O contributo do jornalismo infantojuvenil para a formação de crianças e jovens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/135105 |
Resumo: | O presente relatório de estágio tem como propósito estudar o contributo do jornalismo infantojuvenil para a formação de crianças e jovens, tendo como objeto de estudo a VISÃO Júnior, a única revista mensal portuguesa de informação para crianças e jovens. Recorrendo ao ponto de vista de um grupo específico de leitores pretendeu-se compreender de que forma participam na VISÃO Júnior como consultores, não esquecendo também as iniciativas organizadas por esta publicação em que estiveram envolvidos. Para analisar o modo como este material jornalístico infantojuvenil nos formatos impresso e digital contribui para educar um público mais novo na faixa etária dos 7 aos 14 anos, elaborou-se um questionário no Google Forms e realizaram-se entrevistas através do Zoom. Por meio desta metodologia foi possível compreender as temáticas que estes leitores preferem ler nesta publicação e os benefícios que retiram em termos da aquisição de conhecimentos e competências na área da literacia mediática da leitura dos artigos publicados no site e na revista em papel e da observação das imagens/ilustrações que complementam os mesmos. Concluiu-se que para os mais novos se instituírem como cidadãos instruídos, críticos e informados do mundo que os rodeia é importante lerem desde tenra idade material jornalístico que os possibilitará de desenvolver certas competências como a facilidade de escrita, a clareza de compreensão dos textos, o estímulo da capacidade criativa, o aumento do nível de conhecimento, a aquisição de sentido crítico e o acréscimo de novas palavras ao vocabulário. Igualmente, e no caso da VISÃO Júnior ao poderem emitir a sua opinião a respeito de matérias divulgadas por este meio de comunicação social, as crianças e jovens estão também a ser educados, sendo-lhes dada a possibilidade de a sua voz ser ouvida. No entanto e contactando os mais novos com os media nos mais distintos formatos é importante que se sintam seguros e protegidos face à informação que recebem e leem, sabendo distinguir de forma consciente o que é credível de nocivo e possa prejudicar o seu desenvolvimento físico ou moral, sendo para tal necessário uma Educação para os Media. |
id |
RCAP_c45a5945a18e86e9f7a46d90f010b1a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/135105 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O contributo do jornalismo infantojuvenil para a formação de crianças e jovensJornalismoFormaçãoJornalismo InfantojuvenilCriançasJovensLiteracia MediáticaParticipaçãoVISÃO JúniorJournalism for children and youthChildrenYoung PeopleMedia LiteracyParticipationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO presente relatório de estágio tem como propósito estudar o contributo do jornalismo infantojuvenil para a formação de crianças e jovens, tendo como objeto de estudo a VISÃO Júnior, a única revista mensal portuguesa de informação para crianças e jovens. Recorrendo ao ponto de vista de um grupo específico de leitores pretendeu-se compreender de que forma participam na VISÃO Júnior como consultores, não esquecendo também as iniciativas organizadas por esta publicação em que estiveram envolvidos. Para analisar o modo como este material jornalístico infantojuvenil nos formatos impresso e digital contribui para educar um público mais novo na faixa etária dos 7 aos 14 anos, elaborou-se um questionário no Google Forms e realizaram-se entrevistas através do Zoom. Por meio desta metodologia foi possível compreender as temáticas que estes leitores preferem ler nesta publicação e os benefícios que retiram em termos da aquisição de conhecimentos e competências na área da literacia mediática da leitura dos artigos publicados no site e na revista em papel e da observação das imagens/ilustrações que complementam os mesmos. Concluiu-se que para os mais novos se instituírem como cidadãos instruídos, críticos e informados do mundo que os rodeia é importante lerem desde tenra idade material jornalístico que os possibilitará de desenvolver certas competências como a facilidade de escrita, a clareza de compreensão dos textos, o estímulo da capacidade criativa, o aumento do nível de conhecimento, a aquisição de sentido crítico e o acréscimo de novas palavras ao vocabulário. Igualmente, e no caso da VISÃO Júnior ao poderem emitir a sua opinião a respeito de matérias divulgadas por este meio de comunicação social, as crianças e jovens estão também a ser educados, sendo-lhes dada a possibilidade de a sua voz ser ouvida. No entanto e contactando os mais novos com os media nos mais distintos formatos é importante que se sintam seguros e protegidos face à informação que recebem e leem, sabendo distinguir de forma consciente o que é credível de nocivo e possa prejudicar o seu desenvolvimento físico ou moral, sendo para tal necessário uma Educação para os Media.This internship report aims to study the contribution of journalism for children and youth to the education of children and young people, with the object of research being VISÃO Júnior, the only Portuguese monthly information magazine for children and young people. Using the point of view of a specific group of readers, the aim was to understand their way of participation in VISÃO Júnior as consultants, not forgetting the initiatives organized by this publication in which they were involved. To analyze how this journalistic material for children in printed and digital formats contributes to educating a younger audience in the age group between 7 to 14 years old, a questionnaire was developed on Google Forms and interviews were conducted through Zoom. Through this methodology it was possible to understand the themes these readers prefer to read in this publication and the benefits they bring in