Marketing na hotelaria de luxo. Caso: região Alentejo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Bruno Miguel Custódio Rosa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/26057
Resumo: O setor do turismo é potenciador do desenvolvimento económico do país. Todos os anos os lucros neste setor não param de crescer, este setor encontra-se numa fase de crescimento, colocando Portugal em competição com as principais cidades europeias. Grande parte de receita deste setor tem origem no setor hoteleiro, que ganha cada vez mais força com o avançar dos anos sendo alvo de investimentos por parte dos empreendedores. A hotelaria não fornece apenas alojamento para o turista, mas também serviços de restauração, SPA e eventos. No Alentejo, nos últimos anos tem existido um elevado investimento no setor hoteleiro. O presente estudo tem como objetivo geral encontrar as ferramentas e métodos com que as unidades hoteleiras de cinco estrelas da região Alentejo usam o marketing. Em termos metodológicos aplicou-se um questionário às unidades hoteleiras com a classificação de 5 estrelas na região Alentejo por NUTS II. O objetivo geral passará por analisar o modo como os empreendimentos hoteleiros de luxo na região Alentejo atuam ao nível do Marketing, de modo que serão analisadas individualmente as características dos empreendimentos, compreender o tipo de ocupação dos hóspedes, identificar se recorrem a estudos de mercado, analisar o planeamento dos empreendimentos; Marketing in luxury hotels. Case: Alentejo region Abstract: The tourism sector is an enabler of the country's economic development. Every year profits in this sector continue to grow, putting this sector is in a phase of growth, placing Portugal in competition with the main European destinations. Much of this sector's revenue comes from the hotel sector, which is gaining more and more strength year after year, being the object of investments by the entrepreneurs. The hotel industry provides not only tourist accommodation, but also catering services, SPA and events. In the Alentejo region, in recent years there has been a high investment in the hotel sector. The present study has as prime objective to find the tools and methods with which the five-star hotels of the Alentejo region use marketing. In methodological terms, a questionnaire was applied to the hotels with the classification of 5 stars in the Alentejo region by NUTS II. The main goal will be to analyse the way the luxury hotelier companies use Marketing, by individually examining the characteristics of each hotelier company, by understanding the type of guests and occupation, by identifying if these are based of market studies, and by analysing the strategic planning of the hotelier companies.
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