No lugar do outro: educar para valores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Marta Sofia Reis
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/89473
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_7912d58edf7efe6ba3ad589b4f6a5e2e
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89473
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling No lugar do outro: educar para valoresIn the place of the other: educating for valuesCidadaniaEducação para valoresValores humanosCitizenshipEducation to valuesHuman valuesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório de estágio, intitulado No lugar do outro: educar para valores, tem como principal objetivo entender de que forma é que o diálogo reiterado sobre valores humanos com as crianças, em contexto de sala de aula, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, influencia as suas vivências diárias. Este estudo surgiu da observação atenta dos contextos educativos onde as crianças, por vezes, tinham dificuldades em se relacionarem, surgindo pequenos conflitos. Além disso, considero que é fundamental agir perante uma crise de valores que se faz sentir cada vez mais na sociedade moderna, devido a tempos de incerteza e imprevisibilidade, à diversidade do mundo e às mudanças aceleradas do mesmo. Durante a intervenção promoveram-se aprendizagens significativas, integradas no quotidiano das crianças/alunos, dando-lhes um papel ativo no processo ensino-aprendizagem, escutando a sua voz. Pretendeu-se, assim, que essas aprendizagens contribuíssem para a formação de cidadãos conscientes, interventivos, responsáveis e educados, promovendo sempre o desenvolvimento de competências, mas acima de tudo de atitudes. A investigação decorreu com o intuito de responder à seguinte questão: Será que o diálogo recorrente sobre valores humanos influencia o comportamento das crianças/alunos? Para a realização deste estudo de cariz qualitativo foi utilizada a metodologia de investigação-ação, orientada por ciclos sistemáticos de observação, planificação, ação e reflexão, a fim de melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem. O método de recolha de informação baseou-se na observação, utilizando instrumentos e técnicas como as notas de campo, reflexões semanais e registos fotográficos. Ao longo do estudo irão ser apresentados os contextos educativos do estágio, um enquadramento teórico onde serão aprofundados tópicos fundamentais para este estudo, a metodologia utilizada e os instrumentos e técnicas utilizados, a descrição e análise de algumas das intervenções, e por fim, as considerações finais.This internship report, entitled In the place of the other: educating for values, aims to understand how the reiterated dialogue about human values, in a classroom context, with children in Pre-School Education and the 1st Cycle of Basic Education, influences their daily experiences. This study emerged from the careful observation of educational contexts where children sometimes had difficulties relating, resulting in small conflicts. Furthermore, I believe that it is essential to act in the face of a crisis of values due to times of uncertainty and unpredictability, the diversity of the world and its accelerated changes. During the intervention, significant learning was promoted, and integrated into children's daily lives, giving them an active role in the teaching-learning process, and listening to their voices. It was intended, therefore, that these learnings would contribute to the formation of conscious, interventionist, responsible and educated citizens, always promoting the development of skills, but above all attitudes. The investigation took place to answer the following question: Does the recurrent dialogue about human values influence the behaviour of children/students? To carry out this qualitative study, the research-action methodology was used, guided by systematic cycles of observation, planning, action and reflection, to improve the quality of the teaching learning process. The method of collecting information was based on observation, using instruments and techniques such as field notes, weekly reflections, and photographic records. Throughout the study, it will be presented the educational contexts of the internship, a theoretical framework, the adopted methodology, the instruments and techniques used, the description and analysis of some of the interventions, and finally, conclusions.Sarmento, TeresaUniversidade do MinhoCosta, Marta Sofia Reis2022-12-122022-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/89473por203545818info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-16T01:20:44Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89473Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:01:05.672004Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv No lugar do outro: educar para valores
In the place of the other: educating for values
title No lugar do outro: educar para valores
spellingShingle No lugar do outro: educar para valores
Costa, Marta Sofia Reis
Cidadania
Educação para valores
Valores humanos
Citizenship
Education to values
Human values
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short No lugar do outro: educar para valores
title_full No lugar do outro: educar para valores
title_fullStr No lugar do outro: educar para valores
title_full_unstemmed No lugar do outro: educar para valores
title_sort No lugar do outro: educar para valores
author Costa, Marta Sofia Reis
author_facet Costa, Marta Sofia Reis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sarmento, Teresa
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Marta Sofia Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania
Educação para valores
Valores humanos
Citizenship
Education to values
Human values
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Cidadania
Educação para valores
Valores humanos
Citizenship
Education to values
Human values
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-12
2022-12-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/89473
url https://hdl.handle.net/1822/89473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203545818
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138184933670912