Um canal aberto no ensino superior? MOOC e REA no mundo digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/6895 |
Resumo: | A inovação pedagógica mediada por tecnologias em redes no mundo digital é um desafio contemporâneo no ensino superior. Por isso, o objetivo é apresentar uma reflexão sobre a contribuição e organização didática dos Recursos Educacionais Abertos (REA) e Massive Open Online Courses (MOOC) na formação univer- sitária mediada por tecnologias educacionais no século XXI. Parametrizados pelos procedimentos qua- litativos típicos do estudo de caso, analisamos dados de dois MOOC internacionais que versavam sobre REA. Como resultados da participação ativa nos cursos, foram registrados planos de cursos, materiais didáticos, metodologia de avaliação, atividades de aprendizagem, interação entre participantes e partilha online. Evidenciaram-se elementos didáticos diversificados nos MOOC com ênfase em vídeos e variação entre carga horária, tipo e número de atividades semanais. Embora REA e MOOC já sejam possibilidades concretas para formação universitária online no mundo digital, inclusive, com grande demanda interna- cional, é necessário investir em políticas institucionais para consolidar a educação aberta. |
id |
RCAP_fa3d6ec37cecc8540f2f1d87d3ff4e99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6895 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um canal aberto no ensino superior? MOOC e REA no mundo digitalUn canal abierto en la educación superior? MOOC y REA em el mundo digitalTecnologia educativaRecursos educacionais abertosEducação virtualEnsino superiorMassive Open Online Courses (MOOC)REAA inovação pedagógica mediada por tecnologias em redes no mundo digital é um desafio contemporâneo no ensino superior. Por isso, o objetivo é apresentar uma reflexão sobre a contribuição e organização didática dos Recursos Educacionais Abertos (REA) e Massive Open Online Courses (MOOC) na formação univer- sitária mediada por tecnologias educacionais no século XXI. Parametrizados pelos procedimentos qua- litativos típicos do estudo de caso, analisamos dados de dois MOOC internacionais que versavam sobre REA. Como resultados da participação ativa nos cursos, foram registrados planos de cursos, materiais didáticos, metodologia de avaliação, atividades de aprendizagem, interação entre participantes e partilha online. Evidenciaram-se elementos didáticos diversificados nos MOOC com ênfase em vídeos e variação entre carga horária, tipo e número de atividades semanais. Embora REA e MOOC já sejam possibilidades concretas para formação universitária online no mundo digital, inclusive, com grande demanda interna- cional, é necessário investir em políticas institucionais para consolidar a educação aberta.Repositório AbertoNobre, AnaMallmann, Elena Maria2018-01-16T14:07:23Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/6895porNobre, Ana; Mallmann, Elena Maria - Um canal aberto no ensino superior? MOOC e REA no mundo digital. "Apertura" [Em linha]. ISSN 1665-6180. Vol. 9, nº 2 (2017). p. 24-411665-6180org/10.18381/ Ap.v9n2.1026info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:25:32Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6895Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:47:17.986360Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um canal aberto no ensino superior? MOOC e REA no mundo digital Un canal abierto en la educación superior? MOOC y REA em el mundo digital |
title |
Um canal aberto no ensino superior? MOOC e REA no mundo digital |
spellingShingle |
Um canal aberto no ensino superior? MOOC e REA no mundo digital Nobre, Ana Tecnologia educativa Recursos educacionais abertos Educação virtual Ensino superior Massive Open Online Courses (MOOC) REA |
title_short |
Um canal aberto no ensino superior? MOOC e REA no mundo digital |
title_full |
Um canal aberto no ensino superior? MOOC e REA no mundo digital |
title_fullStr |
Um canal aberto no ensino superior? MOOC e REA no mundo digital |
title_full_unstemmed |
Um canal aberto no ensino superior? MOOC e REA no mundo digital |
title_sort |
Um canal aberto no ensino superior? MOOC e REA no mundo digital |
author |
Nobre, Ana |
author_facet |
Nobre, Ana Mallmann, Elena Maria |
author_role |
author |
author2 |
Mallmann, Elena Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nobre, Ana Mallmann, Elena Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educativa Recursos educacionais abertos Educação virtual Ensino superior Massive Open Online Courses (MOOC) REA |
topic |
Tecnologia educativa Recursos educacionais abertos Educação virtual Ensino superior Massive Open Online Courses (MOOC) REA |
description |
A inovação pedagógica mediada por tecnologias em redes no mundo digital é um desafio contemporâneo no ensino superior. Por isso, o objetivo é apresentar uma reflexão sobre a contribuição e organização didática dos Recursos Educacionais Abertos (REA) e Massive Open Online Courses (MOOC) na formação univer- sitária mediada por tecnologias educacionais no século XXI. Parametrizados pelos procedimentos qua- litativos típicos do estudo de caso, analisamos dados de dois MOOC internacionais que versavam sobre REA. Como resultados da participação ativa nos cursos, foram registrados planos de cursos, materiais didáticos, metodologia de avaliação, atividades de aprendizagem, interação entre participantes e partilha online. Evidenciaram-se elementos didáticos diversificados nos MOOC com ênfase em vídeos e variação entre carga horária, tipo e número de atividades semanais. Embora REA e MOOC já sejam possibilidades concretas para formação universitária online no mundo digital, inclusive, com grande demanda interna- cional, é necessário investir em políticas institucionais para consolidar a educação aberta. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-01-16T14:07:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/6895 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/6895 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Nobre, Ana; Mallmann, Elena Maria - Um canal aberto no ensino superior? MOOC e REA no mundo digital. "Apertura" [Em linha]. ISSN 1665-6180. Vol. 9, nº 2 (2017). p. 24-41 1665-6180 org/10.18381/ Ap.v9n2.1026 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135049477521408 |