Responsabilidade Social Organizacional: perce??es dos colaboradores e a satisfa??o no trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Ana Sofia dos Santos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Moreira, Paulo Pinto (Orientador)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/773
Resumo: O conceito de responsabilidade social, afirma-se na atualidade como fator diferenciador e vantagem competitiva para as organiza??es, assumindo relevo ao n?vel das pr?ticas de gest?o e estrat?gia organizacional. Os colaboradores, pedra basilar das organiza??es, det?m um papel preponderante na integra??o e dissemina??o de tais pr?ticas, sendo o seu comprometimento e envolvimento determinante para o sucesso organizacional. No presente estudo procuramos aferir uma correla??o entre a perce??o dos colaboradores acerca das pr?ticas organizacionais de responsabilidade social e a satisfa??o no trabalho. Assim sendo, a investiga??o foi conduzida junto dos colaboradores de uma organiza??o ? ?Bom Festival? ?, que presta especial aten??o ? transforma??o da consci?ncia social e ambiental, investindo em pr?ticas de sustentabilidade e redu??o do impacto ambiental. Para o efeito, foram recolhidos 52 question?rios v?lidos, compostos pelas escalas de perce??o de responsabilidade social (Duarte, 2011) e satisfa??o no trabalho (Duarte 2011), atrav?s dos quais solicitou-se aos inquiridos que avaliassem, numa escala 1 a 5, o grau de perce??o acerca da responsabilidade social organizacional, bem como o seu n?vel de satisfa??o no trabalho. Atrav?s da an?lise de dados, evidenciamos uma correla??o positiva entre a perce??o de responsabilidade social e satisfa??o no trabalho. No que se refere ?s vari?veis sociodemogr?ficas estudadas, apenas a antiguidade e tipologia de contrato se revelaram determinantes nos ?ndices de perce??o de responsabilidade social organizacional. Contudo, quanto ? satisfa??o do trabalho nenhuma das vari?veis originou signific?ncia estat?stica. O presente estudo, evidenciou que a perce??o de responsabilidade social externa, contribu? de forma mais expressiva para os resultados obtidos ao n?vel da satisfa??o no trabalho, comparativamente com o manifestado ao n?vel da perce??o de responsabilidade social interna. / Nowadays, the concept of Social Responsibility emerges as an important differentiating factor and competitive advantage for the organizations, taking into consideration the level of management practices and organizational strategies. Employees, - the cornerstone of organizations, - play a preponderant role in the integration and dissemination of such practices, and their commitment and involvement are decisive for organizational success. In this study, we try to measure a correlation between employee perception about organizational practices of social responsibility and job satisfaction. Therefore, the research was conducted with the collaborators of an organization - "Boom Festival" -, which focuses on the transformation of social and environmental awareness, investing in sustainability practices and reducing environmental impact. Based on the perception scales for social responsibility (Duarte, 2011) and job satisfaction (Duarte 2011), 52 valid questionnaires were collected, through which respondents were asked to evaluate, on a scale of 1 to 5, the degree of perception of social responsibility, as well as the degree of job satisfaction. The analysis of data, reveals a positive correlation between the perception of social responsibility and job satisfaction. Regarding to the sociodemographic variables studied, only the longevity and typology of contract are shown as decisive in the organizational social responsibility perception index. However, none of the variables related to job satisfaction gave rise to statistical significance. The present study showed that the perception of external social responsibility contributed in a more expressive way to the results obtained at the level of job satisfaction, compared to the one manifested in the perception of internal social responsibility.
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