Princípios teórico-metodológico de design-based research (DBR) na pesquisa educacional tematizada por Recursos Educacionais Abertos (REA)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/6892 |
Resumo: | O propósito deste artigo é sistematizar princípios teórico-metodológicos do Design-Based Research (DBR) em pesquisa educacional tematizada pela integração de Recursos Educacionais Abertos (REA). Destacam-se características, etapas metodológicas, pontos positivos e negativos da abordagem. Apresenta-se as fases de organização do Design-Based Research via diagnóstico para identificação do problema, design, implementação de ciclos iterativos e reflexão no contexto da formação online e aberta de professores no formato Small Open Online Course (SOOC). Os resultados evidenciam o potencial da DBR para desenvolver colaboração, interação e autonomia entre todos os participantes de pesquisas em educação. Conclui-se que as fases cíclicas da DBR são propícias para gerar dinâmica de ação-reflexão-ação, sustentando espirais de design, implementação e avaliação de soluções educacionais mediadas por tecnologias educacionais em rede, como os Recursos Educacionais Abertos, no âmbito da prática pedagógica. |
id |
RCAP_c44ca74ba215fab58d4d6dbc845f90de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6892 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Princípios teórico-metodológico de design-based research (DBR) na pesquisa educacional tematizada por Recursos Educacionais Abertos (REA)Principios teórico-metodológicos de design-based research en la investigación educativa basada en recursos educativos abiertosTheoretical and methodologica principles of design-based research (dbr) in educational research thematized by open educational resources (oer)Design-Based Research (DBR)Recursos educacionais abertosTecnologias educacionaisFormação de professoresREASmall Open Online Course (SOOC)Open Educational ResourcesTeacher educationEducational technologiesO propósito deste artigo é sistematizar princípios teórico-metodológicos do Design-Based Research (DBR) em pesquisa educacional tematizada pela integração de Recursos Educacionais Abertos (REA). Destacam-se características, etapas metodológicas, pontos positivos e negativos da abordagem. Apresenta-se as fases de organização do Design-Based Research via diagnóstico para identificação do problema, design, implementação de ciclos iterativos e reflexão no contexto da formação online e aberta de professores no formato Small Open Online Course (SOOC). Os resultados evidenciam o potencial da DBR para desenvolver colaboração, interação e autonomia entre todos os participantes de pesquisas em educação. Conclui-se que as fases cíclicas da DBR são propícias para gerar dinâmica de ação-reflexão-ação, sustentando espirais de design, implementação e avaliação de soluções educacionais mediadas por tecnologias educacionais em rede, como os Recursos Educacionais Abertos, no âmbito da prática pedagógica.The purpose is to systematize the theoretical-methodological principles of the Design-Based Research (DBR) in educational research thematized by the integration of Open Educational Resources (OER). We stand out the characteristics, methodological steps, positive and negative aspects of the approach. Design-Based Research organization phases are presented through diagnosis to identify the problem, design, implementation of iterative cycles and reflection in the context of online and open teacher education in the Small Open Online Course (SOOC) format. The results highlight the potential of DBR to develop collaboration, interaction and autonomy among all participants in education research. It is concluded that the cyclical phases of DBR are propitious to generate action-reflection-action dynamics, supporting design, implementation and evaluation spirals of educational solutions mediated by networked educational technologies, such as Open Educational Resources, within the scope of pedagogical practice.Revista San GregorioRepositório AbertoNobre, AnaMallmann, Elena MariaMazzardo, Mara DenizeMartin-Fernandes, Isabelle2018-01-16T12:42:57Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/6892por2528-7907info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:25:33Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6892Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:47:18.081199Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Princípios teórico-metodológico de design-based research (DBR) na pesquisa educacional tematizada por Recursos Educacionais Abertos (REA) Principios teórico-metodológicos de design-based research en la investigación educativa basada en recursos educativos abiertos Theoretical and methodologica principles of design-based research (dbr) in educational research thematized by open educational resources (oer) |
title |
Princípios teórico-metodológico de design-based research (DBR) na pesquisa educacional tematizada por Recursos Educacionais Abertos (REA) |
spellingShingle |
Princípios teórico-metodológico de design-based research (DBR) na pesquisa educacional tematizada por Recursos Educacionais Abertos (REA) Nobre, Ana Design-Based Research (DBR) Recursos educacionais abertos Tecnologias educacionais Formação de professores REA Small Open Online Course (SOOC) Open Educational Resources Teacher education Educational technologies |
title_short |
Princípios teórico-metodológico de design-based research (DBR) na pesquisa educacional tematizada por Recursos Educacionais Abertos (REA) |
title_full |
Princípios teórico-metodológico de design-based research (DBR) na pesquisa educacional tematizada por Recursos Educacionais Abertos (REA) |
title_fullStr |
Princípios teórico-metodológico de design-based research (DBR) na pesquisa educacional tematizada por Recursos Educacionais Abertos (REA) |
title_full_unstemmed |
Princípios teórico-metodológico de design-based research (DBR) na pesquisa educacional tematizada por Recursos Educacionais Abertos (REA) |
title_sort |
Princípios teórico-metodológico de design-based research (DBR) na pesquisa educacional tematizada por Recursos Educacionais Abertos (REA) |
author |
Nobre, Ana |
author_facet |
Nobre, Ana Mallmann, Elena Maria Mazzardo, Mara Denize Martin-Fernandes, Isabelle |
author_role |
author |
author2 |
Mallmann, Elena Maria Mazzardo, Mara Denize Martin-Fernandes, Isabelle |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nobre, Ana Mallmann, Elena Maria Mazzardo, Mara Denize Martin-Fernandes, Isabelle |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design-Based Research (DBR) Recursos educacionais abertos Tecnologias educacionais Formação de professores REA Small Open Online Course (SOOC) Open Educational Resources Teacher education Educational technologies |
topic |
Design-Based Research (DBR) Recursos educacionais abertos Tecnologias educacionais Formação de professores REA Small Open Online Course (SOOC) Open Educational Resources Teacher education Educational technologies |
description |
O propósito deste artigo é sistematizar princípios teórico-metodológicos do Design-Based Research (DBR) em pesquisa educacional tematizada pela integração de Recursos Educacionais Abertos (REA). Destacam-se características, etapas metodológicas, pontos positivos e negativos da abordagem. Apresenta-se as fases de organização do Design-Based Research via diagnóstico para identificação do problema, design, implementação de ciclos iterativos e reflexão no contexto da formação online e aberta de professores no formato Small Open Online Course (SOOC). Os resultados evidenciam o potencial da DBR para desenvolver colaboração, interação e autonomia entre todos os participantes de pesquisas em educação. Conclui-se que as fases cíclicas da DBR são propícias para gerar dinâmica de ação-reflexão-ação, sustentando espirais de design, implementação e avaliação de soluções educacionais mediadas por tecnologias educacionais em rede, como os Recursos Educacionais Abertos, no âmbito da prática pedagógica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-01-16T12:42:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/6892 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/6892 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2528-7907 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista San Gregorio |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista San Gregorio |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135049480667136 |