O turismo de luxo: o caso do Hotel Six Senses Douro Valley

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Eusébio Francisco Ferreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14607
Resumo: Dissertação de mestrado
id RCAP_e9231600c855921a7c5369028a291c38
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/14607
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O turismo de luxo: o caso do Hotel Six Senses Douro ValleyLuxoHotelariaTurismoExperiênciasInovaçãoSustentabilidadeLuxuryHospitalityTourismExperiencesInnovationSustainabilityDissertação de mestradoO objetivo deste trabalho consiste em estudar de que forma respondem os hotéis de topo às motivações do turista de luxo, usando para o efeito um estudo de caso realizado no Hotel Six Senses Douro Valley. Em hotelaria de topo, graças à forte interação humana, os clientes atribuem um elevado valor à forma como são recebidos e tratados, a experiência é avaliada como um todo e todos os detalhes contam. Assim, pensamos ser importante entender a influência do consumo do turista de luxo nos serviços oferecidos pelos hotéis, verificar de que forma se manifesta o envolvimento dos colaboradores na perceção da experiência vivenciada pelo turista de luxo e analisar que estratégias de inovação e diferenciação existem para que a satisfação do hóspede seja plena. No desenvolvimento do presente estudo optámos por uma abordagem metodológica qualitativa usando o estudo de caso como forma de pesquisa. Baseámo-nos em entrevistas semiestruturadas, aplicadas a 17 secções do hotel, e na observação direta, que foi concretizada pela deslocação do investigador para o hotel durante 5 dias, onde se integrou como residente. Constatou-se, através dos dados obtidos, que o turista tem uma influência direta na planificação e organização dos produtos oferecidos, que são cada vez mais personalizados e variados sem perder de vista a qualidade e a sustentabilidade, quer social quer ambiental, conceitos intrínsecos ao sucesso do hotel. Foi também verificado que os colaboradores se envolvem completamente no serviço que prestam ao seu hóspede e, por essa via, a experiência que o turista vive não pode ser isolada da forma como lhe é oferecida. Pode concluir-se que o luxo discreto encontrado neste hotel vai de encontro ao perfil do turista de luxo por recurso a estratégias como recursos humanos, tecnologias, instalações, inovação e diferenciação em serviços, qualidade e sustentabilidade, pelo que se considera que foi possível cumprir aceitavelmente o objetivo geral do estudo.The objective of this work is to study how the top hotels respond to the motivations of the luxury tourist, using a case study carried out at the Hotel Six Senses Douro Valley. In top hospitality, thanks to strong human interaction, customers attach a high value to the way they are received and treated, the experience is valued as a whole and all details count. Thus, we think it is important to understand the influence of luxury tourist consumption on the services offered by the hotels, to verify how the employees' involvement in the perception of the experience experienced by the luxury tourist manifests and to analyze which strategies of innovation and differentiation exist for the satisfaction of the guest is full. In the development of the present study we opted for a qualitative methodological approach using the case study as a form of research. We were based on semi-structured interviews, applied to 17 sections of the hotel, and direct observation, which was accomplished by the trip of the researcher to the hotel for 5 days, where he became a resident. Based on the data obtained, the tourist has a direct influence on the planning and organization of the products offered, which are increasingly personalized and varied without losing sight of the quality and sustainability, both social and environmental, concepts intrinsic to the success of the hotel. It was also verified that employees are completely involved in the service they provide to their guest and, for this reason, the experience that the tourist lives cannot be isolated in the way it is offered. It can be concluded that the discreet luxury found in this hotel meets the profile of the luxury tourist by using human resources, technologies, facilities, innovation and differentiation in services, quality and sustainability, and it is considered that it was possible to acceptably comply the general objective of the study.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Hotelaria e TurismoMatos, Maria Flora Pinto SeixeiraFerreira, Fernanda A.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLima, Eusébio Francisco Ferreira2019-09-16T10:02:48Z2019-07-252019-07-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14607TID:202273997porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:58:14Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14607Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:26.186107Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O turismo de luxo: o caso do Hotel Six Senses Douro Valley
title O turismo de luxo: o caso do Hotel Six Senses Douro Valley
spellingShingle O turismo de luxo: o caso do Hotel Six Senses Douro Valley
Lima, Eusébio Francisco Ferreira
Luxo
Hotelaria
Turismo
Experiências
Inovação
Sustentabilidade
Luxury
Hospitality
Tourism
Experiences
Innovation
Sustainability
title_short O turismo de luxo: o caso do Hotel Six Senses Douro Valley
title_full O turismo de luxo: o caso do Hotel Six Senses Douro Valley
title_fullStr O turismo de luxo: o caso do Hotel Six Senses Douro Valley
title_full_unstemmed O turismo de luxo: o caso do Hotel Six Senses Douro Valley
title_sort O turismo de luxo: o caso do Hotel Six Senses Douro Valley
author Lima, Eusébio Francisco Ferreira
author_facet Lima, Eusébio Francisco Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Maria Flora Pinto Seixeira
Ferreira, Fernanda A.
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Eusébio Francisco Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Luxo
Hotelaria
Turismo
Experiências
Inovação
Sustentabilidade
Luxury
Hospitality
Tourism
Experiences
Innovation
Sustainability
topic Luxo
Hotelaria
Turismo
Experiências
Inovação
Sustentabilidade
Luxury
Hospitality
Tourism
Experiences
Innovation
Sustainability
description Dissertação de mestrado
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-16T10:02:48Z
2019-07-25
2019-07-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/14607
TID:202273997
url http://hdl.handle.net/10400.22/14607
identifier_str_mv TID:202273997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Hotelaria e Turismo
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Hotelaria e Turismo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131436595281920