A importância do marketing sensorial na hora de compra: as sensações ativadas na ocasião da escolha. O caso da marca Rituals
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/8854 |
Resumo: | Vivemos numa era de constantes mudanças, onde a procura pelo prazer e pela felicidade é o fio condutor da atual sociedade de consumo. O tema do presente estudo é “A importância do marketing sensorial na hora de compra: as sensações ativadas na ocasião da escolha - O caso da marca Rituals” e pretende mostrar de que modo é que o marketing sensorial pode influenciar a decisão de compra do consumidor. Deste modo, o objetivo geral é estudar a importância do marketing sensorial, percebido através dos cinco sentidos, na hora de fazer uma compra, numa loja física da marca Rituals. Através da revisão bibliográfica, recorrendo a autores, como Canales (2018), Lindstrom (2007), Camargo (2009), Manzano (2012), Kotler e Keller (2012), entre outros, é possível esclarecer as noções de marketing, de marketing sensorial e neuromarketing, analisar de que modo é que os sentidos se relacionam com a emoção e com a memória, e descrever as diferentes técnicas de marketing sensorial utilizadas. Por sua vez, na parte prática do estudo, com a aplicação de um questionário online a clientes/ consumidores da marca prentende-se observar de que modo é que o consumidor é influenciado, e qual dos cinco sentidos é o mais estimulado. Com a aplicação do questionário, e tendo a revisão bibliográfica como base, é possível verificar que o sentido mais despertado numa loja da marca Rituals é o olfato. Os aspetos com mais destaque, por parte dos consumidores, são o aroma intenso da loja, e o aroma dos produtos, que incentiva a compra dos mesmos. No que diz respeito à caracterização da experiência sensorial numa loja física da marca Rituals, os consumidores caracterizam-na como “Funcional” e “Emocionante”. |
id |
RCAP_c38561e33d3258ecb419e1856d99f3bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/8854 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância do marketing sensorial na hora de compra: as sensações ativadas na ocasião da escolha. O caso da marca RitualsMarketing sensorialCinco sentidosMarketing de experiênciaNeuromarketingRitualsSensory marketingFive sensesExperience marketingNeuromarketingRitualsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoVivemos numa era de constantes mudanças, onde a procura pelo prazer e pela felicidade é o fio condutor da atual sociedade de consumo. O tema do presente estudo é “A importância do marketing sensorial na hora de compra: as sensações ativadas na ocasião da escolha - O caso da marca Rituals” e pretende mostrar de que modo é que o marketing sensorial pode influenciar a decisão de compra do consumidor. Deste modo, o objetivo geral é estudar a importância do marketing sensorial, percebido através dos cinco sentidos, na hora de fazer uma compra, numa loja física da marca Rituals. Através da revisão bibliográfica, recorrendo a autores, como Canales (2018), Lindstrom (2007), Camargo (2009), Manzano (2012), Kotler e Keller (2012), entre outros, é possível esclarecer as noções de marketing, de marketing sensorial e neuromarketing, analisar de que modo é que os sentidos se relacionam com a emoção e com a memória, e descrever as diferentes técnicas de marketing sensorial utilizadas. Por sua vez, na parte prática do estudo, com a aplicação de um questionário online a clientes/ consumidores da marca prentende-se observar de que modo é que o consumidor é influenciado, e qual dos cinco sentidos é o mais estimulado. Com a aplicação do questionário, e tendo a revisão bibliográfica como base, é possível verificar que o sentido mais despertado numa loja da marca Rituals é o olfato. Os aspetos com mais destaque, por parte dos consumidores, são o aroma intenso da loja, e o aroma dos produtos, que incentiva a compra dos mesmos. No que diz respeito à caracterização da experiência sensorial numa loja física da marca Rituals, os consumidores caracterizam-na como “Funcional” e “Emocionante”.We live in an era of Constant change, where the search for pleasure and happiness is the guiding thread of today´s consumer society. The theme of this study is “A importância do marketing sensorial na hora de compra: as sensações ativadas na ocasião da escolha - O caso da marca Rituals” and aims to show how sensor marketing can influence the consumer´s purchasing decision. Thus, the general objective is to study the importance of sensory marketing, perceived through the five senses, when making a purchase, in a Rituals physical store. Through the literature review, using authors, such as Canales (2018), Lindstrom (2007), Camargo (2009), Manzano (2012), Kotler and Keller (2012), among others. Is possible to clarify the notions of marketing, sensory marketing and neuromarketing, analyze how the senses relate to emotion and memory and describe the different sensory marketing techniques used. In turn, in the practical part of the study, with the application of an online questionnaire to customers/consumers of the