acquiring knowledge and skills in media literacy, from reading articles published on the website and in the magazine and observing the images/illustrations that complement them. It was concluded that for the youngest to establish themselves as educated, critical and informed citizens of the world around them is important to read journalistic material from an early age to enable them to develop certain skills such as ease of writing, clarity of understanding texts, stimulation of creative capacity, increased level of knowledge, the acquisition of a critical sense and the addition of new words to vocabulary. Likewise, and in the case of VISÃO Júnior, by being able to express their opinion on matters published by this media, children and young people are also being educated, giving them the opportunity to have their voice heard. However, and contacting the youngest with the media in the most different formats, it is important they feel safe and protected in the face of the information they receive and read, knowing how to consciously distinguish what is credible from harmful and may harm their physical or moral development and this requires being educated for the media.Baptista, CarlaRUNDores, Rita Alexandra Catarino2022-03-24T14:44:23Z2021-12-162021-08-272021-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/135105TID:202897729porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:13:32Zoai:run.unl.pt:10362/135105Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:48:18.758051Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contributo do jornalismo infantojuvenil para a formação de crianças e jovens |
title |
O contributo do jornalismo infantojuvenil para a formação de crianças e jovens |
spellingShingle |
O contributo do jornalismo infantojuvenil para a formação de crianças e jovens Dores, Rita Alexandra Catarino Jornalismo Formação Jornalismo Infantojuvenil Crianças Jovens Literacia Mediática Participação VISÃO Júnior Journalism for children and youth Children Young People Media Literacy Participation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
O contributo do jornalismo infantojuvenil para a formação de crianças e jovens |
title_full |
O contributo do jornalismo infantojuvenil para a formação de crianças e jovens |
title_fullStr |
O contributo do jornalismo infantojuvenil para a formação de crianças e jovens |
title_full_unstemmed |
O contributo do jornalismo infantojuvenil para a formação de crianças e jovens |
title_sort |
O contributo do jornalismo infantojuvenil para a formação de crianças e jovens |
author |
Dores, Rita Alexandra Catarino |
author_facet |
Dores, Rita Alexandra Catarino |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Baptista, Carla RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dores, Rita Alexandra Catarino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornalismo Formação Jornalismo Infantojuvenil Crianças Jovens Literacia Mediática Participação VISÃO Júnior Journalism for children and youth Children Young People Media Literacy Participation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Jornalismo Formação Jornalismo Infantojuvenil Crianças Jovens Literacia Mediática Participação VISÃO Júnior Journalism for children and youth Children Young People Media Literacy Participation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
O presente relatório de estágio tem como propósito estudar o contributo do jornalismo infantojuvenil para a formação de crianças e jovens, tendo como objeto de estudo a VISÃO Júnior, a única revista mensal portuguesa de informação para crianças e jovens. Recorrendo ao ponto de vista de um grupo específico de leitores pretendeu-se compreender de que forma participam na VISÃO Júnior como consultores, não esquecendo também as iniciativas organizadas por esta publicação em que estiveram envolvidos. Para analisar o modo como este material jornalístico infantojuvenil nos formatos impresso e digital contribui para educar um público mais novo na faixa etária dos 7 aos 14 anos, elaborou-se um questionário no Google Forms e realizaram-se entrevistas através do Zoom. Por meio desta metodologia foi possível compreender as temáticas que estes leitores preferem ler nesta publicação e os benefícios que retiram em termos da aquisição de conhecimentos e competências na área da literacia mediática da leitura dos artigos publicados no site e na revista em papel e da observação das imagens/ilustrações que complementam os mesmos. Concluiu-se que para os mais novos se instituírem como cidadãos instruídos, críticos e informados do mundo que os rodeia é importante lerem desde tenra idade material jornalístico que os possibilitará de desenvolver certas competências como a facilidade de escrita, a clareza de compreensão dos textos, o estímulo da capacidade criativa, o aumento do nível de conhecimento, a aquisição de sentido crítico e o acréscimo de novas palavras ao vocabulário. Igualmente, e no caso da VISÃO Júnior ao poderem emitir a sua opinião a respeito de matérias divulgadas por este meio de comunicação social, as crianças e jovens estão também a ser educados, sendo-lhes dada a possibilidade de a sua voz ser ouvida. No entanto e contactando os mais novos com os media nos mais distintos formatos é importante que se sintam seguros e protegidos face à informação que recebem e leem, sabendo distinguir de forma consciente o que é credível de nocivo e possa prejudicar o seu desenvolvimento físico ou moral, sendo para tal necessário uma Educação para os Media. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-16 2021-08-27 2021-12-16T00:00:00Z 2022-03-24T14:44:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/135105 TID:202897729 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/135105 |
identifier_str_mv |
TID:202897729 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138084662542336 |