Instituições e participação democrática nos 2º e 3º ciclos do ensino básico : proposta de atividades para aplicação na disciplina de cidadania e desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Tiago Pedro Mateus
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/57232
Resumo: Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
id RCAP_c4b2690b500806e6b1048c1300d10875
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/57232
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Instituições e participação democrática nos 2º e 3º ciclos do ensino básico : proposta de atividades para aplicação na disciplina de cidadania e desenvolvimentoParticipação democráticaCidadaniaTecnologias digitaisEnsino-aprendizagemTrabalhos de projeto de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTrabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoO presente trabalho de projeto, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação, na área de especialidade em Educação e Tecnologias Digitais, pretende investigar, através da realização de um estudo de caso num Agrupamento de Escolas da Área Metropolitana de Lisboa, formas de promover a realização de aprendizagens no domínio Instituições e Participação Democrática, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, nos 2º e 3º ciclos do ensino básico. O estudo de caso apresentado seguiu uma abordagem de natureza qualitativa, tendo a recolha de dados sido feita através da análise de documentos oficiais de referência na área de Cidadania e Desenvolvimento e de documentos do Agrupamento de Escolas em estudo, e realização de entrevistas semidiretivas a professores e entrevistas em grupo focal a alunos, dos 2º e 3º ciclos do ensino básico. As entrevistas pretenderam recolher dados relativos às perceções de alunos e professores sobre a utilização de ferramentas e recursos digitais, assim como as atividades realizadas nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, com foco no domínio Instituições e Participação Democrática. Foi também intenção, recolher a sua opinião sobre atividades promotoras da participação democrática realizadas no Agrupamento de Escolas. Os resultados obtidos permitiram apresentar um módulo, em que são propostas atividades pedagógicas recorrendo a recursos e ferramentas digitais ou a dinâmicas em sala de aula, que poderão ser utilizadas pelos professores de Cidadania e Desenvolvimento, na abordagem ao domínio Instituições e Participação Democrática. Estas atividades foram desenhadas com base nos dados recolhidos junto dos professores e alunos, assim como da análise documental, indo ao encontro das preferências demonstradas pelos entrevistados, como por exemplo, a realização de trabalhos de pesquisa, a elaboração de apresentações utilizando ferramentas digitais, os trabalhos em grupo ou a organização de debates, promovendo também o desenvolvimento por parte dos alunos dos princípios, valores e áreas de competência definidos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Pretende-se que o módulo possa ser disponibilizado online para que fique acessível a todos os professores.The present project, developed within the scope of the Masters in Education, with a specialization in Education and Digital Technologies, aims to investigate, through a case study in a Group of Schools in the Greater Lisbon area, ways to promote the learning in the Institutions and Democratic Participation topic, in the Citizenship and Development subject, in the 2nd and 3rd cycles of basic education. The following case study observed a qualitative approach, having collected data through the analysis of official documents regarding the area of Citizenship and Development as well as documents of the relevant Group of Schools, along with semi-directive interviews to teachers and focus groups with students from the 2nd and 3rd cycles of basic education. The interviews aimed to collect data on the perceptions of students and teachers about the use of digital tools and resources, as well as the activities carried out in the Citizenship and Development classes, focusing on the Institutions and Democratic Participation topic. It was also intended to collect their opinion on activities that promote democratic participation carried out in the Group of Schools. The results obtained allowed us to present a module, in which pedagogical activities are proposed using digital resources and tools or classroom dynamics, which can be used by Citizenship and Development teachers, in the approach to the Institutions and Democratic Participation topic. These activities were designed based on data collected from the teachers and students, as well as document analysis, meeting the preferences shown by the interviewees, such as carrying out research work, preparing presentations using digital tools, group projects or the organization of debates, also promoting the student development according to the principles, values and areas of competence defined in the Profile of Students Leaving Compulsory Schooling. It is intended that the module can be made available online so that it is accessible to all teachers.Viana, Joana Andreia Domingues, 1983-Repositório da Universidade de LisboaGonçalves, Tiago Pedro Mateus2023-04-21T14:34:35Z20222022-10-142022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57232porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:20Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57232Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:40.164983Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Instituições e participação democrática nos 2º e 3º ciclos do ensino básico : proposta de atividades para aplicação na disciplina de cidadania e desenvolvimento
title Instituições e participação democrática nos 2º e 3º ciclos do ensino básico : proposta de atividades para aplicação na disciplina de cidadania e desenvolvimento
spellingShingle Instituições e participação democrática nos 2º e 3º ciclos do ensino básico : proposta de atividades para aplicação na disciplina de cidadania e desenvolvimento
Gonçalves, Tiago Pedro Mateus
Participação democrática
Cidadania
Tecnologias digitais
Ensino-aprendizagem
Trabalhos de projeto de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Instituições e participação democrática nos 2º e 3º ciclos do ensino básico : proposta de atividades para aplicação na disciplina de cidadania e desenvolvimento
title_full Instituições e participação democrática nos 2º e 3º ciclos do ensino básico : proposta de atividades para aplicação na disciplina de cidadania e desenvolvimento
title_fullStr Instituições e participação democrática nos 2º e 3º ciclos do ensino básico : proposta de atividades para aplicação na disciplina de cidadania e desenvolvimento
title_full_unstemmed Instituições e participação democrática nos 2º e 3º ciclos do ensino básico : proposta de atividades para aplicação na disciplina de cidadania e desenvolvimento
title_sort Instituições e participação democrática nos 2º e 3º ciclos do ensino básico : proposta de atividades para aplicação na disciplina de cidadania e desenvolvimento
author Gonçalves, Tiago Pedro Mateus
author_facet Gonçalves, Tiago Pedro Mateus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viana, Joana Andreia Domingues, 1983-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Tiago Pedro Mateus
dc.subject.por.fl_str_mv Participação democrática
Cidadania
Tecnologias digitais
Ensino-aprendizagem
Trabalhos de projeto de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Participação democrática
Cidadania
Tecnologias digitais
Ensino-aprendizagem
Trabalhos de projeto de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-10-14
2022-01-01T00:00:00Z
2023-04-21T14:34:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/57232
url http://hdl.handle.net/10451/57232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134630065995776