A importância do marketing sensorial na hora de compra: as sensações ativadas na ocasião da escolha. O caso da marca Rituals

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Cátia Filipa Martinho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/8854
Resumo: Vivemos numa era de constantes mudanças, onde a procura pelo prazer e pela felicidade é o fio condutor da atual sociedade de consumo. O tema do presente estudo é “A importância do marketing sensorial na hora de compra: as sensações ativadas na ocasião da escolha - O caso da marca Rituals” e pretende mostrar de que modo é que o marketing sensorial pode influenciar a decisão de compra do consumidor. Deste modo, o objetivo geral é estudar a importância do marketing sensorial, percebido através dos cinco sentidos, na hora de fazer uma compra, numa loja física da marca Rituals. Através da revisão bibliográfica, recorrendo a autores, como Canales (2018), Lindstrom (2007), Camargo (2009), Manzano (2012), Kotler e Keller (2012), entre outros, é possível esclarecer as noções de marketing, de marketing sensorial e neuromarketing, analisar de que modo é que os sentidos se relacionam com a emoção e com a memória, e descrever as diferentes técnicas de marketing sensorial utilizadas. Por sua vez, na parte prática do estudo, com a aplicação de um questionário online a clientes/ consumidores da marca prentende-se observar de que modo é que o consumidor é influenciado, e qual dos cinco sentidos é o mais estimulado. Com a aplicação do questionário, e tendo a revisão bibliográfica como base, é possível verificar que o sentido mais despertado numa loja da marca Rituals é o olfato. Os aspetos com mais destaque, por parte dos consumidores, são o aroma intenso da loja, e o aroma dos produtos, que incentiva a compra dos mesmos. No que diz respeito à caracterização da experiência sensorial numa loja física da marca Rituals, os consumidores caracterizam-na como “Funcional” e “Emocionante”.
id RCAP_c38561e33d3258ecb419e1856d99f3bb
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/8854
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do marketing sensorial na hora de compra: as sensações ativadas na ocasião da escolha. O caso da marca RitualsMarketing sensorialCinco sentidosMarketing de experiênciaNeuromarketingRitualsSensory marketingFive sensesExperience marketingNeuromarketingRitualsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoVivemos numa era de constantes mudanças, onde a procura pelo prazer e pela felicidade é o fio condutor da atual sociedade de consumo. O tema do presente estudo é “A importância do marketing sensorial na hora de compra: as sensações ativadas na ocasião da escolha - O caso da marca Rituals” e pretende mostrar de que modo é que o marketing sensorial pode influenciar a decisão de compra do consumidor. Deste modo, o objetivo geral é estudar a importância do marketing sensorial, percebido através dos cinco sentidos, na hora de fazer uma compra, numa loja física da marca Rituals. Através da revisão bibliográfica, recorrendo a autores, como Canales (2018), Lindstrom (2007), Camargo (2009), Manzano (2012), Kotler e Keller (2012), entre outros, é possível esclarecer as noções de marketing, de marketing sensorial e neuromarketing, analisar de que modo é que os sentidos se relacionam com a emoção e com a memória, e descrever as diferentes técnicas de marketing sensorial utilizadas. Por sua vez, na parte prática do estudo, com a aplicação de um questionário online a clientes/ consumidores da marca prentende-se observar de que modo é que o consumidor é influenciado, e qual dos cinco sentidos é o mais estimulado. Com a aplicação do questionário, e tendo a revisão bibliográfica como base, é possível verificar que o sentido mais despertado numa loja da marca Rituals é o olfato. Os aspetos com mais destaque, por parte dos consumidores, são o aroma intenso da loja, e o aroma dos produtos, que incentiva a compra dos mesmos. No que diz respeito à caracterização da experiência sensorial numa loja física da marca Rituals, os consumidores caracterizam-na como “Funcional” e “Emocionante”.We live in an era of Constant change, where the search for pleasure and happiness is the guiding thread of today´s consumer society. The theme of this study is “A importância do marketing sensorial na hora de compra: as sensações ativadas na ocasião da escolha - O caso da marca Rituals” and aims to show how sensor marketing can influence the consumer´s purchasing decision. Thus, the general objective is to study the importance of sensory marketing, perceived through the five senses, when making a purchase, in a Rituals physical store. Through the literature review, using authors, such as Canales (2018), Lindstrom (2007), Camargo (2009), Manzano (2012), Kotler and Keller (2012), among others. Is possible to clarify the notions of marketing, sensory marketing and neuromarketing, analyze how the senses relate to emotion and memory and describe the different sensory marketing techniques used. In turn, in the practical part of the study, with the application