A CURADORIA DIGITAL ON-LINE E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-AUTOR: EXPERIÊNCIAS DE AUTORIA EM/NA REDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scherer Bassani, Patrícia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Biolo Magnus, Emanuele, Wilbert, Berta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4437
Resumo: O estudo aqui apresentado busca contribuir, complementar e ampliar o escopo de pesquisas envolvendo o uso das tecnologias digitais no processo de formação de professores sob a perspectiva do professor-autor, a partir de uma estratégia pedagógica que envolve a autoria sob a perspectiva da curadoria digital, articulada aos estudos sobre ambientes pessoais de aprendizagem (ou Personal Learning Environments - PLE). O objetivo consiste em analisar as possibilidades das ferramentas de curadoria on-line como espaços para o exercício da autoria e da socialização de saberes na perspectiva do PLE, no contexto da formação inicial de professores de licenciatura. O presente estudo, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, foi desenvolvido com base no método da Cartografia, envolvendo um grupo de acadêmicos de licenciatura regularmente matriculados no curso Letras. Os dados foram produzidos a partir de observação in loco durante as aulas e dos documentos on-line produzidos pelos estudantes, seguido por um processo de análise documental. Resultados apontam que as ferramentas de curadoria oportunizam a autoria, uma vez que tornam público um conjunto de escolhas do sujeito, caracterizando um primeiro movimento de gestão e apropriação do PLE
id UNIT-2_b3ae54bdf07c32fd1ee07d903ed7a36a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4437
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling A CURADORIA DIGITAL ON-LINE E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-AUTOR: EXPERIÊNCIAS DE AUTORIA EM/NA REDEcuradoria digitalformação de professoresambientes pessoais de aprendizagemO estudo aqui apresentado busca contribuir, complementar e ampliar o escopo de pesquisas envolvendo o uso das tecnologias digitais no processo de formação de professores sob a perspectiva do professor-autor, a partir de uma estratégia pedagógica que envolve a autoria sob a perspectiva da curadoria digital, articulada aos estudos sobre ambientes pessoais de aprendizagem (ou Personal Learning Environments - PLE). O objetivo consiste em analisar as possibilidades das ferramentas de curadoria on-line como espaços para o exercício da autoria e da socialização de saberes na perspectiva do PLE, no contexto da formação inicial de professores de licenciatura. O presente estudo, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, foi desenvolvido com base no método da Cartografia, envolvendo um grupo de acadêmicos de licenciatura regularmente matriculados no curso Letras. Os dados foram produzidos a partir de observação in loco durante as aulas e dos documentos on-line produzidos pelos estudantes, seguido por um processo de análise documental. Resultados apontam que as ferramentas de curadoria oportunizam a autoria, uma vez que tornam público um conjunto de escolhas do sujeito, caracterizando um primeiro movimento de gestão e apropriação do PLEEditora Universitária Tiradentes2017-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa; método cartográfico; análise documentalapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/443710.17564/2316-3828.2017v6n1p93-106EDUCAÇÃO; v. 6 n. 1 (2017); 93-1062316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2017v6n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4437/2491Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessScherer Bassani, PatríciaBiolo Magnus, EmanueleWilbert, Berta2020-11-18T20:56:24Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4437Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:59.721297Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv A CURADORIA DIGITAL ON-LINE E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-AUTOR: EXPERIÊNCIAS DE AUTORIA EM/NA REDE
title A CURADORIA DIGITAL ON-LINE E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-AUTOR: EXPERIÊNCIAS DE AUTORIA EM/NA REDE
spellingShingle A CURADORIA DIGITAL ON-LINE E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-AUTOR: EXPERIÊNCIAS DE AUTORIA EM/NA REDE
Scherer Bassani, Patrícia
curadoria digital
formação de professores
ambientes pessoais de aprendizagem
title_short A CURADORIA DIGITAL ON-LINE E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-AUTOR: EXPERIÊNCIAS DE AUTORIA EM/NA REDE
title_full A CURADORIA DIGITAL ON-LINE E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-AUTOR: EXPERIÊNCIAS DE AUTORIA EM/NA REDE
title_fullStr A CURADORIA DIGITAL ON-LINE E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-AUTOR: EXPERIÊNCIAS DE AUTORIA EM/NA REDE
title_full_unstemmed A CURADORIA DIGITAL ON-LINE E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-AUTOR: EXPERIÊNCIAS DE AUTORIA EM/NA REDE
title_sort A CURADORIA DIGITAL ON-LINE E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-AUTOR: EXPERIÊNCIAS DE AUTORIA EM/NA REDE
author Scherer Bassani, Patrícia
author_facet Scherer Bassani, Patrícia
Biolo Magnus, Emanuele
Wilbert, Berta
author_role author
author2 Biolo Magnus, Emanuele
Wilbert, Berta
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scherer Bassani, Patrícia
Biolo Magnus, Emanuele
Wilbert, Berta
dc.subject.por.fl_str_mv curadoria digital
formação de professores
ambientes pessoais de aprendizagem
topic curadoria digital
formação de professores
ambientes pessoais de aprendizagem
description O estudo aqui apresentado busca contribuir, complementar e ampliar o escopo de pesquisas envolvendo o uso das tecnologias digitais no processo de formação de professores sob a perspectiva do professor-autor, a partir de uma estratégia pedagógica que envolve a autoria sob a perspectiva da curadoria digital, articulada aos estudos sobre ambientes pessoais de aprendizagem (ou Personal Learning Environments - PLE). O objetivo consiste em analisar as possibilidades das ferramentas de curadoria on-line como espaços para o exercício da autoria e da socialização de saberes na perspectiva do PLE, no contexto da formação inicial de professores de licenciatura. O presente estudo, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, foi desenvolvido com base no método da Cartografia, envolvendo um grupo de acadêmicos de licenciatura regularmente matriculados no curso Letras. Os dados foram produzidos a partir de observação in loco durante as aulas e dos documentos on-line produzidos pelos estudantes, seguido por um processo de análise documental. Resultados apontam que as ferramentas de curadoria oportunizam a autoria, uma vez que tornam público um conjunto de escolhas do sujeito, caracterizando um primeiro movimento de gestão e apropriação do PLE
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa; método cartográfico; análise documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4437
10.17564/2316-3828.2017v6n1p93-106
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4437
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2017v6n1p93-106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4437/2491
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 6 n. 1 (2017); 93-106
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2017v6n1
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220613886869504