Internacionalização de uma PME: caso Netgócio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Irene Carina Teixeira de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/57032
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais
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spelling Internacionalização de uma PME: caso NetgócioInternationalization of a SME: case of NetgócioInternacionalizaçãoMotivaçõesModos de entradaEstratégiaReino UnidoNetgócioInternationalizationMotivationsEntry modesStrategyUnited KingdomCiências Sociais::Economia e GestãoRelatório de estágio de mestrado em Negócios InternacionaisO trabalho de investigação apresentado no presente relatório de estágio tem como intuito estudar a internacionalização da Netgócio para o Reino Unido. Este tema surgiu do interesse da Netgócio em alargar as suas atividades de negócio para novos mercados, nomeadamente o Reino Unido. Neste sentido, ao longo do trabalho de investigação procurou-se responder a duas questões de investigação: 1) Quais as razões para a Netgócio internacionalizar-se para o Reino Unido?; 2) Que estratégia deve a Netgócio adotar para a sua internacionalização no Reino Unido?. De modo a responder à primeira questão realizou-se primeiramente uma análise ao ambiente da Netgócio, na qual se incluiu a elaboração e uma análise financeira e SWOT quer à empresa, quer ao seu setor de atividade, informação e comunicação, no mercado nacional. Esta análise permitiu identificar as razões internas para a internacionalização da empresa para o Reino Unido, como a existência de funcionários com conhecimentos e contactos no mercado externo alvo, e a necessidade de diminuir a dependência do mercado nacional. De seguida, realizou-se um estudo ao mercado britânico, procedendo-se à elaboração de uma análise geral ao mesmo e uma análise ao setor da informação e comunicação no Reino Unido. Desta forma foram possíveis identificar as razões externas que tornam o mercado britânico um mercado viável para a Netgócio se internacionalizar, entre as quais se incluem o facto de o mercado britânico ser o terceiro maior mercado mundial de e-commerce, em termos de volume, e ser um dos maiores exportadores de serviços de tecnologia informação e comunicação do mundo. Após a identificação das razões para a Netgócio se internacionalizar, procurou-se definir a estratégia que a empresa deveria adotar a quando da sua entrada no mercado britânico. Na qual se definiu que a Netgócio deveria entrar no mercado-alvo através de uma parceria com empresas britânicas do mesmo setor de atividade, as quais subcontratariam os serviços da Netgócio, a qual prestaria auxílio às empresas parceiras no fornecimento dos seus serviços. Definiu-se, também, que o objetivo de vendas anual, numa face inicial, para o mercado britânico seria de 15.000€. E ainda, se procedeu à delineação de uma estratégia de comunicação no Reino Unido, a qual passaria essencialmente pela utilização das ferramentas que a internet disponibiliza, como os banners, bem como pela participação em feiras e conferência internacionais.The research work presented in this internship report aims to study the internationalization of Netgócio for the United Kingdom. This theme arose from the interest of Netgócio in extending its business activities to new markets, especially to the United Kingdom. In this regard, the research aims to answer two research questions: 1) What are the reasons for Netgócio to internationalize for the United Kingdom? 2) What strategy should Netgócio adopt for its internationalization in the United Kingdom?. To answer the first question, an analysis of the Netgócio's environment was first conducted, in which was made a financial and SWOT analysis of the company and its sector, information and communication, in the national market. This analysis allowed to identify the internal reasons for the company's internationalization for the UK, such as the existence of employees with knowledge and contacts in the target external market, and the need to decrease the dependence of the national market. Then a study was carried out on the British market, and a general analysis of the market was drawn up, as well as, an analysis of the information and communication sector in the United Kingdom. In this way, it was possible to identify the external reasons that make the UK market a viable market for Netgócio to internationalize, including the fact that the British market is the third largest e-commerce world market in terms of volume, and that it is one of the largest exporters of information and communication technology services in the world. After the identification of the reasons for Netgócio to Internationalize, it was attempted to define the strategy that the company should adopt when its entry in the British market, where it was defined that Netgócio should enter the target market by establishing a partnership with Britain companies, whose would subcontract Netgócio in order to help them provide their services. It was also defined that the annual sales objective, on an initial face, for the British market would be €15,000. And it was decided that the communication strategy in the United Kingdom would essentially go through the use of the tools that the internet provides, such as banners, as well as, though the participation in international fairs and conferences.Sousa, Jorge Alves Pereira CerdeiraUniversidade do MinhoCastro, Irene Carina Teixeira de20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/57032por202025322info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:50:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57032Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:49:15.984600Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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