WEB 2.0: literatura infantil/juvenil e comunidades interpretativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/37526 |
Resumo: | Este artigo discute como a web potencia a leitura de literatura infantil/juvenil e promove a criação/partilha entre comunidades interpretativas. Problematizamos o lugar desta matriz literária na Academia, o papel da social web na formação literária e cultural dos jovens e o desafio da web na configuração de novos públicos leitores. |
id |
RCAP_c344abdffd75fc3120a36cf8c96e185f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37526 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
WEB 2.0: literatura infantil/juvenil e comunidades interpretativasWeb2.0LeituraLiteratura Infantil/JuvenilComunidades InterpretativasFormação de leitoresReadingChildren’s literature/Young adult literatureInterpretative communitiesReaders developmentHumanidades::Línguas e LiteraturasCiências Sociais::Ciências da EducaçãoCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoEste artigo discute como a web potencia a leitura de literatura infantil/juvenil e promove a criação/partilha entre comunidades interpretativas. Problematizamos o lugar desta matriz literária na Academia, o papel da social web na formação literária e cultural dos jovens e o desafio da web na configuração de novos públicos leitores.This article discusses how the web enhances the reading of children’s literature / young adult literature and promotes the creation/ sharing between interpretative communities. It problematizes the place of this literary matrix at the Academy, the role of the social web in literary and cultural education of young people and the web challenge in new readerships.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UM (UI 317 da FCT)Universidade do MinhoAzevedo, FernandoBalça, ÂngelaBastos, Glória20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/37526porAzevedo, Fernando José Fraga de; Balça, Ângela; Bastos,Glória. WEB 2.0: LITERATURA INFANTIL / JUVENIL E COMUNIDADES INTERPRETATIVAS, Caderno Seminal, 21 (23) 40-57, 2015.1806-914210.12957/cadsem.2015.14668http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/article/view/14668info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:15:03Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37526Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:07:29.166015Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
WEB 2.0: literatura infantil/juvenil e comunidades interpretativas |
title |
WEB 2.0: literatura infantil/juvenil e comunidades interpretativas |
spellingShingle |
WEB 2.0: literatura infantil/juvenil e comunidades interpretativas Azevedo, Fernando Web2.0 Leitura Literatura Infantil/Juvenil Comunidades Interpretativas Formação de leitores Reading Children’s literature/Young adult literature Interpretative communities Readers development Humanidades::Línguas e Literaturas Ciências Sociais::Ciências da Educação Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
WEB 2.0: literatura infantil/juvenil e comunidades interpretativas |
title_full |
WEB 2.0: literatura infantil/juvenil e comunidades interpretativas |
title_fullStr |
WEB 2.0: literatura infantil/juvenil e comunidades interpretativas |
title_full_unstemmed |
WEB 2.0: literatura infantil/juvenil e comunidades interpretativas |
title_sort |
WEB 2.0: literatura infantil/juvenil e comunidades interpretativas |
author |
Azevedo, Fernando |
author_facet |
Azevedo, Fernando Balça, Ângela Bastos, Glória |
author_role |
author |
author2 |
Balça, Ângela Bastos, Glória |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Fernando Balça, Ângela Bastos, Glória |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Web2.0 Leitura Literatura Infantil/Juvenil Comunidades Interpretativas Formação de leitores Reading Children’s literature/Young adult literature Interpretative communities Readers development Humanidades::Línguas e Literaturas Ciências Sociais::Ciências da Educação Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Web2.0 Leitura Literatura Infantil/Juvenil Comunidades Interpretativas Formação de leitores Reading Children’s literature/Young adult literature Interpretative communities Readers development Humanidades::Línguas e Literaturas Ciências Sociais::Ciências da Educação Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
Este artigo discute como a web potencia a leitura de literatura infantil/juvenil e promove a criação/partilha entre comunidades interpretativas. Problematizamos o lugar desta matriz literária na Academia, o papel da social web na formação literária e cultural dos jovens e o desafio da web na configuração de novos públicos leitores. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/37526 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/37526 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Azevedo, Fernando José Fraga de; Balça, Ângela; Bastos,Glória. WEB 2.0: LITERATURA INFANTIL / JUVENIL E COMUNIDADES INTERPRETATIVAS, Caderno Seminal, 21 (23) 40-57, 2015. 1806-9142 10.12957/cadsem.2015.14668 http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/article/view/14668 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132493579812864 |