Os autores e o repositório científico – estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, M.E.P.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Rodrigues, A.M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/2428
Resumo: Com o objetivo de compreender a relação entre os docentes/investigadores e o repositório científico, elaborou-se um estudo ba­seado num inquérito por questionário para docentes/investigadores de uma instituição de ensino superior. As questões incidiram sobre o Movimento de Acesso Livre ao Conhecimento Científico, o conhecimento do repositório institucional e da Política de Depósito de Documentos no repositório, a predisposição para a participação e a utilização do repositório na docência. Os resultados foram tratados com o programa SPSS. Foram obtidas 94 (19%) respostas válidas, onde verificou-se que os docentes/investigadores conhecem o repositório e atribuem-lhe muita importância. Os impactos institucionais identificados foram imagem, visibilidade e reputação. Os impactos individuais identificados foram reputação científica, reconhecimento pelos pares e aumento das citações. Obtiveram-se os seguintes resultados: 66% dos respondentes indicaram utilizar o repositório, sobretudo, para pesquisa científica; 80,9% dos docentes/investigadores recomendam aos estudantes o uso do repositório; 69,1% dos respondentes possuem documentos no repositório; o depósito mediado é o mais utilizado; 87,2% dos respondentes referiram continuar a depositar no repositório; e 66% conhecem a Política de Depósito de Documentos no repositório, mas 68% desconhecem a obrigatoriedade de depositar lá seus documentos. Os resultados denotam bom nível de aceitação e reconhecimento do repositório, mas devem continuar a ser desenvolvidas atividades de divulgação e formação.
id RCAP_c39aacf62567b77f24a41d1a200c47ab
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2428
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Os autores e o repositório científico – estudo de casoThe authors and the scientific repository – a case studyRepositório científicoAutoriaAcesso AbertoFortalecimento institucionalPolítica organizacionalArmazenamento e recuperação da informaçãoCom o objetivo de compreender a relação entre os docentes/investigadores e o repositório científico, elaborou-se um estudo ba­seado num inquérito por questionário para docentes/investigadores de uma instituição de ensino superior. As questões incidiram sobre o Movimento de Acesso Livre ao Conhecimento Científico, o conhecimento do repositório institucional e da Política de Depósito de Documentos no repositório, a predisposição para a participação e a utilização do repositório na docência. Os resultados foram tratados com o programa SPSS. Foram obtidas 94 (19%) respostas válidas, onde verificou-se que os docentes/investigadores conhecem o repositório e atribuem-lhe muita importância. Os impactos institucionais identificados foram imagem, visibilidade e reputação. Os impactos individuais identificados foram reputação científica, reconhecimento pelos pares e aumento das citações. Obtiveram-se os seguintes resultados: 66% dos respondentes indicaram utilizar o repositório, sobretudo, para pesquisa científica; 80,9% dos docentes/investigadores recomendam aos estudantes o uso do repositório; 69,1% dos respondentes possuem documentos no repositório; o depósito mediado é o mais utilizado; 87,2% dos respondentes referiram continuar a depositar no repositório; e 66% conhecem a Política de Depósito de Documentos no repositório, mas 68% desconhecem a obrigatoriedade de depositar lá seus documentos. Os resultados denotam bom nível de aceitação e reconhecimento do repositório, mas devem continuar a ser desenvolvidas atividades de divulgação e formação.www.reciis.icict.fiocruz.brRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoRodrigues, M.E.P.Rodrigues, A.M.2014-07-09T11:33:46Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2428porRodrigues, M.E.P.; Rodrigues, A.M. 2014. Os autores e o repositório científico – estudo de caso. RECIIS – Rev. Eletron. de Comun. Inf. Inov. Saúde. 2014 jun., 8(2): 107-121. (DOI: 10.3395/reciis.v8.i2.912.pt)DOI: 10.3395/reciis.v8.i2.912.ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-18T01:47:05ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Os autores e o repositório científico – estudo de caso
The authors and the scientific repository – a case study
title Os autores e o repositório científico – estudo de caso
spellingShingle Os autores e o repositório científico – estudo de caso
Rodrigues, M.E.P.
Repositório científico
Autoria
Acesso Aberto
Fortalecimento institucional
Política organizacional
Armazenamento e recuperação da informação
title_short Os autores e o repositório científico – estudo de caso
title_full Os autores e o repositório científico – estudo de caso
title_fullStr Os autores e o repositório científico – estudo de caso
title_full_unstemmed Os autores e o repositório científico – estudo de caso
title_sort Os autores e o repositório científico – estudo de caso
author Rodrigues, M.E.P.
author_facet Rodrigues, M.E.P.
Rodrigues, A.M.
author_role author
author2 Rodrigues, A.M.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, M.E.P.
Rodrigues, A.M.
dc.subject.por.fl_str_mv Repositório científico
Autoria
Acesso Aberto
Fortalecimento institucional
Política organizacional
Armazenamento e recuperação da informação
topic Repositório científico
Autoria
Acesso Aberto
Fortalecimento institucional
Política organizacional
Armazenamento e recuperação da informação
description Com o objetivo de compreender a relação entre os docentes/investigadores e o repositório científico, elaborou-se um estudo ba­seado num inquérito por questionário para docentes/investigadores de uma instituição de ensino superior. As questões incidiram sobre o Movimento de Acesso Livre ao Conhecimento Científico, o conhecimento do repositório institucional e da Política de Depósito de Documentos no repositório, a predisposição para a participação e a utilização do repositório na docência. Os resultados foram tratados com o programa SPSS. Foram obtidas 94 (19%) respostas válidas, onde verificou-se que os docentes/investigadores conhecem o repositório e atribuem-lhe muita importância. Os impactos institucionais identificados foram imagem, visibilidade e reputação. Os impactos individuais identificados foram reputação científica, reconhecimento pelos pares e aumento das citações. Obtiveram-se os seguintes resultados: 66% dos respondentes indicaram utilizar o repositório, sobretudo, para pesquisa científica; 80,9% dos docentes/investigadores recomendam aos estudantes o uso do repositório; 69,1% dos respondentes possuem documentos no repositório; o depósito mediado é o mais utilizado; 87,2% dos respondentes referiram continuar a depositar no repositório; e 66% conhecem a Política de Depósito de Documentos no repositório, mas 68% desconhecem a obrigatoriedade de depositar lá seus documentos. Os resultados denotam bom nível de aceitação e reconhecimento do repositório, mas devem continuar a ser desenvolvidas atividades de divulgação e formação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-09T11:33:46Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/2428
url http://hdl.handle.net/10400.11/2428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rodrigues, M.E.P.; Rodrigues, A.M. 2014. Os autores e o repositório científico – estudo de caso. RECIIS – Rev. Eletron. de Comun. Inf. Inov. Saúde. 2014 jun., 8(2): 107-121. (DOI: 10.3395/reciis.v8.i2.912.pt)
DOI: 10.3395/reciis.v8.i2.912.pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv www.reciis.icict.fiocruz.br
publisher.none.fl_str_mv www.reciis.icict.fiocruz.br
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301803703992320