Satisfa??o Global dos Colaboradores com a Organiza??o: estudo de caso no Grupo CMM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1104 |
Resumo: | O presente estudo, de cariz metodol?gico misto, apresenta o diagn?stico da satisfa??o global dos colaboradores com a organiza??o - Grupo CMM. Trata-se de uma investiga??o que teve por objetivo central avaliar os n?veis de satisfa??o dos colaboradores da organiza??o Grupo CMM, com vista ? realiza??o de um diagn?stico completo da satisfa??o global dos profissionais que comp?e os quadros humanos desta empresa. Por forma a aferir o grau de satisfa??o dos colaboradores foi aplicado e analisado o Question?rio MOD GRH 06 - Question?rio de Satisfa??o do Colaborador a todos os colaboradores do grupo, tendo os dados resultantes sido analisados quantitativamente. Ap?s o levantamento e an?lise destes dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas e presenciais aos colaboradores, visando registar os motivos sustentadores dos resultados obtidos para, com base nestes, partir para a constru??o e apresenta??o de propostas de melhoria. Considerando sempre a base contextual do comportamento organizacional conclui-se que o grau de satisfa??o dos colaboradores da organiza??o estudada ? ?pouco satisfat?rio?, motivo pelo qual o Grupo CMM deve ponderar a introdu??o de pr?ticas de recursos humanos especializadas no ?mbito do seu funcionamento. A conclus?o aferida tem suporte concetual na constata??o de que o gosto pelo local de trabalho e o bom ambiente laboral s?o determinantes para a efici?ncia, efic?cia e produtividade do colaborador e ter? reflexos positivos nos mesmos par?metros da organiza??o. / This study presents the diagnosis of overall employee satisfaction with the CMM Group organisation. This research aimed to evaluate the satisfaction levels of CMM Group employees, with the intent of making a complete diagnosis of the overall satisfaction of the company?s human capital. In order to assess the employee?s degree satisfaction, the MOD GRH 06 Questionnaire - Employee Satisfaction Questionnaire was applied and analysed for all group employees, and the resulting data was quantitatively analysed. After the survey and analysis of its data, semi-structured and face-to-face interviews were conducted with the group collaborators, aiming to clarify the supporting motives for the obtained results and, based on these motives, starting to construct and present improvement proposals. Considering always the contextual basis of organisational behaviour, it is concluded that the degree of satisfaction of the employees is ?unsatisfactory?, therefore, the CMM Group should consider the introduction of specialised human resources practices within its scope. The conclusion is supported by the fact that contentment in the workplace and an healthy work environment are crucial for the efficiency, effectiveness and productivity of the employee and will have positive consequences on the same parameters of the organisation. |
id |
RCAP_5b2115056ca247be7dbb793c6ff7c073 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ismt.pt:123456789/1104 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Satisfa??o Global dos Colaboradores com a Organiza??o: estudo de caso no Grupo CMMComportamento organizacional - Organizational behaviorSatisfa??o profissional - Professional satisfactionMotiva??o - MotivationQuestion?rio de Satisfa??o do Colaborador - Employee Satisfaction QuestionnaireO presente estudo, de cariz metodol?gico misto, apresenta o diagn?stico da satisfa??o global dos colaboradores com a organiza??o - Grupo CMM. Trata-se de uma investiga??o que teve por objetivo central avaliar os n?veis de satisfa??o dos colaboradores da organiza??o Grupo CMM, com vista ? realiza??o de um diagn?stico completo da satisfa??o global dos profissionais que comp?e os quadros humanos desta empresa. Por forma a aferir o grau de satisfa??o dos colaboradores foi aplicado e analisado o Question?rio MOD GRH 06 - Question?rio de Satisfa??o do Colaborador a todos os colaboradores do grupo, tendo os dados resultantes sido analisados quantitativamente. Ap?s o levantamento e an?lise destes dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas e presenciais aos colaboradores, visando registar os motivos sustentadores dos resultados obtidos para, com base nestes, partir para a constru??o e apresenta??o de propostas de melhoria. Considerando sempre a base contextual do comportamento organizacional conclui-se que o grau de satisfa??o dos colaboradores da organiza??o estudada ? ?pouco satisfat?rio?, motivo pelo qual o Grupo CMM deve ponderar a introdu??o de pr?ticas de recursos humanos especializadas no ?mbito do seu funcionamento. A conclus?o aferida tem suporte concetual na constata??o de que o gosto pelo local de trabalho e o bom ambiente laboral s?o determinantes para a efici?ncia, efic?cia e produtividade do colaborador e ter? reflexos positivos nos mesmos par?metros da organiza??o. / This study presents the diagnosis of overall employee satisfaction with the CMM Group organisation. This research aimed to evaluate the satisfaction levels of CMM Group employees, with the intent of making a complete diagnosis of the overall satisfaction of the company?s human capital. In order to assess the employee?s degree satisfaction, the MOD GRH 06 Questionnaire - Employee Satisfaction Questionnaire was applied and analysed for all group employees, and the resulting data was quantitatively analysed. After the survey and analysis of its data, semi-structured and face-to-face interviews were conducted with the group collaborators, aiming to clarify the supporting motives for the obtained results and, based on these motives, starting to construct and present improvement proposals. Considering always the contextual basis of organisational behaviour, it is concluded that the degree of satisfaction of the employees is ?unsatisfactory?, therefore, the