O impacto da autoavaliação na prestação de serviço educativo: o caso do grupo disciplinar de Biologia-Geologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6051 |
Resumo: | A presente investigação tem como principal objetivo conhecer o impacto do trabalho desenvolvido pelas equipas de autoavaliação ao nível da prestação de serviço educativo, neste caso, nas práticas dos docentes do grupo disciplinar de Biologia-Geologia Sustentado por uma opção que recaiu sobre uma escola secundária com 3º ciclo e pública (Escola Ómega), do norte do país, este estudo de caso, enquanto estratégia metodológica, subordinada ao paradigma interpretativo, tem um propósito compreensivo do objeto de estudo. Para o efeito, para além da observação participante, fizemos uso da entrevista semiestruturada bem como uma pesquisa documental que incidiu sobre os Relatórios de Avaliação Externa, Relatório de autoavaliação, Projeto Educativo, Plano de Estudos e Desenvolvimento Curricular, Atas do Conselho Pedagógico, da equipa de autoavaliação e de departamento/grupo disciplinar. A análise dos resultados seguiu a metodologia de análise de conteúdo, projetada em duas dimensões (autoavaliação e plano de melhoria), por se configurar a mais adequada, face à natureza qualitativa dos dados obtidos. Daqui ressaltou o confronto entre duas dinâmicas de ação, manifestadas entre a lógica da burocracia e a lógica da anarquia organizada, enquanto princípios que estruturam comportamentos e processos organizacionais. Da investigação realizada foi possível concluir que, apesar da preocupação com a qualidade e melhoria do serviço educativo prestado, as ações desenvolvidas surgem, apenas, como resposta às pressões da avaliação externa. Com efeito, o impacto da autoavaliação é sentido ao nível de algumas medidas educativas tomadas, nomeadamente ao nível da promoção do reforço de aprendizagem a disciplinas basilares, aplicação de testes uniformizados, reuniões alargadas de conselho de turma e planeamento comum das atividades a desenvolver numa disciplina/ano, em reuniões setoriais. Contudo, a não operacionalização da supervisão pedagógica, como ação do plano de melhoria, não tornou percetível a ocorrência de mudanças na prestação do serviço educativo em ambiente de sala de aula. Todo o esforço empreendido nos processos de autoavaliação traduz-se no cumprimento de uma imposição político-normativa, bem como num ritual legitimador e de gerenciamento da imagem da escola pública. Não obstante, há o reconhecimento da importância dos resultados da avaliação institucional (interna e externa) na imagem refletida para a sociedade envolvente. |
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Para o efeito, para além da observação participante, fizemos uso da entrevista semiestruturada bem como uma pesquisa documental que incidiu sobre os Relatórios de Avaliação Externa, Relatório de autoavaliação, Projeto Educativo, Plano de Estudos e Desenvolvimento Curricular, Atas do Conselho Pedagógico, da equipa de autoavaliação e de departamento/grupo disciplinar. A análise dos resultados seguiu a metodologia de análise de conteúdo, projetada em duas dimensões (autoavaliação e plano de melhoria), por se configurar a mais adequada, face à natureza qualitativa dos dados obtidos. Daqui ressaltou o confronto entre duas dinâmicas de ação, manifestadas entre a lógica da burocracia e a lógica da anarquia organizada, enquanto princípios que estruturam comportamentos e processos organizacionais. Da investigação realizada foi possível concluir que, apesar da preocupação com a qualidade e melhoria do serviço educativo prestado, as ações desenvolvidas surgem, apenas, como resposta às pressões da avaliação externa. Com efeito, o impacto da autoavaliação é sentido ao nível de algumas medidas educativas tomadas, nomeadamente ao nível da promoção do reforço de aprendizagem a disciplinas basilares, aplicação de testes uniformizados, reuniões alargadas de conselho de turma e planeamento comum das atividades a desenvolver numa disciplina/ano, em reuniões setoriais. Contudo, a não operacionalização da supervisão pedagógica, como ação do plano de melhoria, não tornou percetível a ocorrência de mudanças na prestação do serviço educativo em ambiente de sala de aula. Todo o esforço empreendido nos processos de autoavaliação traduz-se no cumprimento de uma imposição político-normativa, bem como num ritual legitimador e de gerenciamento da imagem da escola pública. Não obstante, há o reconhecimento da importância dos resultados da avaliação institucional (interna e externa) na imagem refletida para a sociedade envolvente.The current research aims mainly at ascertaining the impact of the work developed by self-assessment teams on educational services, namely on Biology and Geology teachers’ praxis. Based on the experience of a public secondary school with third cycle of Basic education in the North of the country (The Omega school), this case-study, as a methodological strategy anchored by the interpretive paradigm, looks at its object comprehensively. Besides participatory observation, semi structured interviews were conducted as well as documentary research, which included External Evaluation Reports, Self-assessment Reports, The School’s Educational Project, The Syllabus and Curriculum Development and the minutes of the Pedagogical Council, of the Self-assessment Team and of the Department/ group. Result analysis followed the content analysis methodology that was conducted according to two main guidelines (self-assessment and school improvement plan - SIP) because it was thought to be the best approach in view of the qualitative nature of the data that were obtained. Results pointed to a confrontation between two dynamics – the logic of bureaucracy and that of organised anarchy – as principles that structure attitudes and organisational processes. It was possible to conclude that, despite concerns over quality and improving the educational services provided, the actions that are developed are just a consequence of the pressure exerted by external evaluation; in fact, the impact of self-assessment is felt on some of the measures that have been taken like strengthening learning processes as regards main subjects, applying uniform tests, extensive meetings of the Class Council and the common planning of activities to be developed in a certain subject/throughout the year. However, changes in the educational services provided within the classroom were not discernible because pedagogical supervision as part of the school improvement plan was not operated. All the effort committed to self-assessment processes translates to fulfilling a political and regulatory imposition as well as a legitimising ritual and managing the public school image. Nevertheless, the importance of institutional evaluation results (both internal and external) on the image conveyed to the public is widely acknowledged.2016-06-03T17:32:48Z2016-06-03T00:00:00Z2016-06-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6051porCorreia, Helena Isabel da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:54:50Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6051Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:02.175796Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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