Interface municipal de Caminha
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/23909 |
Resumo: | O presente Projeto Final de Arquitetura, desenvolvido ao longo do ano letivo 2020/2021, inserido no Estúdio 5 – Design for Sustainability, soluciona as várias problemáticas analisadas na vila de Caminha e estabelece a devida relação com a frente fluvial que foi sendo definida ao longo da evolução da malha urbana do território que, por sua vez, serviu como mote conceptual para a execução do projeto de arquitetura em apresentação. A Interface Municipal de Caminha resulta, então, da intenção de reverter problemáticas existentes na vila de Caminha, como a interrupção de eixos pedonais por parte de vias automóveis, o congestionamento automóvel, a escassez de parque automóvel, a escassez de zonas verdes consolidadas e a inexistência de espaços de trabalho artesanal, uma vez que Caminha se caracteriza também pela abundância de artistas e artesãos. Sendo que o espaço urbano é um elemento crucial à articulação de um território, a intervenção arquitetónica apresentada passa não só pela consolidação dos espaços públicos existentes, mas também pela criação de outros mesmos espaços necessários a uma articulação entre eles que, por sua vez, não só delimitam sensorialmente o centro histórico, mas unem também elementos especificamente especiais como a Torre do Relógio, a Rua Direita, a Torre do Embarque e os Cais (fluvial e rodoviário). É valorizada, acima de tudo, a relação física, sensorial e visual entre cidade e frente de água não só no que diz respeito à conceção de espaço público, mas também à conceção construtiva. A Interface Municipal de Caminha oferece também a intermodalidade do transporte público e promove a sua utilização através do que a própria vila proporciona. |
id |
RCAP_c41012b0ed51f3fbe112f0743a9bdf12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/23909 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Interface municipal de CaminhaInterfaceInfraestruturaTransporte público coletivoArquitetura e urbanismoMobilidadeNó de mobilidadeFrente de águaEixos visuaisRio MinhoCaminhaInfrastructureCollective public transportArchitecture and urbanismMobilityMobility nodeWater frontVisual axesMinho RiverInterfazInfraestructuraTransporte público colectivoArquitectura y urbanismoMovilidadNodo de movilidadFrente de aguaEjes visualesRío MiñoCamiñaO presente Projeto Final de Arquitetura, desenvolvido ao longo do ano letivo 2020/2021, inserido no Estúdio 5 – Design for Sustainability, soluciona as várias problemáticas analisadas na vila de Caminha e estabelece a devida relação com a frente fluvial que foi sendo definida ao longo da evolução da malha urbana do território que, por sua vez, serviu como mote conceptual para a execução do projeto de arquitetura em apresentação. A Interface Municipal de Caminha resulta, então, da intenção de reverter problemáticas existentes na vila de Caminha, como a interrupção de eixos pedonais por parte de vias automóveis, o congestionamento automóvel, a escassez de parque automóvel, a escassez de zonas verdes consolidadas e a inexistência de espaços de trabalho artesanal, uma vez que Caminha se caracteriza também pela abundância de artistas e artesãos. Sendo que o espaço urbano é um elemento crucial à articulação de um território, a intervenção arquitetónica apresentada passa não só pela consolidação dos espaços públicos existentes, mas também pela criação de outros mesmos espaços necessários a uma articulação entre eles que, por sua vez, não só delimitam sensorialmente o centro histórico, mas unem também elementos especificamente especiais como a Torre do Relógio, a Rua Direita, a Torre do Embarque e os Cais (fluvial e rodoviário). É valorizada, acima de tudo, a relação física, sensorial e visual entre cidade e frente de água não só no que diz respeito à conceção de espaço público, mas também à conceção construtiva. A Interface Municipal de Caminha oferece também a intermodalidade do transporte público e promove a sua utilização através do que a própria vila proporciona.This Final Architectural Project, developed during the 2020/2021 school year, inserted in Studio 5 - Design for Sustainability, solves the various problems analyzed in the village of Caminha and establishes the proper relationship with the river front that was defined throughout the evolution of the urban fabric of the territory which, in turn, served as a conceptual motto for the execution of the architectural project being presented. The Municipal Interface of Caminha is, therefore, the result of the intention to reverse existing problems in the town of Caminha, such as the interruption of pedestrian axes by car lanes, traffic congestion, the scarcity of car parks, the scarcity of consolidated green areas and the inexistence of spaces for artisan work, since Caminha is also characterized by the abundance of artists and artisans. Since the urban space is a crucial element in the articulation of a territory, the architectural intervention presented involves not only the consolidation of existing public spaces, but also the creation of other spaces necessary for an articulation between them, which, in turn, do not only sensorially delimit the historic center, but also unite specifically special elements such as the Clock Tower, Rua Direita, the Embarque Tower and the Quays (river and road). Above all, the physical, sensory and visual relationship between the city and the waterfront is valued, not only with regard to the design of public space, but also the constructive design. The Municipal Interface of Caminha also offers the intermodality of public transport and promotes its use through what the town itself provides.Este Proyecto Arquitectónico Final, desarrollado durante el curso escolar 2020/2021, insertado en el Estudio 5 - Diseño para la Sostenibilidad, resuelve los diversos problemas