Um canal aberto no ensino superior? MOOC e REA no mundo digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nobre, Ana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mallmann, Elena Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/6895
Resumo: A inovação pedagógica mediada por tecnologias em redes no mundo digital é um desafio contemporâneo no ensino superior. Por isso, o objetivo é apresentar uma reflexão sobre a contribuição e organização didática dos Recursos Educacionais Abertos (REA) e Massive Open Online Courses (MOOC) na formação univer- sitária mediada por tecnologias educacionais no século XXI. Parametrizados pelos procedimentos qua- litativos típicos do estudo de caso, analisamos dados de dois MOOC internacionais que versavam sobre REA. Como resultados da participação ativa nos cursos, foram registrados planos de cursos, materiais didáticos, metodologia de avaliação, atividades de aprendizagem, interação entre participantes e partilha online. Evidenciaram-se elementos didáticos diversificados nos MOOC com ênfase em vídeos e variação entre carga horária, tipo e número de atividades semanais. Embora REA e MOOC já sejam possibilidades concretas para formação universitária online no mundo digital, inclusive, com grande demanda interna- cional, é necessário investir em políticas institucionais para consolidar a educação aberta.
id RCAP_fa3d6ec37cecc8540f2f1d87d3ff4e99
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6895
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um canal aberto no ensino superior? MOOC e REA no mundo digitalUn canal abierto en la educación superior? MOOC y REA em el mundo digitalTecnologia educativaRecursos educacionais abertosEducação virtualEnsino superiorMassive Open Online Courses (MOOC)REAA inovação pedagógica mediada por tecnologias em redes no mundo digital é um desafio contemporâneo no ensino superior. Por isso, o objetivo é apresentar uma reflexão sobre a contribuição e organização didática dos Recursos Educacionais Abertos (REA) e Massive Open Online Courses (MOOC) na formação univer- sitária mediada por tecnologias educacionais no século XXI. Parametrizados pelos procedimentos qua- litativos típicos do estudo de caso, analisamos dados de dois MOOC internacionais que versavam sobre REA. Como resultados da participação ativa nos cursos, foram registrados planos de cursos, materiais didáticos, metodologia de avaliação, atividades de aprendizagem, interação entre participantes e partilha online. Evidenciaram-se elementos didáticos diversificados nos MOOC com ênfase em vídeos e variação entre carga horária, tipo e número de atividades semanais. Embora REA e MOOC já sejam possibilidades concretas para formação universitária online no mundo digital, inclusive, com grande demanda interna- cional, é necessário investir em políticas institucionais para consolidar a educação aberta.Repositório AbertoNobre, AnaMallmann, Elena Maria2018-01-16T14:07:23Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/6895porNobre, Ana; Mallmann, Elena Maria - Um canal aberto no ensino superior? MOOC e REA no mundo digital. "Apertura" [Em linha]. ISSN 1665-6180. Vol. 9, nº 2 (2017). p. 24-411665-6180org/10.18381/ Ap.v9n2.1026info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:25:32Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6895Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:47:17.986360Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um canal aberto no ensino superior? MOOC e REA no mundo digital
Un canal abierto en la educación superior? MOOC y REA em el mundo digital
title Um canal aberto no ensino superior? MOOC e REA no mundo digital
spellingShingle Um canal aberto no ensino superior? MOOC e REA no mundo digital
Nobre, Ana
Tecnologia educativa
Recursos educacionais abertos
Educação virtual
Ensino superior
Massive Open Online Courses (MOOC)
REA
title_short Um canal aberto no ensino superior? MOOC e REA no mundo digital
title_full Um canal aberto no ensino superior? MOOC e REA no mundo digital
title_fullStr Um canal aberto no ensino superior? MOOC e REA no mundo digital
title_full_unstemmed Um canal aberto no ensino superior? MOOC e REA no mundo digital
title_sort Um canal aberto no ensino superior? MOOC e REA no mundo digital
author Nobre, Ana
author_facet Nobre, Ana
Mallmann, Elena Maria
author_role author
author2 Mallmann, Elena Maria
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Nobre, Ana
Mallmann, Elena Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educativa
Recursos educacionais abertos
Educação virtual
Ensino superior
Massive Open Online Courses (MOOC)
REA
topic Tecnologia educativa
Recursos educacionais abertos
Educação virtual
Ensino superior
Massive Open Online Courses (MOOC)
REA
description A inovação pedagógica mediada por tecnologias em redes no mundo digital é um desafio contemporâneo no ensino superior. Por isso, o objetivo é apresentar uma reflexão sobre a contribuição e organização didática dos Recursos Educacionais Abertos (REA) e Massive Open Online Courses (MOOC) na formação univer- sitária mediada por tecnologias educacionais no século XXI. Parametrizados pelos procedimentos qua- litativos típicos do estudo de caso, analisamos dados de dois MOOC internacionais que versavam sobre REA. Como resultados da participação ativa nos cursos, foram registrados planos de cursos, materiais didáticos, metodologia de avaliação, atividades de aprendizagem, interação entre participantes e partilha online. Evidenciaram-se elementos didáticos diversificados nos MOOC com ênfase em vídeos e variação entre carga horária, tipo e número de atividades semanais. Embora REA e MOOC já sejam possibilidades concretas para formação universitária online no mundo digital, inclusive, com grande demanda interna- cional, é necessário investir em políticas institucionais para consolidar a educação aberta.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-01-16T14:07:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/6895
url http://hdl.handle.net/10400.2/6895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Nobre, Ana; Mallmann, Elena Maria - Um canal aberto no ensino superior? MOOC e REA no mundo digital. "Apertura" [Em linha]. ISSN 1665-6180. Vol. 9, nº 2 (2017). p. 24-41
1665-6180
org/10.18381/ Ap.v9n2.1026
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135049477521408