Os valores nas interações das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toscano, Ana Rita Balça Pimentel de Almeida
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78626
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_c3e3362b486c051a23a5bd9f6e46267f
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78626
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os valores nas interações das criançasValoresInteraçõesCidadaniaValuesInteractionsCitizenshipCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi realizado no âmbito do estágio em JI e 1ºCEB referente ao Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do1º Ciclo do Ensino Básico da Universidade do Minho. Os contextos de educação pré-escolar são a primeira etapa de educação básica das crianças e representam um lugar importante na formação das mesmas e da sua cidadania. É nestes que as crianças aprendem aviver em grupo,relacionando-se com osoutros, aprendem a distinguir o bemdo male a criar laços de amizade comoutras crianças e adultos, o que é muito importante. Por vezes existem conflitos entre os pares, o que deve ser encarado como umaáreadeaprendizageme desenvolvimento de competências evalores sociais,cabendo ao educador/professor colaborar para a formação pessoal e social da criança. O jardim de infância e a escola são contextos onde as crianças se desenvolvem e exercem a sua cidadania, ou seja, crescem como cidadãs de uma sociedade de direitos e de deveres, o que pressupõe a existência de valores. Este trabalho desenvolve-se através de várias atividades que apresentam como objetivos a promoção de crianças/cidadãos com atitudes e valores que permitam ser conscientes, críticos e solidários. Através das atividades foi possível criar oportunidade para aprender competências de interação com pares, melhorar as interações sociais, clarificar valores sociais e evidenciar o papel do educador enquanto mediador destes processos. Não podendo esquecer ainda a importância da relação entre educador/professor e crianças como forma de motivar e levar ao sucesso global de cada criança. O projeto pretendeu incentivar o (re)conhecimento das características próprias de cada um,promovera compreensão dascapacidades enecessidades,proporcionar aconstruçãode valores de respeito e cooperação, diminuindo assim os conflitos entre as crianças e apoiar as interações positivas e o sentido de pertença ao grupo.This report was carried out within the scope of the internship at JI and1°CEB referring to the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education at the University of Minho. The contexts of pre-school education are the first stage of basic education for children and represent an important place in the formation of the mand their citizenship. It is in these areas that children learn to live in groups, relating to others, they learn to distinguish good from evil and to create bonds of friendship with other children and adults, which is very important. Sometimes there are conflicts between peers, which should be seen as an area of learning and development of skills and social values, with the educator/teacher collaborating with the child's personal and social development. Kindergarten and school are contexts where children develop and exercise their citizenship, that is, they grow up as citizens of a society, of rights and duties, which presupposes the existence of values. This work is developed through various activities that aim to promote children/citizens with attitudes and values that allow them to be aware, critical and supportive. Through the activities, it was possible to create an opportunity to learn skills of interaction with peers, improve social interactions, clarify social values and highlight the role of the educator as a mediator of these processes. We cannot forget the importance of the relationship between educator/teacher and children as away to motivate and lead to the global success of each child. The project intended to encourage the (re)cognition of the characteristics of each one, promote the understanding of abilities and needs, provide the construction of values of respect and cooperation, thus reducing conflicts between children and supporting positive interactions and a sense of belonging to the group.Sarmento, TeresaAntunes, CarlaUniversidade do MinhoToscano, Ana Rita Balça Pimentel de Almeida2022-02-242022-02-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78626por203004035info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:52:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78626Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:51:46.071213Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os valores nas interações das crianças
title Os valores nas interações das crianças
spellingShingle Os valores nas interações das crianças
Toscano, Ana Rita Balça Pimentel de Almeida
Valores
Interações
Cidadania
Values
Interactions
Citizenship
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Os valores nas interações das crianças
title_full Os valores nas interações das crianças
title_fullStr Os valores nas interações das crianças
title_full_unstemmed Os valores nas interações das crianças
title_sort Os valores nas interações das crianças
author Toscano, Ana Rita Balça Pimentel de Almeida
author_facet Toscano, Ana Rita Balça Pimentel de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sarmento, Teresa
Antunes, Carla
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Toscano, Ana Rita Balça Pimentel de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Valores
Interações
Cidadania
Values
Interactions
Citizenship
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Valores
Interações
Cidadania
Values
Interactions
Citizenship
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-24
2022-02-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78626
url https://hdl.handle.net/1822/78626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203004035
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133107695124480