A INFLUÊNCIA DA INFRAESTRUTURA NO DESEMPENHO DO GESTOR DA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE ALAGOAS NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUYTE DA COSTA SILVA, ANDERSON
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/31686
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar a influência que a infraestrutura tem no desempenho dos gestores nas escolas em tempo integral da rede pública estadual de Alagoas, com base em um estudo de caso em uma escola de ensino médio regular, situada na cidade de Maceió. Buscou conhecer a diferenciação dos conceitos de educação integral e escola em tempo integral, bem como compreender a nova política educacional de ampliação da jornada escolar na rede pública de Alagoas, Programa Alagoano de Ensino Integral – pALei, como instrumento facilitador para elevação na qualidade da educação na rede pública de Alagoas. Nesta perspectiva procurou identificar os elementos que compõem a infraestrutura na escola em tempo integral como forma de possibilitar ao gestor escolar o desempenho de ações fundadas na promoção de um ambiente de planejamento e organização administrativa, financeira e sobretudo pedagógico participativo e que propicie conhecimentos científicos e culturais aos alunos e professores. A metodologia caracterizou-se como pesquisa exploratória e de abordagem qualitativa através das entrevistas realizadas com os gestores da escola e quantitativa por meio dos questionários aplicados aos professores que possibilitou a construção de gráficos e quadros. A pesquisa revelou a não existência do termo contraturno escolar e que todas as atividades da escola de tempo integral estão inseridas no currículo escolar e integrada no Projeto Político Pedagógico – PPP, tendo como principal desafio para gestão escolar, promover a participação da família no processo de ensino-aprendizagem e o engajamento dos professores nas atividades exercidas na escola de tempo integral. O estudo levou-nos a percepção que a infraestrutura escolar adequada não caracteriza melhoria na qualidade da educação, mas possibilita ao gestor escolar desempenhar com eficiência e qualidade suas ações no processo de construção de uma escola pública de qualidade e, consequentemente, minimizando os fatores hereditários e a influência da família que são predominantes para o sucesso do desenvolvimento e desempenho dos alunos e qualidade da educação.
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