Ecoliteracia: atividades para interrogar o mundo com crianças do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Ana Rita Neves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/57228
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
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spelling Ecoliteracia: atividades para interrogar o mundo com crianças do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino BásicoEcoliteraciaTransdisciplinaridade1º e 2º ciclo do Ensino BásicoCidadaniaTransdisciplinarity1st and 2nd cycle of Basic EducationCitizenshipCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório relata a intervenção implementada no 1º e no 2º ciclo do Ensino Básico, no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada (PES), do 2.º ano de Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, tendo o eixo de ação sido a análise de uma obra literária adequada às faixas etárias envolvidas e aos conteúdos programáticos então lecionados. Incidente sobre a temática da educação para a cidadania através do conceito de Ecoliteracia, esta abordagem centrou-se na interdisciplinaridade, atualmente em voga no contexto pedagógico. Procurando então explorar questões relacionadas com a ecologia e com a sustentabilidade ambiental, e partindo da Língua Portuguesa, procurámos articular conhecimentos, não apenas encarando a literatura como um excelente veículo para ver cumprido um dos maiores desafios que se encontram na escola na atualidade - a diversidade -, mas também versando sobre outras áreas do saber como a Matemática, o Estudo do Meio e até as Artes. Cremos, assim, que, através da interdisciplinaridade, poderíamos apelar de forma mais efetiva e comprometida à reflexão e à construção social do indivíduo, de forma a torná-lo ativo face ao seu futuro e ao dos demais. A amostra de participantes era constituída por 11 alunos do 3.º ano e 14 do 4.º ano, e ainda de 22 alunos de uma turma do 5.º ano, o que perfaz um total de 47 alunos. Baseado numa metodologia do tipo qualitativo, este estudo procurou valorizar o público-alvo, pelo que as estratégias foram delineadas de acordo com o seu contexto educativo. Desta forma, a experiência permitiu concluir que, encarando as crianças de hoje como adultos de amanhã, cabe ao professor observar, planificar, refletir e avaliar as práticas dos seus alunos, de forma a melhorar, por um lado, as próprias práticas de ensino, e por outro a formar cidadãos.This report describes the intervention carried out in the 1st and 2nd cycle of Basic Education, under the subject Supervised Teaching Practice, which is included in the second year of Master's Degree in Teaching of the 1st and 2nd Cycle. The study focuses on the analysis of a literary work appropriate to the participants' age and to the taught contents. The research concerns on the theme of citizenship education through the concept of Ecoliteracy, so the approach focused on interdisciplinarity, currently in vogue in the pedagogical context. In order to explore issues related to ecology and environmental sustainability, and starting from the Portuguese language, we wanted to articulate students' knowledge, not only looking at literature as an excellent vehicle to fill one of the greatest challenges at school - diversity -, but also dealing with other areas of knowledge such as Mathematics, Science and even Arts. We believe that, through interdisciplinarity, we could appeal to a more effective and committed way of reflection and social construction, in order to make everyone active in relation to our future and the others' too. The sample of participants consisted of 11 students of the 3rd year and 14 of the 4th year, and also of 22 students of a 5th year class, which makes a total of 47 students. Based on a qualitative methodology, this study tried to value the target audience, so the strategies were delineated according to their educational context. Thus the experience allowed us to conclude that considering today's children as tomorrow's adults, it is up to the teacher to observe, plan, reflect and evaluate his students' practices in order to improve his or her own teaching practices and to raise citizens.Carvalho, José António BrandãoUniversidade do MinhoFernandes, Ana Rita Neves20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/57228por202053113info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:13:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57228Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:05:48.092998Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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