O impacto da autoavaliação na prestação de serviço educativo: o caso do grupo disciplinar de Biologia-Geologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Helena Isabel da Costa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6051
Resumo: A presente investigação tem como principal objetivo conhecer o impacto do trabalho desenvolvido pelas equipas de autoavaliação ao nível da prestação de serviço educativo, neste caso, nas práticas dos docentes do grupo disciplinar de Biologia-Geologia Sustentado por uma opção que recaiu sobre uma escola secundária com 3º ciclo e pública (Escola Ómega), do norte do país, este estudo de caso, enquanto estratégia metodológica, subordinada ao paradigma interpretativo, tem um propósito compreensivo do objeto de estudo. Para o efeito, para além da observação participante, fizemos uso da entrevista semiestruturada bem como uma pesquisa documental que incidiu sobre os Relatórios de Avaliação Externa, Relatório de autoavaliação, Projeto Educativo, Plano de Estudos e Desenvolvimento Curricular, Atas do Conselho Pedagógico, da equipa de autoavaliação e de departamento/grupo disciplinar. A análise dos resultados seguiu a metodologia de análise de conteúdo, projetada em duas dimensões (autoavaliação e plano de melhoria), por se configurar a mais adequada, face à natureza qualitativa dos dados obtidos. Daqui ressaltou o confronto entre duas dinâmicas de ação, manifestadas entre a lógica da burocracia e a lógica da anarquia organizada, enquanto princípios que estruturam comportamentos e processos organizacionais. Da investigação realizada foi possível concluir que, apesar da preocupação com a qualidade e melhoria do serviço educativo prestado, as ações desenvolvidas surgem, apenas, como resposta às pressões da avaliação externa. Com efeito, o impacto da autoavaliação é sentido ao nível de algumas medidas educativas tomadas, nomeadamente ao nível da promoção do reforço de aprendizagem a disciplinas basilares, aplicação de testes uniformizados, reuniões alargadas de conselho de turma e planeamento comum das atividades a desenvolver numa disciplina/ano, em reuniões setoriais. Contudo, a não operacionalização da supervisão pedagógica, como ação do plano de melhoria, não tornou percetível a ocorrência de mudanças na prestação do serviço educativo em ambiente de sala de aula. Todo o esforço empreendido nos processos de autoavaliação traduz-se no cumprimento de uma imposição político-normativa, bem como num ritual legitimador e de gerenciamento da imagem da escola pública. Não obstante, há o reconhecimento da importância dos resultados da avaliação institucional (interna e externa) na imagem refletida para a sociedade envolvente.
id RCAP_c3bd9f9dcc86628cce2d064d04f1d03e
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6051
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto da autoavaliação na prestação de serviço educativo: o caso do grupo disciplinar de Biologia-GeologiaAutoavaliaçãoServiço educativoPlano de melhoriaResultados escolaresA presente investigação tem como principal objetivo conhecer o impacto do trabalho desenvolvido pelas equipas de autoavaliação ao nível da prestação de serviço educativo, neste caso, nas práticas dos docentes do grupo disciplinar de Biologia-Geologia Sustentado por uma opção que recaiu sobre uma escola secundária com 3º ciclo e pública (Escola Ómega), do norte do país, este estudo de caso, enquanto estratégia metodológica, subordinada ao paradigma interpretativo, tem um propósito compreensivo do objeto de estudo. Para o efeito, para além da observação participante, fizemos uso da entrevista semiestruturada bem como uma pesquisa documental que incidiu sobre os Relatórios de Avaliação Externa, Relatório de autoavaliação, Projeto Educativo, Plano de Estudos e Desenvolvimento Curricular, Atas do Conselho Pedagógico, da equipa de autoavaliação e de departamento/grupo disciplinar. A análise dos resultados seguiu a metodologia de análise de conteúdo, projetada em duas dimensões (autoavaliação e plano de melhoria), por se configurar a mais adequada, face à natureza qualitativa dos dados obtidos. Daqui ressaltou o confronto entre duas dinâmicas de ação, manifestadas entre a lógica da burocracia e a lógica da anarquia organizada, enquanto princípios que estruturam comportamentos e processos organizacionais. Da investigação realizada foi possível concluir que, apesar da preocupação com a qualidade e melhoria do serviço educativo prestado, as ações desenvolvidas surgem, apenas, como resposta às pressões da avaliação externa. Com efeito, o impacto da autoavaliação é sentido ao nível de algumas medidas educativas tomadas, nomeadamente ao nível da promoção do reforço de aprendizagem a disciplinas basilares, aplicação de testes uniformizados, reuniões alargadas de conselho de turma e planeamento comum das atividades a desenvolver numa disciplina/ano, em reuniões setoriais. Contudo, a não operacionalização da supervisão pedagógica, como ação do plano de melhoria, não tornou percetível a ocorrência de mudanças na prestação do serviço educativo em ambiente de sala de aula. Todo o esforço empreendido nos processos de autoavaliação traduz-se no cumprimento de uma imposição político-normativa, bem como num ritual legitimador e de gerenciamento da imagem da escola pública. Não obstante, há o reconhecimento da importância dos resultados da avaliação institucional (interna e externa) na imagem refletida para a sociedade envolvente.The current research aims mainly at ascertaining the impact of the work developed by self-assessment teams on educational services, namely on Biology and Geology teachers’ praxis. Based on the experience of a public secondary school with third cycle of Basic education in the North of the country (The Omega school), this case-study, as a methodological strategy anchored by the interpretive paradigm, looks at its object comprehensively. Besides participatory observation, semi structured interviews were conducted as well as documentary research, which included External Evaluation Reports, Self-assessment Reports, The School’s Educational Project, The Syllabus and