Internacionalização de software as a service: o caso da Healthium e do software Nutrium

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Eduarda Maria Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/79165
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais
id RCAP_c33c50b5663cb88188f87ee6586d8d87
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/79165
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Internacionalização de software as a service: o caso da Healthium e do software NutriumInternationalization of software as a service: the Healthium and the software Nutrium caseInternacionalizaçãoSoftware as a ServiceReino UnidoNutriçãoInternationalizationUnited KingdomNutritionCiências Sociais::Economia e GestãoRelatório de estágio de mestrado em Negócios InternacionaisA internacionalização de Software as a Service (SaaS) é potenciada pelo desenvolvimento tecnológico e dos sistemas de comunicação. O conceito de software surgiu pela primeira vez no início da década de 1840, através da criação do primeiro algoritmo inserido no primeiro computador digital. Porém, foi a evolução da internet que impulsionou o surgimento do conceito de SaaS, dado que facilitou a comercialização internacional deste serviço via online. O presente relatório procura contribuir para o conhecimento sobre a internacionalização de SaaS e relacionar a informação e literatura académica já existente sobre o assunto, com as práticas implementadas por uma empresa cujo objeto de internacionalização é SaaS. Um elemento fundamental para a sua realização foi a integração no estágio curricular na empresa Healthium, responsável pela internacionalização do SaaS Nutrium - o software para nutricionistas. Foi elaborado um estudo sobre a internacionalização deste serviço para o Reino Unido, no qual se conclui que o SaaS Nutrium efetua o processo de internacionalização com base em dois modelos: o modelo de Uppsala e a teoria das redes. A penetração em novos mercados tem como objetivo adquirir novos clientes e obter reconhecimento a nível global. Para o efeito, a empresa recorre a cinco abordagens de internacionalização: elaboração de estudos de mercado; localização do software, aumento da brand awareness, posicionamento nos meios de comunicação do mercado-alvo; recurso a serviços de consultoria sedeados no mercado-alvo. Sugere-se ainda que, de forma a aprimorar a sua internacionalização para o RU, seja realizada uma melhoria na localização do serviço para o mercado, sendo que se destaca a tradução do software para inglês britânico e a atualização da base de dados alimentar “MacCance and Widdowson’s”. Internacionalizar SaaS, quando em comparação com produtos físicos, acarreta menos custos em infraestruturas, transporte e armazenamento. Todavia, este serviço também enfrenta desafios na sua internacionalização, entre os quais se destacam a dispersão dos mercados e as políticas de proteção de dados aplicadas aos serviços comercializados via online.The internationalization of Software as a Service (SaaS) is enhanced by the development of technologies and communication systems. The concept of software first emerged in the early 1840s, through the creation of the first algorithm inserted into the first digital computer. However, it was the evolution of the internet that boosted the appearance of the SaaS concept, as it facilitated the international commercialization of this service via online. The present report intends to contribute to the existing knowledge on the internationalization of SaaS and to relate the information and academic literature already existing on the subject, with the strategies implemented by a company whose object of internationalization is SaaS. A fundamental element to write the report was the integration in the curricular internship at the company Healthium, responsible for the internationalization of the SaaS Nutrium - the software for nutritionists. A study was conducted on the internationalization of this service to the United Kingdom, in which it was possible to conclude that the SaaS Nutrium endorsed its internationalization process based on two models: the Uppsala model and the network theory. The penetration of new markets aims to acquire new customers and achieve global recognition. For this purpose, the company applies five internationalization approaches: market studies, software localization, increasing brand awareness, positioning within the media of the target market; use of consultancy services based on the target market. Furthermore, it is suggested that, in order to improve its internationalization in the UK, the localization of the service for that market should be improved, with an emphasis on the translation of the software to British English and the update of the “MacCance and Widdowson's” food database. Internationalizing SaaS, when compared to physical products, entails lower costs in infrastructure, transport and storage. However, this service also faces challenges in its internationalization, including the dispersion of markets and the data protection policies applied to services that are commercialized via online.Guimarães, Maria HelenaUniversidade do MinhoEsteves, Eduarda Maria Santos2022-07-062022-07-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/79165por203035909info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-28T01:18:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/79165Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:44:21.569725Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Internacionalização de software as a service: o caso da Healthium e do software Nutrium
Internationalization of software as a service: the Healthium and the software Nutrium case
title Internacionalização de software as a service: o caso da Healthium e do software Nutrium
spellingShingle Internacionalização de software as a service: o caso da Healthium e do software Nutrium
Esteves, Eduarda Maria Santos
Internacionalização
Software as a Service
Reino Unido
Nutrição
Internationalization
United Kingdom
Nutrition
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Internacionalização de software as a service: o caso da Healthium e do software Nutrium
title_full Internacionalização de software as a service: o caso da Healthium e do software Nutrium
title_fullStr Internacionalização de software as a service: o caso da Healthium e do software Nutrium
title_full_unstemmed Internacionalização de software as a service: o caso da Healthium e do software Nutrium
title_sort Internacionalização de software as a service: o caso da Healthium e do software Nutrium
author Esteves, Eduarda Maria Santos
author_facet Esteves, Eduarda Maria Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Maria Helena
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Eduarda Maria Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização
Software as a Service
Reino Unido
Nutrição
Internationalization
United Kingdom
Nutrition
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Internacionalização
Software as a Service
Reino Unido
Nutrição
Internationalization
United Kingdom
Nutrition
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Relatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-06
2022-07-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/79165
url https://hdl.handle.net/1822/79165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203035909
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133003784388608