of an online questionnaire to customers/consumers of the brand it is intended to observe how the consumer is influenced and which of the five senses is the most stimulated. With the application of the questionnaire and with the literature review as the basis it is possible to verify that the most aroused sense in a Rituals store is smell. The most prominent aspects on the part of consumers are the intense aroma of store and the aroma of the products, which encourages the purchase of the same. With regard to the characterization of the sensory experience in a Rituals physical store, consumers characterize it as “Functional” and “Exciting”.Galhardo, AndreiaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaLopes, Cátia Filipa Martinho2020-08-05T15:58:12Z2020-07-142020-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/8854TID:202723623porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-27T02:02:56Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/8854Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:45:46.482347Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do marketing sensorial na hora de compra: as sensações ativadas na ocasião da escolha. O caso da marca Rituals
title A importância do marketing sensorial na hora de compra: as sensações ativadas na ocasião da escolha. O caso da marca Rituals
spellingShingle A importância do marketing sensorial na hora de compra: as sensações ativadas na ocasião da escolha. O caso da marca Rituals
Lopes, Cátia Filipa Martinho
Marketing sensorial
Cinco sentidos
Marketing de experiência
Neuromarketing
Rituals
Sensory marketing
Five senses
Experience marketing
Neuromarketing
Rituals
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short A importância do marketing sensorial na hora de compra: as sensações ativadas na ocasião da escolha. O caso da marca Rituals
title_full A importância do marketing sensorial na hora de compra: as sensações ativadas na ocasião da escolha. O caso da marca Rituals
title_fullStr A importância do marketing sensorial na hora de compra: as sensações ativadas na ocasião da escolha. O caso da marca Rituals
title_full_unstemmed A importância do marketing sensorial na hora de compra: as sensações ativadas na ocasião da escolha. O caso da marca Rituals
title_sort A importância do marketing sensorial na hora de compra: as sensações ativadas na ocasião da escolha. O caso da marca Rituals
author Lopes, Cátia Filipa Martinho
author_facet Lopes, Cátia Filipa Martinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Galhardo, Andreia
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Cátia Filipa Martinho
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing sensorial
Cinco sentidos
Marketing de experiência
Neuromarketing
Rituals
Sensory marketing
Five senses
Experience marketing
Neuromarketing
Rituals
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Marketing sensorial
Cinco sentidos
Marketing de experiência
Neuromarketing
Rituals
Sensory marketing
Five senses
Experience marketing
Neuromarketing
Rituals
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Vivemos numa era de constantes mudanças, onde a procura pelo prazer e pela felicidade é o fio condutor da atual sociedade de consumo. O tema do presente estudo é “A importância do marketing sensorial na hora de compra: as sensações ativadas na ocasião da escolha - O caso da marca Rituals” e pretende mostrar de que modo é que o marketing sensorial pode influenciar a decisão de compra do consumidor. Deste modo, o objetivo geral é estudar a importância do marketing sensorial, percebido através dos cinco sentidos, na hora de fazer uma compra, numa loja física da marca Rituals. Através da revisão bibliográfica, recorrendo a autores, como Canales (2018), Lindstrom (2007), Camargo (2009), Manzano (2012), Kotler e Keller (2012), entre outros, é possível esclarecer as noções de marketing, de marketing sensorial e neuromarketing, analisar de que modo é que os sentidos se relacionam com a emoção e com a memória, e descrever as diferentes técnicas de marketing sensorial utilizadas. Por sua vez, na parte prática do estudo, com a aplicação de um questionário online a clientes/ consumidores da marca prentende-se observar de que modo é que o consumidor é influenciado, e qual dos cinco sentidos é o mais estimulado. Com a aplicação do questionário, e tendo a revisão bibliográfica como base, é possível verificar que o sentido mais despertado numa loja da marca Rituals é o olfato. Os aspetos com mais destaque, por parte dos consumidores, são o aroma intenso da loja, e o aroma dos produtos, que incentiva a compra dos mesmos. No que diz respeito à caracterização da experiência sensorial numa loja física da marca Rituals, os consumidores caracterizam-na como “Funcional” e “Emocionante”.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-05T15:58:12Z
2020-07-14
2020-07-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/8854
TID:202723623
url http://hdl.handle.net/10284/8854
identifier_str_mv TID:202723623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130324102283264