Avaliação da consciência sintática à entrada no 1.º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Rita Paulo dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6819
Resumo: Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau de Mestre em Didática da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
id RCAP_c477865492a1f8cade1e46ba71eb5e5f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6819
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação da consciência sintática à entrada no 1.º cicloConsciência linguísticaConsciência sintáticaAvaliação da consciência sintáticaDidática do português.Linguistic awarenessSyntactic awarenessSyntactic awareness assessmentPortuguese didacticsProjeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau de Mestre em Didática da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoO presente estudo centra-se no desenvolvimento da consciência sintática de alunos do 1.º ano do 1.º Ciclo, tendo como objetivos: (i) conceber um programa de estimulação da consciência sintática para o 1.º ano do 1.º Ciclo; (ii) implementar o programa concebido numa turma do 1.º ano do 1.º Ciclo; (iii) avaliar a eficácia da intervenção didática no desenvolvimento da consciência sintática de alunos sujeitos ao programa e de alunos não sujeitos ao programa. Concebido numa perspetiva de investigação-ação, o estudo foi desenvolvido com duas turmas de 1.º ano de escolaridade, o grupo de controlo e o grupo experimental, e compreende três momentos distintos: (i) a aplicação de um teste de avaliação da consciência sintática dos alunos de ambas as turmas; (ii) implementação de um conjunto de atividades de promoção da consciência sintática, no grupo experimental; (iii) reaplicação do teste de avaliação da consciência sintática dos alunos nas duas turmas. Os resultados demonstram que o programa concebido para a estimulação da consciência sintática, que contempla atividades de descoberta do funcionamento da língua, teve repercussões positivas no desenvolvimento da consciência sintática dos alunos do grupo experimental, nomeadamente ao nível do desempenho em tarefas de divisão de frases em palavras, repetição de frases, avaliação da gramaticalidade, justificação da agramaticalidade e proposta de correção de frases.ABSTRACT The present study focuses on the development of syntactic awareness amongst first year students. The main objectives are: (i) to create a program that aims to stimulate syntactic awareness with first year students; (ii) to implement a program that was conceived for a first year group; (iii) assess the program’s didactic intervention in the development of syntactic awareness within students who participated in this program and students outside the program. Conceived in an action-research perspective, this study was developed with two first year classes, the control group and the experimental group, and it comprises three distinct moments: (i) the implementation of an assessment test to evaluate the syntactic awareness in both groups; (ii) the implementation of a set of activities to promote syntactic awareness in the experimental group; (iii) the reapplication of the assessment test regarding the syntactic awareness, in the two groups. The results demonstrate that the program that was designed to stimulate syntactic awareness, which includes activities that lead to the discovery of some language structures and functions, had a positive repercussions in the development of syntactic awareness in the experimental group, especially in tasks regarding the division of sentences into words, sentence repetition, grammaticality evaluation and justification and proposed sentenced correction.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaCardoso, AdrianaRCIPLSantos, Ana Rita Paulo dos2017-02-20T10:38:58Z2016-12-092016-12-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6819TID:201609002porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:52:01Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6819Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:53.840189Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da consciência sintática à entrada no 1.º ciclo
title Avaliação da consciência sintática à entrada no 1.º ciclo
spellingShingle Avaliação da consciência sintática à entrada no 1.º ciclo
Santos, Ana Rita Paulo dos
Consciência linguística
Consciência sintática
Avaliação da consciência sintática
Didática do português.
Linguistic awareness
Syntactic awareness
Syntactic awareness assessment
Portuguese didactics
title_short Avaliação da consciência sintática à entrada no 1.º ciclo
title_full Avaliação da consciência sintática à entrada no 1.º ciclo
title_fullStr Avaliação da consciência sintática à entrada no 1.º ciclo
title_full_unstemmed Avaliação da consciência sintática à entrada no 1.º ciclo
title_sort Avaliação da consciência sintática à entrada no 1.º ciclo
author Santos, Ana Rita Paulo dos
author_facet Santos, Ana Rita Paulo dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Adriana
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Rita Paulo dos
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência linguística
Consciência sintática
Avaliação da consciência sintática
Didática do português.
Linguistic awareness
Syntactic awareness
Syntactic awareness assessment
Portuguese didactics
topic Consciência linguística
Consciência sintática
Avaliação da consciência sintática
Didática do português.
Linguistic awareness
Syntactic awareness
Syntactic awareness assessment
Portuguese didactics
description Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau de Mestre em Didática da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-09
2016-12-09T00:00:00Z
2017-02-20T10:38:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/6819
TID:201609002
url http://hdl.handle.net/10400.21/6819
identifier_str_mv TID:201609002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133418121854976