Satisfa??o Global dos Colaboradores com a Organiza??o: estudo de caso no Grupo CMM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reverendo, T?nia Cristina Sim?es Melo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Matos, F?tima Ney (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1104
Resumo: O presente estudo, de cariz metodol?gico misto, apresenta o diagn?stico da satisfa??o global dos colaboradores com a organiza??o - Grupo CMM. Trata-se de uma investiga??o que teve por objetivo central avaliar os n?veis de satisfa??o dos colaboradores da organiza??o Grupo CMM, com vista ? realiza??o de um diagn?stico completo da satisfa??o global dos profissionais que comp?e os quadros humanos desta empresa. Por forma a aferir o grau de satisfa??o dos colaboradores foi aplicado e analisado o Question?rio MOD GRH 06 - Question?rio de Satisfa??o do Colaborador a todos os colaboradores do grupo, tendo os dados resultantes sido analisados quantitativamente. Ap?s o levantamento e an?lise destes dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas e presenciais aos colaboradores, visando registar os motivos sustentadores dos resultados obtidos para, com base nestes, partir para a constru??o e apresenta??o de propostas de melhoria. Considerando sempre a base contextual do comportamento organizacional conclui-se que o grau de satisfa??o dos colaboradores da organiza??o estudada ? ?pouco satisfat?rio?, motivo pelo qual o Grupo CMM deve ponderar a introdu??o de pr?ticas de recursos humanos especializadas no ?mbito do seu funcionamento. A conclus?o aferida tem suporte concetual na constata??o de que o gosto pelo local de trabalho e o bom ambiente laboral s?o determinantes para a efici?ncia, efic?cia e produtividade do colaborador e ter? reflexos positivos nos mesmos par?metros da organiza??o. / This study presents the diagnosis of overall employee satisfaction with the CMM Group organisation. This research aimed to evaluate the satisfaction levels of CMM Group employees, with the intent of making a complete diagnosis of the overall satisfaction of the company?s human capital. In order to assess the employee?s degree satisfaction, the MOD GRH 06 Questionnaire - Employee Satisfaction Questionnaire was applied and analysed for all group employees, and the resulting data was quantitatively analysed. After the survey and analysis of its data, semi-structured and face-to-face interviews were conducted with the group collaborators, aiming to clarify the supporting motives for the obtained results and, based on these motives, starting to construct and present improvement proposals. Considering always the contextual basis of organisational behaviour, it is concluded that the degree of satisfaction of the employees is ?unsatisfactory?, therefore, the CMM Group should consider the introduction of specialised human resources practices within its scope. The conclusion is supported by the fact that contentment in the workplace and an healthy work environment are crucial for the efficiency, effectiveness and productivity of the employee and will have positive consequences on the same parameters of the organisation.
id RCAP_5b2115056ca247be7dbb793c6ff7c073
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/1104
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Satisfa??o Global dos Colaboradores com a Organiza??o: estudo de caso no Grupo CMMComportamento organizacional - Organizational behaviorSatisfa??o profissional - Professional satisfactionMotiva??o - MotivationQuestion?rio de Satisfa??o do Colaborador - Employee Satisfaction QuestionnaireO presente estudo, de cariz metodol?gico misto, apresenta o diagn?stico da satisfa??o global dos colaboradores com a organiza??o - Grupo CMM. Trata-se de uma investiga??o que teve por objetivo central avaliar os n?veis de satisfa??o dos colaboradores da organiza??o Grupo CMM, com vista ? realiza??o de um diagn?stico completo da satisfa??o global dos profissionais que comp?e os quadros humanos desta empresa. Por forma a aferir o grau de satisfa??o dos colaboradores foi aplicado e analisado o Question?rio MOD GRH 06 - Question?rio de Satisfa??o do Colaborador a todos os colaboradores do grupo, tendo os dados resultantes sido analisados quantitativamente. Ap?s o levantamento e an?lise destes dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas e presenciais aos colaboradores, visando registar os motivos sustentadores dos resultados obtidos para, com base nestes, partir para a constru??o e apresenta??o de propostas de melhoria. Considerando sempre a base contextual do comportamento organizacional conclui-se que o grau de satisfa??o dos colaboradores da organiza??o estudada ? ?pouco satisfat?rio?, motivo pelo qual o Grupo CMM deve ponderar a introdu??o de pr?ticas de recursos humanos especializadas no ?mbito do seu funcionamento. A conclus?o aferida tem suporte concetual na constata??o de que o gosto pelo local de trabalho e o bom ambiente laboral s?o determinantes para a efici?ncia, efic?cia e produtividade do colaborador e ter? reflexos positivos nos mesmos par?metros da organiza??o. / This study presents the diagnosis of overall employee satisfaction with the CMM Group organisation. This research aimed to evaluate the satisfaction levels of CMM Group employees, with the intent of making a complete diagnosis of the overall satisfaction of the company?s human capital. In order to assess the employee?s degree satisfaction, the MOD GRH 06 Questionnaire - Employee Satisfaction Questionnaire was applied and analysed for all group employees, and the resulting data was quantitatively analysed. After the survey and analysis of its data, semi-structured and face-to-face interviews were conducted with the group collaborators, aiming to clarify the supporting motives for the obtained results and, based on these motives, starting to construct and present improvement proposals. Considering always the contextual basis of organisational behaviour, it is concluded that the degree