Satisfação Global dos Colaboradores com a Organização: estudo de caso no Grupo CMM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reverendo, Tânia Cristina Simões Melo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Matos, Fátima Ney (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1104
Resumo: O presente estudo, de cariz metodológico misto, apresenta o diagnóstico da satisfação global dos colaboradores com a organização - Grupo CMM. Trata-se de uma investigação que teve por objetivo central avaliar os níveis de satisfação dos colaboradores da organização Grupo CMM, com vista à realização de um diagnóstico completo da satisfação global dos profissionais que compõe os quadros humanos desta empresa. Por forma a aferir o grau de satisfação dos colaboradores foi aplicado e analisado o Questionário MOD GRH 06 - Questionário de Satisfação do Colaborador a todos os colaboradores do grupo, tendo os dados resultantes sido analisados quantitativamente. Após o levantamento e análise destes dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas e presenciais aos colaboradores, visando registar os motivos sustentadores dos resultados obtidos para, com base nestes, partir para a construção e apresentação de propostas de melhoria. Considerando sempre a base contextual do comportamento organizacional conclui-se que o grau de satisfação dos colaboradores da organização estudada é “pouco satisfatório”, motivo pelo qual o Grupo CMM deve ponderar a introdução de práticas de recursos humanos especializadas no âmbito do seu funcionamento. A conclusão aferida tem suporte concetual na constatação de que o gosto pelo local de trabalho e o bom ambiente laboral são determinantes para a eficiência, eficácia e produtividade do colaborador e terá reflexos positivos nos mesmos parâmetros da organização. / This study presents the diagnosis of overall employee satisfaction with the CMM Group organisation. This research aimed to evaluate the satisfaction levels of CMM Group employees, with the intent of making a complete diagnosis of the overall satisfaction of the company’s human capital. In order to assess the employee’s degree satisfaction, the MOD GRH 06 Questionnaire - Employee Satisfaction Questionnaire was applied and analysed for all group employees, and the resulting data was quantitatively analysed. After the survey and analysis of its data, semi-structured and face-to-face interviews were conducted with the group collaborators, aiming to clarify the supporting motives for the obtained results and, based on these motives, starting to construct and present improvement proposals. Considering always the contextual basis of organisational behaviour, it is concluded that the degree of satisfaction of the employees is “unsatisfactory”, therefore, the CMM Group should consider the introduction of specialised human resources practices within its scope. The conclusion is supported by the fact that contentment in the workplace and an healthy work environment are crucial for the efficiency, effectiveness and productivity of the employee and will have positive consequences on the same parameters of the organisation.
id RCAP_5b2115056ca247be7dbb793c6ff7c073
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/1104
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Satisfação Global dos Colaboradores com a Organização: estudo de caso no Grupo CMMComportamento organizacional - Organizational behaviorSatisfação profissional - Professional satisfactionMotivação - MotivationQuestionário de Satisfação do Colaborador - Employee Satisfaction QuestionnaireO presente estudo, de cariz metodológico misto, apresenta o diagnóstico da satisfação global dos colaboradores com a organização - Grupo CMM. Trata-se de uma investigação que teve por objetivo central avaliar os níveis de satisfação dos colaboradores da organização Grupo CMM, com vista à realização de um diagnóstico completo da satisfação global dos profissionais que compõe os quadros humanos desta empresa. Por forma a aferir o grau de satisfação dos colaboradores foi aplicado e analisado o Questionário MOD GRH 06 - Questionário de Satisfação do Colaborador a todos os colaboradores do grupo, tendo os dados resultantes sido analisados quantitativamente. Após o levantamento e análise destes dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas e presenciais aos colaboradores, visando registar os motivos sustentadores dos resultados obtidos para, com base nestes, partir para a construção e apresentação de propostas de melhoria. Considerando sempre a base contextual do comportamento organizacional conclui-se que o grau de satisfação dos colaboradores da organização estudada é “pouco satisfatório”, motivo pelo qual o Grupo CMM deve ponderar a introdução de práticas de recursos humanos especializadas no âmbito do seu funcionamento. A conclusão aferida tem suporte concetual na constatação de que o gosto pelo local de trabalho e o bom ambiente laboral são determinantes para a eficiência, eficácia e produtividade do colaborador e terá reflexos positivos nos mesmos parâmetros da organização. / This study presents the diagnosis of overall employee satisfaction with the CMM Group organisation. This research aimed to evaluate the satisfaction levels of CMM Group employees, with the intent of making a complete diagnosis of the overall satisfaction of the company’s human capital. In order to assess the employee’s degree satisfaction, the MOD GRH 06 Questionnaire - Employee Satisfaction Questionnaire was applied and analysed for all group employees, and the resulting data was quantitatively analysed. After the survey and analysis of its data, semi-structured and face-to-face interviews were conducted with the group collaborators, aiming to clarify the supporting motives for the obtained results and, based on these motives, starting to construct and present improvement proposals. Considering