Utilização da Ferramenta Scratch no Ensino Superior Experiência Pedagógica na Licenciatura em Ciências da Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ricardo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pessoa, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11925
Resumo: O presente artigo refere uma experiência piloto realizada na licenciatura em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Foi utilizada a ferramenta de programação visual Scratch para o desenvolvimento de projetos lúdicos, dinâmicos e pedagógicos. A utilização deste software permitiu, por um lado, melhorar o interesse e envolvimento nas tarefas, e por outro lado, ao nível do desenvolvimento profissional, potenciar a utilização do Scratch enquanto ferramenta de conceção e produção de materiais educacionais.
id RCAP_c47440b54784724c112630c93344dd48
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11925
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utilização da Ferramenta Scratch no Ensino Superior Experiência Pedagógica na Licenciatura em Ciências da EducaçãoScratchCiências da educaçãoTecnologias educacionaisPensamento computacionalO presente artigo refere uma experiência piloto realizada na licenciatura em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Foi utilizada a ferramenta de programação visual Scratch para o desenvolvimento de projetos lúdicos, dinâmicos e pedagógicos. A utilização deste software permitiu, por um lado, melhorar o interesse e envolvimento nas tarefas, e por outro lado, ao nível do desenvolvimento profissional, potenciar a utilização do Scratch enquanto ferramenta de conceção e produção de materiais educacionais.CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos EducacionaisRCIPLAlmeida, RicardoPessoa, Teresa2020-06-21T10:25:13Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11925porAlmeida, R., Pessoa, M., Pereira, T. (2017) Utilização da Ferramenta Scratch no Ensino Superior Experiência Pedagógica na Licenciatura em Ciências da Educação in Ponte, C., Dodero, J. M., Silva, M. J. (2017) Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional. (119-123) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais978-989-95733-9-0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:03:51Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11925Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:06.811290Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização da Ferramenta Scratch no Ensino Superior Experiência Pedagógica na Licenciatura em Ciências da Educação
title Utilização da Ferramenta Scratch no Ensino Superior Experiência Pedagógica na Licenciatura em Ciências da Educação
spellingShingle Utilização da Ferramenta Scratch no Ensino Superior Experiência Pedagógica na Licenciatura em Ciências da Educação
Almeida, Ricardo
Scratch
Ciências da educação
Tecnologias educacionais
Pensamento computacional
title_short Utilização da Ferramenta Scratch no Ensino Superior Experiência Pedagógica na Licenciatura em Ciências da Educação
title_full Utilização da Ferramenta Scratch no Ensino Superior Experiência Pedagógica na Licenciatura em Ciências da Educação
title_fullStr Utilização da Ferramenta Scratch no Ensino Superior Experiência Pedagógica na Licenciatura em Ciências da Educação
title_full_unstemmed Utilização da Ferramenta Scratch no Ensino Superior Experiência Pedagógica na Licenciatura em Ciências da Educação
title_sort Utilização da Ferramenta Scratch no Ensino Superior Experiência Pedagógica na Licenciatura em Ciências da Educação
author Almeida, Ricardo
author_facet Almeida, Ricardo
Pessoa, Teresa
author_role author
author2 Pessoa, Teresa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Ricardo
Pessoa, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Scratch
Ciências da educação
Tecnologias educacionais
Pensamento computacional
topic Scratch
Ciências da educação
Tecnologias educacionais
Pensamento computacional
description O presente artigo refere uma experiência piloto realizada na licenciatura em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Foi utilizada a ferramenta de programação visual Scratch para o desenvolvimento de projetos lúdicos, dinâmicos e pedagógicos. A utilização deste software permitiu, por um lado, melhorar o interesse e envolvimento nas tarefas, e por outro lado, ao nível do desenvolvimento profissional, potenciar a utilização do Scratch enquanto ferramenta de conceção e produção de materiais educacionais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2020-06-21T10:25:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/11925
url http://hdl.handle.net/10400.21/11925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Almeida, R., Pessoa, M., Pereira, T. (2017) Utilização da Ferramenta Scratch no Ensino Superior Experiência Pedagógica na Licenciatura em Ciências da Educação in Ponte, C., Dodero, J. M., Silva, M. J. (2017) Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional. (119-123) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
978-989-95733-9-0
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133469316481024