Os valores nas interações das crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/78626 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_c3e3362b486c051a23a5bd9f6e46267f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78626 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os valores nas interações das criançasValoresInteraçõesCidadaniaValuesInteractionsCitizenshipCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi realizado no âmbito do estágio em JI e 1ºCEB referente ao Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do1º Ciclo do Ensino Básico da Universidade do Minho. Os contextos de educação pré-escolar são a primeira etapa de educação básica das crianças e representam um lugar importante na formação das mesmas e da sua cidadania. É nestes que as crianças aprendem aviver em grupo,relacionando-se com osoutros, aprendem a distinguir o bemdo male a criar laços de amizade comoutras crianças e adultos, o que é muito importante. Por vezes existem conflitos entre os pares, o que deve ser encarado como umaáreadeaprendizageme desenvolvimento de competências evalores sociais,cabendo ao educador/professor colaborar para a formação pessoal e social da criança. O jardim de infância e a escola são contextos onde as crianças se desenvolvem e exercem a sua cidadania, ou seja, crescem como cidadãs de uma sociedade de direitos e de deveres, o que pressupõe a existência de valores. Este trabalho desenvolve-se através de várias atividades que apresentam como objetivos a promoção de crianças/cidadãos com atitudes e valores que permitam ser conscientes, críticos e solidários. Através das atividades foi possível criar oportunidade para aprender competências de interação com pares, melhorar as interações sociais, clarificar valores sociais e evidenciar o papel do educador enquanto mediador destes processos. Não podendo esquecer ainda a importância da relação entre educador/professor e crianças como forma de motivar e levar ao sucesso global de cada criança. O projeto pretendeu incentivar o (re)conhecimento das características próprias de cada um,promovera compreensão dascapacidades enecessidades,proporcionar aconstruçãode valores de respeito e cooperação, diminuindo assim os conflitos entre as crianças e apoiar as interações positivas e o sentido de pertença ao grupo.This report was carried out within the scope of the internship at JI and1°CEB referring to the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education at the University of Minho. The contexts of pre-school education are the first stage of basic education for children and represent an important place in the formation of the mand their citizenship. It is in these areas that children learn to live in groups, relating to others, they learn to distinguish good from evil and to create bonds of friendship with other children and adults, which is very important. Sometimes there are conflicts between peers, which should be seen as an area of learning and development of skills and social values, with the educator/teacher collaborating with the child's personal and social development. Kindergarten and school are contexts where children develop and exercise their citizenship, that is, they grow up as citizens of a society, of rights and duties, which presupposes the existence of values. This work is developed through various activities that aim to promote children/citizens with attitudes and values that allow them to be aware, critical and supportive. Through the activities, it was possible to create an opportunity to learn skills of interaction with peers, improve social interactions, clarify social values and highlight the role of the educator as a mediator of these processes. We cannot forget the importance of the relationship between educator/teacher and children as away to motivate and lead to the global success of each child. The project intended to encourage the (re)cognition of the characteristics of each one, promote the understanding of abilities and needs, provide the construction of values of respect and cooperation, thus reducing conflicts between children and supporting positive interactions and a sense of belonging to the group.Sarmento, TeresaAntunes, CarlaUniversidade do MinhoToscano, Ana Rita Balça Pimentel de Almeida2022-02-242022-02-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78626por203004035info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:52:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78626Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:51:46.071213Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os valores nas interações das crianças |
title |
Os valores nas interações das crianças |
spellingShingle |
Os valores nas interações das crianças Toscano, Ana Rita Balça Pimentel de Almeida Valores Interações Cidadania Values Interactions Citizenship Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Os valores nas interações das crianças |
title_full |
Os valores nas interações das crianças |
title_fullStr |
Os valores nas interações das crianças |
title_full_unstemmed |
Os valores nas interações das crianças |
title_sort |
Os valores nas interações das crianças |
author |
Toscano, Ana Rita Balça Pimentel de Almeida |
author_facet |
Toscano, Ana Rita Balça Pimentel de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sarmento, Teresa Antunes, Carla Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Toscano, Ana Rita Balça Pimentel de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Valores Interações Cidadania Values Interactions Citizenship Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Valores Interações Cidadania Values Interactions Citizenship Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-24 2022-02-24T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/78626 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/78626 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203004035 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133107695124480 |