O setor dos táxis em crise : o choque das aplicações de partilha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ricardo Filipe Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/33187
Resumo: Dissertação de mestrado em Economia (Economia Industrial), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Daniel Filipe Videira Murta.
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spelling O setor dos táxis em crise : o choque das aplicações de partilhaEconomia da partilhaTáxisUberConcorrênciaEstrutura regulatóriaDomínio/Área Científica::Ciências SociaisDissertação de mestrado em Economia (Economia Industrial), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Daniel Filipe Videira Murta.trabalho procura aferir qual o impacto das aplicações de partilha, nomeadamente a Uber, sobre o setor dos táxis. Estas aplicações - cada vez mais em voga à medida que as relações sociais se transformam, com o aumento da importância das novas tecnologias na vida em sociedade - provocam desafios suscetíveis de induzir alterações que afastam os diferentes mercados de um sistema competitivo justo. Após uma caracterização dos dois modelos de negócio concorrentes, recorreu-se a uma base de dados para verificar eventuais tendências e correlações nos preços e características dos dois modelos, através de um trabalho fundamentalmente de análise estatística, mas também com uma vertente econométrica, onde se verifica que os preços praticados pela Uber são na generalidade, e para todos os componentes, inferiores aos dos Táxis, existindo para ambos os casos uma relação negativa com a população de cada cidade e uma relação positiva com o nível de vida. Para analisar o mercado de trabalho, recorreu-se a dados primeiramente analisados por Hall & Krueger, que permitem constatar diferenças, a nível demográfico, entre a força de trabalho dos dois modelos de negócio. É, ainda, abordada a questão regulatória, que serve de ponto de partida para a análise da concorrência entre os táxis e os novos concorrentes. Começando por uma análise das diversas soluções regulatórias existentes neste setor, e abordando alguns exemplos práticos, segue-se uma descrição da concorrência entre os dois modelos de negócio, num quadro em que o setor dos táxis já registava alguma quebra na sua atividade antes da chegada da Uber, recorrendo também a exemplos de reações das entidades reguladoras para sanar este conflito, e refletindo sobre eventuais soluções para aspetos ainda não resolvidos.FEUC2016-09-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/33187http://hdl.handle.net/10316/33187porGonçalves, Ricardo Filipe Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-21T17:34:17Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/33187Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:47:02.125294Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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