analizados en el pueblo de Caminha y establece la relación adecuada con el frente del río que se definió a lo largo de la evolución del tejido urbano del territorio que, a su vez, sirvió de lema conceptual para la ejecución del proyecto arquitectónico que se presenta. La Interfaz Municipal de Caminha es, por tanto, el resultado de la intención de revertir problemas existentes en la localidad de Caminha, como la interrupción de los ejes peatonales por carriles de vehículos, la congestión del tráfico, la escasez de aparcamientos, la escasez de zonas verdes consolidadas. y la inexistencia de espacios para el trabajo artesanal, ya que Caminha también se caracteriza por la abundancia de artistas y artesanos. Dado que el espacio urbano es un elemento crucial en la articulación de un territorio, la intervención arquitectónica presentada implica no solo la consolidación de los espacios públicos existentes, sino también la creación de otros espacios necesarios para una articulación entre ellos, que, a su vez, no Solo delimitan sensorialmente el centro histórico, pero también unen elementos específicamente especiales como la Torre del Reloj, la Rua Direita, la Torre del Embarque y los Muelles (río y carretera). Sobre todo, se valora la relación física, sensorial y visual entre la ciudad y el paseo marítimo, no solo en lo que respecta al diseño del espacio público, sino también al diseño constructivo. La Interfaz Municipal de Caminha también ofrece la intermodalidad del transporte público y promueve su uso a través de lo que la propia ciudad ofrece.2022-01-04T16:23:23Z2021-12-15T00:00:00Z2021-12-152021-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/23909TID:202828913porSilva, Márcio Brito dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:50:20Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/23909Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:24:47.709832Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interface municipal de Caminha |
title |
Interface municipal de Caminha |
spellingShingle |
Interface municipal de Caminha Silva, Márcio Brito da Interface Infraestrutura Transporte público coletivo Arquitetura e urbanismo Mobilidade Nó de mobilidade Frente de água Eixos visuais Rio Minho Caminha Infrastructure Collective public transport Architecture and urbanism Mobility Mobility node Water front Visual axes Minho River Interfaz Infraestructura Transporte público colectivo Arquitectura y urbanismo Movilidad Nodo de movilidad Frente de agua Ejes visuales Río Miño Camiña |
title_short |
Interface municipal de Caminha |
title_full |
Interface municipal de Caminha |
title_fullStr |
Interface municipal de Caminha |
title_full_unstemmed |
Interface municipal de Caminha |
title_sort |
Interface municipal de Caminha |
author |
Silva, Márcio Brito da |
author_facet |
Silva, Márcio Brito da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Márcio Brito da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interface Infraestrutura Transporte público coletivo Arquitetura e urbanismo Mobilidade Nó de mobilidade Frente de água Eixos visuais Rio Minho Caminha Infrastructure Collective public transport Architecture and urbanism Mobility Mobility node Water front Visual axes Minho River Interfaz Infraestructura Transporte público colectivo Arquitectura y urbanismo Movilidad Nodo de movilidad Frente de agua Ejes visuales Río Miño Camiña |
topic |
Interface Infraestrutura Transporte público coletivo Arquitetura e urbanismo Mobilidade Nó de mobilidade Frente de água Eixos visuais Rio Minho Caminha Infrastructure Collective public transport Architecture and urbanism Mobility Mobility node Water front Visual axes Minho River Interfaz Infraestructura Transporte público colectivo Arquitectura y urbanismo Movilidad Nodo de movilidad Frente de agua Ejes visuales Río Miño Camiña |
description |
O presente Projeto Final de Arquitetura, desenvolvido ao longo do ano letivo 2020/2021, inserido no Estúdio 5 – Design for Sustainability, soluciona as várias problemáticas analisadas na vila de Caminha e estabelece a devida relação com a frente fluvial que foi sendo definida ao longo da evolução da malha urbana do território que, por sua vez, serviu como mote conceptual para a execução do projeto de arquitetura em apresentação. A Interface Municipal de Caminha resulta, então, da intenção de reverter problemáticas existentes na vila de Caminha, como a interrupção de eixos pedonais por parte de vias automóveis, o congestionamento automóvel, a escassez de parque automóvel, a escassez de zonas verdes consolidadas e a inexistência de espaços de trabalho artesanal, uma vez que Caminha se caracteriza também pela abundância de artistas e artesãos. Sendo que o espaço urbano é um elemento crucial à articulação de um território, a intervenção arquitetónica apresentada passa não só pela consolidação dos espaços públicos existentes, mas também pela criação de outros mesmos espaços necessários a uma articulação entre eles que, por sua vez, não só delimitam sensorialmente o centro histórico, mas unem também elementos especificamente especiais como a Torre do Relógio, a Rua Direita, a Torre do Embarque e os Cais (fluvial e rodoviário). É valorizada, acima de tudo, a relação física, sensorial e visual entre cidade e frente de água não só no que diz respeito à conceção de espaço público, mas também à conceção construtiva. A Interface Municipal de Caminha oferece também a intermodalidade do transporte público e promove a sua utilização através do que a própria vila proporciona. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-15T00:00:00Z 2021-12-15 2021-11 2022-01-04T16:23:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/23909 TID:202828913 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/23909 |
identifier_str_mv |
TID:202828913 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134810432602112 |