CMM Group should consider the introduction of specialised human resources practices within its scope. The conclusion is supported by the fact that contentment in the workplace and an healthy work environment are crucial for the efficiency, effectiveness and productivity of the employee and will have positive consequences on the same parameters of the organisation.ISMT2020-02-12T09:45:42Z2020-02-122019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1104TID:202380599porhttp://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1104Reverendo, T?nia Cristina Sim?es MeloMatos, F?tima Ney (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:57:12Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/1104Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:21.723997Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Satisfa??o Global dos Colaboradores com a Organiza??o: estudo de caso no Grupo CMM |
title |
Satisfa??o Global dos Colaboradores com a Organiza??o: estudo de caso no Grupo CMM |
spellingShingle |
Satisfa??o Global dos Colaboradores com a Organiza??o: estudo de caso no Grupo CMM Reverendo, T?nia Cristina Sim?es Melo Comportamento organizacional - Organizational behavior Satisfa??o profissional - Professional satisfaction Motiva??o - Motivation Question?rio de Satisfa??o do Colaborador - Employee Satisfaction Questionnaire |
title_short |
Satisfa??o Global dos Colaboradores com a Organiza??o: estudo de caso no Grupo CMM |
title_full |
Satisfa??o Global dos Colaboradores com a Organiza??o: estudo de caso no Grupo CMM |
title_fullStr |
Satisfa??o Global dos Colaboradores com a Organiza??o: estudo de caso no Grupo CMM |
title_full_unstemmed |
Satisfa??o Global dos Colaboradores com a Organiza??o: estudo de caso no Grupo CMM |
title_sort |
Satisfa??o Global dos Colaboradores com a Organiza??o: estudo de caso no Grupo CMM |
author |
Reverendo, T?nia Cristina Sim?es Melo |
author_facet |
Reverendo, T?nia Cristina Sim?es Melo Matos, F?tima Ney (Orientadora) |
author_role |
author |
author2 |
Matos, F?tima Ney (Orientadora) |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reverendo, T?nia Cristina Sim?es Melo Matos, F?tima Ney (Orientadora) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento organizacional - Organizational behavior Satisfa??o profissional - Professional satisfaction Motiva??o - Motivation Question?rio de Satisfa??o do Colaborador - Employee Satisfaction Questionnaire |
topic |
Comportamento organizacional - Organizational behavior Satisfa??o profissional - Professional satisfaction Motiva??o - Motivation Question?rio de Satisfa??o do Colaborador - Employee Satisfaction Questionnaire |
description |
O presente estudo, de cariz metodol?gico misto, apresenta o diagn?stico da satisfa??o global dos colaboradores com a organiza??o - Grupo CMM. Trata-se de uma investiga??o que teve por objetivo central avaliar os n?veis de satisfa??o dos colaboradores da organiza??o Grupo CMM, com vista ? realiza??o de um diagn?stico completo da satisfa??o global dos profissionais que comp?e os quadros humanos desta empresa. Por forma a aferir o grau de satisfa??o dos colaboradores foi aplicado e analisado o Question?rio MOD GRH 06 - Question?rio de Satisfa??o do Colaborador a todos os colaboradores do grupo, tendo os dados resultantes sido analisados quantitativamente. Ap?s o levantamento e an?lise destes dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas e presenciais aos colaboradores, visando registar os motivos sustentadores dos resultados obtidos para, com base nestes, partir para a constru??o e apresenta??o de propostas de melhoria. Considerando sempre a base contextual do comportamento organizacional conclui-se que o grau de satisfa??o dos colaboradores da organiza??o estudada ? ?pouco satisfat?rio?, motivo pelo qual o Grupo CMM deve ponderar a introdu??o de pr?ticas de recursos humanos especializadas no ?mbito do seu funcionamento. A conclus?o aferida tem suporte concetual na constata??o de que o gosto pelo local de trabalho e o bom ambiente laboral s?o determinantes para a efici?ncia, efic?cia e produtividade do colaborador e ter? reflexos positivos nos mesmos par?metros da organiza??o. / This study presents the diagnosis of overall employee satisfaction with the CMM Group organisation. This research aimed to evaluate the satisfaction levels of CMM Group employees, with the intent of making a complete diagnosis of the overall satisfaction of the company?s human capital. In order to assess the employee?s degree satisfaction, the MOD GRH 06 Questionnaire - Employee Satisfaction Questionnaire was applied and analysed for all group employees, and the resulting data was quantitatively analysed. After the survey and analysis of its data, semi-structured and face-to-face interviews were conducted with the group collaborators, aiming to clarify the supporting motives for the obtained results and, based on these motives, starting to construct and present improvement proposals. Considering always the contextual basis of organisational behaviour, it is concluded that the degree of satisfaction of the employees is ?unsatisfactory?, therefore, the CMM Group should consider the introduction of specialised human resources practices within its scope. The conclusion is supported by the fact that contentment in the workplace and an healthy work environment are crucial for the efficiency, effectiveness and productivity of the employee and will have positive consequences on the same parameters of the organisation. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01T00:00:00Z 2020-02-12T09:45:42Z 2020-02-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1104 TID:202380599 |
url |
http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1104 |
identifier_str_mv |
TID:202380599 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1104 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136421596889088 |