always the contextual basis of organisational behaviour, it is concluded that the degree of satisfaction of the employees is “unsatisfactory”, therefore, the CMM Group should consider the introduction of specialised human resources practices within its scope. The conclusion is supported by the fact that contentment in the workplace and an healthy work environment are crucial for the efficiency, effectiveness and productivity of the employee and will have positive consequences on the same parameters of the organisation.ISMTRepositório ISMTReverendo, Tânia Cristina Simões MeloMatos, Fátima Ney (Orientadora)2020-02-12T09:45:42Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1104porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-14T13:47:46Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/1104Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-14T13:47:46Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação Global dos Colaboradores com a Organização: estudo de caso no Grupo CMM
title Satisfação Global dos Colaboradores com a Organização: estudo de caso no Grupo CMM
spellingShingle Satisfação Global dos Colaboradores com a Organização: estudo de caso no Grupo CMM
Reverendo, Tânia Cristina Simões Melo
Comportamento organizacional - Organizational behavior
Satisfação profissional - Professional satisfaction
Motivação - Motivation
Questionário de Satisfação do Colaborador - Employee Satisfaction Questionnaire
title_short Satisfação Global dos Colaboradores com a Organização: estudo de caso no Grupo CMM
title_full Satisfação Global dos Colaboradores com a Organização: estudo de caso no Grupo CMM
title_fullStr Satisfação Global dos Colaboradores com a Organização: estudo de caso no Grupo CMM
title_full_unstemmed Satisfação Global dos Colaboradores com a Organização: estudo de caso no Grupo CMM
title_sort Satisfação Global dos Colaboradores com a Organização: estudo de caso no Grupo CMM
author Reverendo, Tânia Cristina Simões Melo
author_facet Reverendo, Tânia Cristina Simões Melo
Matos, Fátima Ney (Orientadora)
author_role author
author2 Matos, Fátima Ney (Orientadora)
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório ISMT
dc.contributor.author.fl_str_mv Reverendo, Tânia Cristina Simões Melo
Matos, Fátima Ney (Orientadora)
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento organizacional - Organizational behavior
Satisfação profissional - Professional satisfaction
Motivação - Motivation
Questionário de Satisfação do Colaborador - Employee Satisfaction Questionnaire
topic Comportamento organizacional - Organizational behavior
Satisfação profissional - Professional satisfaction
Motivação - Motivation
Questionário de Satisfação do Colaborador - Employee Satisfaction Questionnaire
description O presente estudo, de cariz metodológico misto, apresenta o diagnóstico da satisfação global dos colaboradores com a organização - Grupo CMM. Trata-se de uma investigação que teve por objetivo central avaliar os níveis de satisfação dos colaboradores da organização Grupo CMM, com vista à realização de um diagnóstico completo da satisfação global dos profissionais que compõe os quadros humanos desta empresa. Por forma a aferir o grau de satisfação dos colaboradores foi aplicado e analisado o Questionário MOD GRH 06 - Questionário de Satisfação do Colaborador a todos os colaboradores do grupo, tendo os dados resultantes sido analisados quantitativamente. Após o levantamento e análise destes dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas e presenciais aos colaboradores, visando registar os motivos sustentadores dos resultados obtidos para, com base nestes, partir para a construção e apresentação de propostas de melhoria. Considerando sempre a base contextual do comportamento organizacional conclui-se que o grau de satisfação dos colaboradores da organização estudada é “pouco satisfatório”, motivo pelo qual o Grupo CMM deve ponderar a introdução de práticas de recursos humanos especializadas no âmbito do seu funcionamento. A conclusão aferida tem suporte concetual na constatação de que o gosto pelo local de trabalho e o bom ambiente laboral são determinantes para a eficiência, eficácia e produtividade do colaborador e terá reflexos positivos nos mesmos parâmetros da organização. / This study presents the diagnosis of overall employee satisfaction with the CMM Group organisation. This research aimed to evaluate the satisfaction levels of CMM Group employees, with the intent of making a complete diagnosis of the overall satisfaction of the company’s human capital. In order to assess the employee’s degree satisfaction, the MOD GRH 06 Questionnaire - Employee Satisfaction Questionnaire was applied and analysed for all group employees, and the resulting data was quantitatively analysed. After the survey and analysis of its data, semi-structured and face-to-face interviews were conducted with the group collaborators, aiming to clarify the supporting motives for the obtained results and, based on these motives, starting to construct and present improvement proposals. Considering always the contextual basis of organisational behaviour, it is concluded that the degree of satisfaction of the employees is “unsatisfactory”, therefore, the CMM Group should consider the introduction of specialised human resources practices within its scope. The conclusion is supported by the fact that contentment in the workplace and an healthy work environment are crucial for the efficiency, effectiveness and productivity of the employee and will have positive consequences on the same parameters of the organisation.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-02-12T09:45:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1104
url http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISMT
publisher.none.fl_str_mv ISMT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817548696974262272