Interactividade e Jornalismo: Novas Formas de Escrita e de Leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Inês
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/194
Resumo: As Comunicações Mediadas por Computador (CMC) e a interacção Humano-Computador (HCI) desenvolvem-se, actualmente, num contexto de mudança e reformulam o tradicional processo de comunicação. A introdução da interactividade na comunicação alterou os modos de produção e de recepção do jornalismo, introduzindo a nova realidade do ciberjornalismo. Este artigo explora o conceito de interactividade, abordando o impacto da Internet no campo do jornalismo e discutindo as características do novo cenário digital. O que está em questão é a análise dos novos modelos de comunicação que resultam da relação entre interactividade e os novos media. Interactivity and Journalism: New Ways of Writing and Reading Computer-Mediated Communication (CMC) and Human-Computer Interaction (HCM) evolve, nowadays, in a context of change and reformulate the traditional process of communication. The introduction of interactivity in communication changed the forms of production and reception of journalism, introducing the new reality of cyberjournalism. This article explores the concept of interactivity, approaching the impact of Internet in the field of journalism and discussing the characteristics of the new digital scene. What is at stake is the analysis of new models of communication that result from the relation between interactivity and the new media.
id RCAP_c3e3340c2425f890daa08cab717c2080
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/194
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interactividade e Jornalismo: Novas Formas de Escrita e de LeituraAs Comunicações Mediadas por Computador (CMC) e a interacção Humano-Computador (HCI) desenvolvem-se, actualmente, num contexto de mudança e reformulam o tradicional processo de comunicação. A introdução da interactividade na comunicação alterou os modos de produção e de recepção do jornalismo, introduzindo a nova realidade do ciberjornalismo. Este artigo explora o conceito de interactividade, abordando o impacto da Internet no campo do jornalismo e discutindo as características do novo cenário digital. O que está em questão é a análise dos novos modelos de comunicação que resultam da relação entre interactividade e os novos media. Interactivity and Journalism: New Ways of Writing and Reading Computer-Mediated Communication (CMC) and Human-Computer Interaction (HCM) evolve, nowadays, in a context of change and reformulate the traditional process of communication. The introduction of interactivity in communication changed the forms of production and reception of journalism, introducing the new reality of cyberjournalism. This article explores the concept of interactivity, approaching the impact of Internet in the field of journalism and discussing the characteristics of the new digital scene. What is at stake is the analysis of new models of communication that result from the relation between interactivity and the new media.Instituto Superior Miguel Torga2006-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/194Interações: Sociedade e as novas modernidades; No. 11Interações: Sociedade e as novas modernidades; Núm. 11Interações: Sociedade e as novas modernidades; N.º 112184-39290873-0725reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/194https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/194/201Amaral, Inêsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-21T19:45:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/194Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:49:56.660006Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interactividade e Jornalismo: Novas Formas de Escrita e de Leitura
title Interactividade e Jornalismo: Novas Formas de Escrita e de Leitura
spellingShingle Interactividade e Jornalismo: Novas Formas de Escrita e de Leitura
Amaral, Inês
title_short Interactividade e Jornalismo: Novas Formas de Escrita e de Leitura
title_full Interactividade e Jornalismo: Novas Formas de Escrita e de Leitura
title_fullStr Interactividade e Jornalismo: Novas Formas de Escrita e de Leitura
title_full_unstemmed Interactividade e Jornalismo: Novas Formas de Escrita e de Leitura
title_sort Interactividade e Jornalismo: Novas Formas de Escrita e de Leitura
author Amaral, Inês
author_facet Amaral, Inês
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Inês
description As Comunicações Mediadas por Computador (CMC) e a interacção Humano-Computador (HCI) desenvolvem-se, actualmente, num contexto de mudança e reformulam o tradicional processo de comunicação. A introdução da interactividade na comunicação alterou os modos de produção e de recepção do jornalismo, introduzindo a nova realidade do ciberjornalismo. Este artigo explora o conceito de interactividade, abordando o impacto da Internet no campo do jornalismo e discutindo as características do novo cenário digital. O que está em questão é a análise dos novos modelos de comunicação que resultam da relação entre interactividade e os novos media. Interactivity and Journalism: New Ways of Writing and Reading Computer-Mediated Communication (CMC) and Human-Computer Interaction (HCM) evolve, nowadays, in a context of change and reformulate the traditional process of communication. The introduction of interactivity in communication changed the forms of production and reception of journalism, introducing the new reality of cyberjournalism. This article explores the concept of interactivity, approaching the impact of Internet in the field of journalism and discussing the characteristics of the new digital scene. What is at stake is the analysis of new models of communication that result from the relation between interactivity and the new media.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/194
url https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/194
https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/194/201
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Miguel Torga
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Miguel Torga
dc.source.none.fl_str_mv Interações: Sociedade e as novas modernidades; No. 11
Interações: Sociedade e as novas modernidades; Núm. 11
Interações: Sociedade e as novas modernidades; N.º 11
2184-3929
0873-0725
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130363683930112