El desarrollo de la interacción oral en la clase de E/LE (A2.1)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Anabela Violante Miguel Alves, 1969-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/29940
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Português e Espanhol no 3º ciclo e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
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spelling El desarrollo de la interacción oral en la clase de E/LE (A2.1)AprendizagemInteracçãoOralidadeAutonomiaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Português e Espanhol no 3º ciclo e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016En esta memoria de Master presentamos el trabajo desarrollado en torno a la importancia que los “pares”/ alumnos, la motivación, la autonomía y el trabajo colaborativo ocupan en el desarrollo de la interacción oral en el universo de la clase donde se inicia el aprendizaje de E/LE. Teniendo en cuenta la importancia que la oralidad ocupa en el aprendizaje de un idioma extranjero, este proyecto se basa en un trabajo que busca, desde el primer momento, dar lugar a la creación de un entorno propicio a un aprendizaje adecuado a las necesidades de los alumnos, partiendo de la diversidad de estrategias de comunicación donde subyacen actividades individuales, en parejas y en grupos, y siempre con el objetivo de que tomen consciencia de su utilidad en la vida real. Así mismo, y teniendo en cuenta que el objetivo principal en el aprendizaje de una lengua extranjera es comunicar, es esencial proporcionar a los alumnos las herramientas necesarias para el desarrollo de la destreza de la interacción oral con el fin de poder utilizarla correctamente en diferentes contextos sociales. En la primera parte, intentamos hacer una exposición del marco teórico y en la segunda parte se presenta el trabajo con los alumnos, favoreciendo la demanda de autonomía en el ámbito de la oralidad, a través de un plan de trabajo donde las tareas se organizaron de acuerdo con el interés de un grupo de estudiantes de 10º grado de iniciación de español, que corresponde en el Marco Común Europeo para las lenguas (MCER) al nivel A2.1.No presente relatório apresenta-se o trabalho desenvolvido que girou em torno da importância que os pares, a motivação, a autonomia e o trabalho colaborativo assumem no desenvolvimento de um domínio tão importante como a interação oral no universo da sala de aula onde se promove a aprendizagem de E/LE. Tendo como pano de fundo a importância que se tem vindo a reconhecer ao domínio da oralidade na aprendizagem da língua estrangeira, este projeto foi norteado pela promoção de um trabalho que procurou, desde o seu início, conduzir à criação de um ambiente propício a uma aprendizagem adequada aos interesses dos alunos, em que as estratégias de comunicação implicaram una diversidade de atividades individuais, em pares e em grupo, sempre com a finalidade de chegar a uma consciência relativa à sua utilidade prática na vida real. Desta forma e considerando que o principal objetivo na aprendizagem de uma língua estrangeira é saber comunicar, torna-se fundamental dotar os alunos de competências, sobretudo, ao nível da interação oral, no sentido de poderem utilizá-la, de forma correta, nos diferentes contextos sociais. Numa primeira parte deste trabalho, pretende-se fazer um enquadramento teórico e na segunda parte apresenta-se o trabalho desenvolvido com os alunos, que privilegiou a procura de autonomia dos mesmos ao nível da interação oral, através de um plano de trabalho cujas tarefas foram organizadas de acordo com o interesse de um público-alvo, um grupo de alunos de 10º ano de Espanhol de iniciação, que corresponde ao nível A2.1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR).Santos Rovira, José MaríaRepositório da Universidade de LisboaJorge, Anabela Violante Miguel Alves, 1969-2017-12-11T16:45:11Z20162016-10-202016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/29940TID:201916266spainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:22:30Zoai:repositorio.ul.pt:10451/29940Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:46.372675Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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