Percursos de autoria em/na rede: o processo de curadoria de conteúdo digital na perspectiva dos ambientes pessoais de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bassani, Patrícia Scherer
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Magnus, Emanuele Biolo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/9785
Resumo: Este trabalho aborda o processo de autoria no contexto educativo, sob a perspectiva da curadoria, articulado aos estudos sobre ambientes pessoais de aprendizagem (do inglês, Personal Learning Environment – PLE), a partir do uso de diferentes interfaces digitais. Exercitar a prática curatorial no contexto educativo envolve o desenvolvimento de atividades em que o sujeito, aluno e/ou professor, se coloca no papel de autor do seu percurso de aprendizagem, que envolve a seleção de conteúdos, a articulação entre os diferentes materiais selecionados, a produção de novos artefatos, seja por meio da criação e/ou recombinação de artefatos já existentes. Este estudo, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, apresenta uma proposta de curadoria no contexto educativo a partir de três etapas complementares e inter-relacionadas: curadoria preliminar, significativa e consolidada. Apresentamos o processo de curadoria no contexto de duas dinâmicas formativas desenvolvidas no ensino superior em diferentes contextos: a) formação inicial de professores em Licenciatura em Letras; b) projeto de pesquisa de tendências comportamentais na área de Moda e Design. Resultados apontam que uma abordagem pedagógica baseada na curadoria de conteúdo digital sob a perspectiva do PLE pode contribuir para fomentar processos de autoria e de colaboração.
id RCAP_c3a2420c36cfd70a34dc363c1b278fc1
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9785
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percursos de autoria em/na rede: o processo de curadoria de conteúdo digital na perspectiva dos ambientes pessoais de aprendizagemPaths of authorship: the process of digital content curation from a personal learning environment perspectiveTecnologia educacionalCuradoria de conteúdo digitalAmbiente pessoal de aprendizagemAutoriaEducational technologyDigital content curationalPersonal learning environmentAuthorshipODS::04:Educação de QualidadeEste trabalho aborda o processo de autoria no contexto educativo, sob a perspectiva da curadoria, articulado aos estudos sobre ambientes pessoais de aprendizagem (do inglês, Personal Learning Environment – PLE), a partir do uso de diferentes interfaces digitais. Exercitar a prática curatorial no contexto educativo envolve o desenvolvimento de atividades em que o sujeito, aluno e/ou professor, se coloca no papel de autor do seu percurso de aprendizagem, que envolve a seleção de conteúdos, a articulação entre os diferentes materiais selecionados, a produção de novos artefatos, seja por meio da criação e/ou recombinação de artefatos já existentes. Este estudo, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, apresenta uma proposta de curadoria no contexto educativo a partir de três etapas complementares e inter-relacionadas: curadoria preliminar, significativa e consolidada. Apresentamos o processo de curadoria no contexto de duas dinâmicas formativas desenvolvidas no ensino superior em diferentes contextos: a) formação inicial de professores em Licenciatura em Letras; b) projeto de pesquisa de tendências comportamentais na área de Moda e Design. Resultados apontam que uma abordagem pedagógica baseada na curadoria de conteúdo digital sob a perspectiva do PLE pode contribuir para fomentar processos de autoria e de colaboração.This paper addresses the authorship process in the educational setting based on a curatorship perspective, articulated with studies on personal learning environments (PLE). Promoting curatorial practices in educational settings involves the development of activities in which the subject both student or teacher, plays the role of author of their learning path, which involves the selection of content, the articulation between different selected materials, the production of new artifacts, through the creation and/or recombination of existing artifacts. This study is based on an applied and qualitative approach and presents a digital curation process based on three complementary phases: preliminary, significant, and consolidated curation. The data were produced in the context of two formative dynamics developed in higher education: a) initial teacher education; b) research project in the area of Fashion and Design. Based on the results, we can infer that pedagogical approaches focusing on digital content curation from a PLE perspective can boost the authorship and the collaboration in educational settings.Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoBassani, Patrícia SchererMagnus, Emanuele Biolo2020-06-16T11:02:55Z2020-042020-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9785porBassani, Patrícia Scherer; Magnus, Emanuele Biolo - Percursos de autoria em/na rede: o processo de curadoria de conteúdo digital na perspectiva dos ambientes pessoais de aprendizagem: o processo de curadoria de conteúdo digital na perspectiva dos ambientes pessoais de aprendizagem. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 3, nº 1 (março/abril 2020), p. 78-992182-4967https://doi.org/10.34627/re@d_le@d.v3i1.198info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:48:47Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9785Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:28.246541Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percursos de autoria em/na rede: o processo de curadoria de conteúdo digital na perspectiva dos ambientes pessoais de aprendizagem
Paths of authorship: the process of digital content curation from a personal learning environment perspective
title Percursos de autoria em/na rede: o processo de curadoria de conteúdo digital na perspectiva dos ambientes pessoais de aprendizagem
spellingShingle Percursos de autoria em/na rede: o processo de curadoria de conteúdo digital na perspectiva dos ambientes pessoais de aprendizagem
Bassani, Patrícia Scherer
Tecnologia educacional
Curadoria de conteúdo digital
Ambiente pessoal de aprendizagem
Autoria
Educational technology
Digital content curational
Personal learning environment
Authorship
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Percursos de autoria em/na rede: o processo de curadoria de conteúdo digital na perspectiva dos ambientes pessoais de aprendizagem
title_full Percursos de autoria em/na rede: o processo de curadoria de conteúdo digital na perspectiva dos ambientes pessoais de aprendizagem
title_fullStr Percursos de autoria em/na rede: o processo de curadoria de conteúdo digital na perspectiva dos ambientes pessoais de aprendizagem
title_full_unstemmed Percursos de autoria em/na rede: o processo de curadoria de conteúdo digital na perspectiva dos ambientes pessoais de aprendizagem
title_sort Percursos de autoria em/na rede: o processo de curadoria de conteúdo digital na perspectiva dos ambientes pessoais de aprendizagem
author Bassani, Patrícia Scherer
author_facet Bassani, Patrícia Scherer
Magnus, Emanuele Biolo
author_role author
author2 Magnus, Emanuele Biolo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Bassani, Patrícia Scherer
Magnus, Emanuele Biolo
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Curadoria de conteúdo digital
Ambiente pessoal de aprendizagem
Autoria
Educational technology
Digital content curational
Personal learning environment
Authorship
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Tecnologia educacional
Curadoria de conteúdo digital
Ambiente pessoal de aprendizagem
Autoria
Educational technology
Digital content curational
Personal learning environment
Authorship
ODS::04:Educação de Qualidade
description Este trabalho aborda o processo de autoria no contexto educativo, sob a perspectiva da curadoria, articulado aos estudos sobre ambientes pessoais de aprendizagem (do inglês, Personal Learning Environment – PLE), a partir do uso de diferentes interfaces digitais. Exercitar a prática curatorial no contexto educativo envolve o desenvolvimento de atividades em que o sujeito, aluno e/ou professor, se coloca no papel de autor do seu percurso de aprendizagem, que envolve a seleção de conteúdos, a articulação entre os diferentes materiais selecionados, a produção de novos artefatos, seja por meio da criação e/ou recombinação de artefatos já existentes. Este estudo, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, apresenta uma proposta de curadoria no contexto educativo a partir de três etapas complementares e inter-relacionadas: curadoria preliminar, significativa e consolidada. Apresentamos o processo de curadoria no contexto de duas dinâmicas formativas desenvolvidas no ensino superior em diferentes contextos: a) formação inicial de professores em Licenciatura em Letras; b) projeto de pesquisa de tendências comportamentais na área de Moda e Design. Resultados apontam que uma abordagem pedagógica baseada na curadoria de conteúdo digital sob a perspectiva do PLE pode contribuir para fomentar processos de autoria e de colaboração.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-16T11:02:55Z
2020-04
2020-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/9785
url http://hdl.handle.net/10400.2/9785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Bassani, Patrícia Scherer; Magnus, Emanuele Biolo - Percursos de autoria em/na rede: o processo de curadoria de conteúdo digital na perspectiva dos ambientes pessoais de aprendizagem: o processo de curadoria de conteúdo digital na perspectiva dos ambientes pessoais de aprendizagem. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 3, nº 1 (março/abril 2020), p. 78-99
2182-4967
https://doi.org/10.34627/re@d_le@d.v3i1.198
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135079252885504