of satisfaction of the employees is ?unsatisfactory?, therefore, the CMM Group should consider the introduction of specialised human resources practices within its scope. The conclusion is supported by the fact that contentment in the workplace and an healthy work environment are crucial for the efficiency, effectiveness and productivity of the employee and will have positive consequences on the same parameters of the organisation.ISMT2020-02-12T09:45:42Z2020-02-122019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1104TID:202380599porhttp://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1104Reverendo, T?nia Cristina Sim?es MeloMatos, F?tima Ney (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:57:12Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/1104Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:21.723997Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Satisfa??o Global dos Colaboradores com a Organiza??o: estudo de caso no Grupo CMM
title Satisfa??o Global dos Colaboradores com a Organiza??o: estudo de caso no Grupo CMM
spellingShingle Satisfa??o Global dos Colaboradores com a Organiza??o: estudo de caso no Grupo CMM
Reverendo, T?nia Cristina Sim?es Melo
Comportamento organizacional - Organizational behavior
Satisfa??o profissional - Professional satisfaction
Motiva??o - Motivation
Question?rio de Satisfa??o do Colaborador - Employee Satisfaction Questionnaire
title_short Satisfa??o Global dos Colaboradores com a Organiza??o: estudo de caso no Grupo CMM
title_full Satisfa??o Global dos Colaboradores com a Organiza??o: estudo de caso no Grupo CMM
title_fullStr Satisfa??o Global dos Colaboradores com a Organiza??o: estudo de caso no Grupo CMM
title_full_unstemmed Satisfa??o Global dos Colaboradores com a Organiza??o: estudo de caso no Grupo CMM
title_sort Satisfa??o Global dos Colaboradores com a Organiza??o: estudo de caso no Grupo CMM
author Reverendo, T?nia Cristina Sim?es Melo
author_facet Reverendo, T?nia Cristina Sim?es Melo
Matos, F?tima Ney (Orientadora)
author_role author
author2 Matos, F?tima Ney (Orientadora)
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reverendo, T?nia Cristina Sim?es Melo
Matos, F?tima Ney (Orientadora)
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento organizacional - Organizational behavior
Satisfa??o profissional - Professional satisfaction
Motiva??o - Motivation
Question?rio de Satisfa??o do Colaborador - Employee Satisfaction Questionnaire
topic Comportamento organizacional - Organizational behavior
Satisfa??o profissional - Professional satisfaction
Motiva??o - Motivation
Question?rio de Satisfa??o do Colaborador - Employee Satisfaction Questionnaire
description O presente estudo, de cariz metodol?gico misto, apresenta o diagn?stico da satisfa??o global dos colaboradores com a organiza??o - Grupo CMM. Trata-se de uma investiga??o que teve por objetivo central avaliar os n?veis de satisfa??o dos colaboradores da organiza??o Grupo CMM, com vista ? realiza??o de um diagn?stico completo da satisfa??o global dos profissionais que comp?e os quadros humanos desta empresa. Por forma a aferir o grau de satisfa??o dos colaboradores foi aplicado e analisado o Question?rio MOD GRH 06 - Question?rio de Satisfa??o do Colaborador a todos os colaboradores do grupo, tendo os dados resultantes sido analisados quantitativamente. Ap?s o levantamento e an?lise destes dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas e presenciais aos colaboradores, visando registar os motivos sustentadores dos resultados obtidos para, com base nestes, partir para a constru??o e apresenta??o de propostas de melhoria. Considerando sempre a base contextual do comportamento organizacional conclui-se que o grau de satisfa??o dos colaboradores da organiza??o estudada ? ?pouco satisfat?rio?, motivo pelo qual o Grupo CMM deve ponderar a introdu??o de pr?ticas de recursos humanos especializadas no ?mbito do seu funcionamento. A conclus?o aferida tem suporte concetual na constata??o de que o gosto pelo local de trabalho e o bom ambiente laboral s?o determinantes para a efici?ncia, efic?cia e produtividade do colaborador e ter? reflexos positivos nos mesmos par?metros da organiza??o. / This study presents the diagnosis of overall employee satisfaction with the CMM Group organisation. This research aimed to evaluate the satisfaction levels of CMM Group employees, with the intent of making a complete diagnosis of the overall satisfaction of the company?s human capital. In order to assess the employee?s degree satisfaction, the MOD GRH 06 Questionnaire - Employee Satisfaction Questionnaire was applied and analysed for all group employees, and the resulting data was quantitatively analysed. After the survey and analysis of its data, semi-structured and face-to-face interviews were conducted with the group collaborators, aiming to clarify the supporting motives for the obtained results and, based on these motives, starting to construct and present improvement proposals. Considering always the contextual basis of organisational behaviour, it is concluded that the degree of satisfaction of the employees is ?unsatisfactory?, therefore, the CMM Group should consider the introduction of specialised human resources practices within its scope. The conclusion is supported by the fact that contentment in the workplace and an healthy work environment are crucial for the efficiency, effectiveness and productivity of the employee and will have positive consequences on the same parameters of the organisation.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2020-02-12T09:45:42Z
2020-02-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1104
TID:202380599
url http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1104
identifier_str_mv TID:202380599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1104
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISMT
publisher.none.fl_str_mv ISMT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136421596889088