositorio.ul.pt:10451/15344Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:36:50.125783Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influência de variáveis pessoais e do contexto no desenvolvimento de projetos futuros em jovens pertencentes a grupos de risco |
title |
Influência de variáveis pessoais e do contexto no desenvolvimento de projetos futuros em jovens pertencentes a grupos de risco |
spellingShingle |
Influência de variáveis pessoais e do contexto no desenvolvimento de projetos futuros em jovens pertencentes a grupos de risco Galo-Louro, Joana Raquel Monteiro Desenvolvimento da carreira Grupos de risco Avaliação psicológica Teses de mestrado - 2014 |
title_short |
Influência de variáveis pessoais e do contexto no desenvolvimento de projetos futuros em jovens pertencentes a grupos de risco |
title_full |
Influência de variáveis pessoais e do contexto no desenvolvimento de projetos futuros em jovens pertencentes a grupos de risco |
title_fullStr |
Influência de variáveis pessoais e do contexto no desenvolvimento de projetos futuros em jovens pertencentes a grupos de risco |
title_full_unstemmed |
Influência de variáveis pessoais e do contexto no desenvolvimento de projetos futuros em jovens pertencentes a grupos de risco |
title_sort |
Influência de variáveis pessoais e do contexto no desenvolvimento de projetos futuros em jovens pertencentes a grupos de risco |
author |
Galo-Louro, Joana Raquel Monteiro |
author_facet |
Galo-Louro, Joana Raquel Monteiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Janeiro, Isabel Nunes, 1960- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galo-Louro, Joana Raquel Monteiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento da carreira Grupos de risco Avaliação psicológica Teses de mestrado - 2014 |
topic |
Desenvolvimento da carreira Grupos de risco Avaliação psicológica Teses de mestrado - 2014 |
description |
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-26T14:13:49Z 2014 2014-07-07 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/15344 TID:201207885 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/15344 |
identifier_str_mv |
TID:201207885 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134264879480832 |