Curriculum Development and the minutes of the Pedagogical Council, of the Self-assessment Team and of the Department/ group. Result analysis followed the content analysis methodology that was conducted according to two main guidelines (self-assessment and school improvement plan - SIP) because it was thought to be the best approach in view of the qualitative nature of the data that were obtained. Results pointed to a confrontation between two dynamics – the logic of bureaucracy and that of organised anarchy – as principles that structure attitudes and organisational processes. It was possible to conclude that, despite concerns over quality and improving the educational services provided, the actions that are developed are just a consequence of the pressure exerted by external evaluation; in fact, the impact of self-assessment is felt on some of the measures that have been taken like strengthening learning processes as regards main subjects, applying uniform tests, extensive meetings of the Class Council and the common planning of activities to be developed in a certain subject/throughout the year. However, changes in the educational services provided within the classroom were not discernible because pedagogical supervision as part of the school improvement plan was not operated. All the effort committed to self-assessment processes translates to fulfilling a political and regulatory imposition as well as a legitimising ritual and managing the public school image. Nevertheless, the importance of institutional evaluation results (both internal and external) on the image conveyed to the public is widely acknowledged.2016-06-03T17:32:48Z2016-06-03T00:00:00Z2016-06-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6051porCorreia, Helena Isabel da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:54:50Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6051Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:02.175796Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da autoavaliação na prestação de serviço educativo: o caso do grupo disciplinar de Biologia-Geologia
title O impacto da autoavaliação na prestação de serviço educativo: o caso do grupo disciplinar de Biologia-Geologia
spellingShingle O impacto da autoavaliação na prestação de serviço educativo: o caso do grupo disciplinar de Biologia-Geologia
Correia, Helena Isabel da Costa
Autoavaliação
Serviço educativo
Plano de melhoria
Resultados escolares
title_short O impacto da autoavaliação na prestação de serviço educativo: o caso do grupo disciplinar de Biologia-Geologia
title_full O impacto da autoavaliação na prestação de serviço educativo: o caso do grupo disciplinar de Biologia-Geologia
title_fullStr O impacto da autoavaliação na prestação de serviço educativo: o caso do grupo disciplinar de Biologia-Geologia
title_full_unstemmed O impacto da autoavaliação na prestação de serviço educativo: o caso do grupo disciplinar de Biologia-Geologia
title_sort O impacto da autoavaliação na prestação de serviço educativo: o caso do grupo disciplinar de Biologia-Geologia
author Correia, Helena Isabel da Costa
author_facet Correia, Helena Isabel da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Helena Isabel da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Autoavaliação
Serviço educativo
Plano de melhoria
Resultados escolares
topic Autoavaliação
Serviço educativo
Plano de melhoria
Resultados escolares
description A presente investigação tem como principal objetivo conhecer o impacto do trabalho desenvolvido pelas equipas de autoavaliação ao nível da prestação de serviço educativo, neste caso, nas práticas dos docentes do grupo disciplinar de Biologia-Geologia Sustentado por uma opção que recaiu sobre uma escola secundária com 3º ciclo e pública (Escola Ómega), do norte do país, este estudo de caso, enquanto estratégia metodológica, subordinada ao paradigma interpretativo, tem um propósito compreensivo do objeto de estudo. Para o efeito, para além da observação participante, fizemos uso da entrevista semiestruturada bem como uma pesquisa documental que incidiu sobre os Relatórios de Avaliação Externa, Relatório de autoavaliação, Projeto Educativo, Plano de Estudos e Desenvolvimento Curricular, Atas do Conselho Pedagógico, da equipa de autoavaliação e de departamento/grupo disciplinar. A análise dos resultados seguiu a metodologia de análise de conteúdo, projetada em duas dimensões (autoavaliação e plano de melhoria), por se configurar a mais adequada, face à natureza qualitativa dos dados obtidos. Daqui ressaltou o confronto entre duas dinâmicas de ação, manifestadas entre a lógica da burocracia e a lógica da anarquia organizada, enquanto princípios que estruturam comportamentos e processos organizacionais. Da investigação realizada foi possível concluir que, apesar da preocupação com a qualidade e melhoria do serviço educativo prestado, as ações desenvolvidas surgem, apenas, como resposta às pressões da avaliação externa. Com efeito, o impacto da autoavaliação é sentido ao nível de algumas medidas educativas tomadas, nomeadamente ao nível da promoção do reforço de aprendizagem a disciplinas basilares, aplicação de testes uniformizados, reuniões alargadas de conselho de turma e planeamento comum das atividades a desenvolver numa disciplina/ano, em reuniões setoriais. Contudo, a não operacionalização da supervisão pedagógica, como ação do plano de melhoria, não tornou percetível a ocorrência de mudanças na prestação do serviço educativo em ambiente de sala de aula. Todo o esforço empreendido nos processos de autoavaliação traduz-se no cumprimento de uma imposição político-normativa, bem como num ritual legitimador e de gerenciamento da imagem da escola pública. Não obstante, há o reconhecimento da importância dos resultados da avaliação institucional (interna e externa) na imagem refletida para a sociedade envolvente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-03T17:32:48Z
2016-06-03T00:00:00Z
2016-06-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6051
url http://hdl.handle.net/10348/6051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137148396371968