brand it is intended to observe how the consumer is influenced and which of the five senses is the most stimulated. With the application of the questionnaire and with the literature review as the basis it is possible to verify that the most aroused sense in a Rituals store is smell. The most prominent aspects on the part of consumers are the intense aroma of store and the aroma of the products, which encourages the purchase of the same. With regard to the characterization of the sensory experience in a Rituals physical store, consumers characterize it as “Functional” and “Exciting”.Galhardo, AndreiaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaLopes, Cátia Filipa Martinho2020-08-05T15:58:12Z2020-07-142020-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/8854TID:202723623porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-27T02:02:56Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/8854Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:45:46.482347Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do marketing sensorial na hora de compra: as sensações ativadas na ocasião da escolha. O caso da marca Rituals |
title |
A importância do marketing sensorial na hora de compra: as sensações ativadas na ocasião da escolha. O caso da marca Rituals |
spellingShingle |
A importância do marketing sensorial na hora de compra: as sensações ativadas na ocasião da escolha. O caso da marca Rituals Lopes, Cátia Filipa Martinho Marketing sensorial Cinco sentidos Marketing de experiência Neuromarketing Rituals Sensory marketing Five senses Experience marketing Neuromarketing Rituals Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
A importância do marketing sensorial na hora de compra: as sensações ativadas na ocasião da escolha. O caso da marca Rituals |
title_full |
A importância do marketing sensorial na hora de compra: as sensações ativadas na ocasião da escolha. O caso da marca Rituals |
title_fullStr |
A importância do marketing sensorial na hora de compra: as sensações ativadas na ocasião da escolha. O caso da marca Rituals |
title_full_unstemmed |
A importância do marketing sensorial na hora de compra: as sensações ativadas na ocasião da escolha. O caso da marca Rituals |
title_sort |
A importância do marketing sensorial na hora de compra: as sensações ativadas na ocasião da escolha. O caso da marca Rituals |
author |
Lopes, Cátia Filipa Martinho |
author_facet |
Lopes, Cátia Filipa Martinho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Galhardo, Andreia Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Cátia Filipa Martinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing sensorial Cinco sentidos Marketing de experiência Neuromarketing Rituals Sensory marketing Five senses Experience marketing Neuromarketing Rituals Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Marketing sensorial Cinco sentidos Marketing de experiência Neuromarketing Rituals Sensory marketing Five senses Experience marketing Neuromarketing Rituals Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
Vivemos numa era de constantes mudanças, onde a procura pelo prazer e pela felicidade é o fio condutor da atual sociedade de consumo. O tema do presente estudo é “A importância do marketing sensorial na hora de compra: as sensações ativadas na ocasião da escolha - O caso da marca Rituals” e pretende mostrar de que modo é que o marketing sensorial pode influenciar a decisão de compra do consumidor. Deste modo, o objetivo geral é estudar a importância do marketing sensorial, percebido através dos cinco sentidos, na hora de fazer uma compra, numa loja física da marca Rituals. Através da revisão bibliográfica, recorrendo a autores, como Canales (2018), Lindstrom (2007), Camargo (2009), Manzano (2012), Kotler e Keller (2012), entre outros, é possível esclarecer as noções de marketing, de marketing sensorial e neuromarketing, analisar de que modo é que os sentidos se relacionam com a emoção e com a memória, e descrever as diferentes técnicas de marketing sensorial utilizadas. Por sua vez, na parte prática do estudo, com a aplicação de um questionário online a clientes/ consumidores da marca prentende-se observar de que modo é que o consumidor é influenciado, e qual dos cinco sentidos é o mais estimulado. Com a aplicação do questionário, e tendo a revisão bibliográfica como base, é possível verificar que o sentido mais despertado numa loja da marca Rituals é o olfato. Os aspetos com mais destaque, por parte dos consumidores, são o aroma intenso da loja, e o aroma dos produtos, que incentiva a compra dos mesmos. No que diz respeito à caracterização da experiência sensorial numa loja física da marca Rituals, os consumidores caracterizam-na como “Funcional” e “Emocionante”. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-05T15:58:12Z 2020-07-14 2020-07-14T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/8854 TID:202723623 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/8854 |
identifier_str_mv |
TID:202723623 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130324102283264 |