Aplicações digitais como instrumento de educação para a participação democrática no ensino em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/56908 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
id |
RCAP_f10d669436633abe9d4d9bae767b4d2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/56908 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aplicações digitais como instrumento de educação para a participação democrática no ensino em PortugalEnsino - PortugalParticipação democráticaJovensParticipação políticaTecnologias digitaisDissertações de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoO declínio da participação eleitoral nos regimes democráticos tem levantado sérias questões quanto à participação democrática, tendência que se espelha na ida às urnas e no envolvimento político dos cidadãos, em particular dos mais jovens. Torna-se, assim, cada mais importante promover o desenvolvimento de conhecimento político junto dos jovens, incentivando-os a uma participação política efetiva e reconhecê-los como decisores políticos. Neste sentido alguns países da União Europeia têm vindo a desenvolver diversas iniciativas neste âmbito, através de maior investimento na educação cívica e no modo como se poderá tirar partido do uso de tecnologias digitais e em rede para o fazer. O presente trabalho de investigação, desenvolvido no âmbito do mestrado em Educação e Tecnologias Digitais, tem como propósito perceber de que forma o uso de aplicações digitais na escola pode contribuir para a construção de conhecimento político, fomentar a discussão política e promover nos futuros jovens eleitores maior participação democrática em Portugal. O design metodológico adotado nesta investigação é de caráter qualitativo, de natureza fenomenológica interpretativa, com recurso ao método de estudo de caso. O caso em estudo é um Agrupamento de Escolas da região de Lisboa. Para a recolha e análise de dados procedeu-se a análise documental e foram realizadas entrevistas semidiretivas a professores do Agrupamento e entrevistas em grupo focal a alunos do mesmo Agrupamento. A partir da análise dos dados, foi possível constatar que quer os documentos curriculares quer os professores entrevistados consideram fundamental trabalhar na escola o conhecimento político e promover a participação democrática dos jovens, uma vez que a falta de conhecimento é causa de desmotivação para uma participação ativa. Verificou-se também que enquanto contexto de socialização, a escola pode ter um papel transformador da perceção política dos jovens sendo necessário combater a estigmatização do tema; é necessário desenvolver nos alunos competências democráticas; as redes sociais são usadas pelos alunos para divulgar e discutir assuntos políticos e cívicos; que os alunos são recetivos à aprendizagem por meio das tecnologias e que as aplicações digitais enquanto instrumento educativo poderiam servir como base de esclarecimento para os alunos sobre o funcionamento da política em Portugal.The decline in electoral participation in democratic regimes has raised serious questions about democratic participation, a trend that is mirrored in the voter turnout and political involvement of citizens, particularly of younger ones. Thus, it becomes increasingly important to promote the development of political knowledge among young people, encouraging them to effectively participate in politics and to recognize them as political decision-makers. In this sense, some European Union countries have been developing several initiatives in this area, through greater investment in civic education and in how digital and networking tools can be positively used to foster civic education. The present research, developed within the scope of the Master’s in education and Digital Technologies, aims to understand how the use of digital applications in school can contribute to the construction of political knowledge, foster political discussion and promote greater democratic participation in Portugal in future young voters. The methodological design adopted in this investigation is qualitative, of an interpretative phenomenological nature, using the case study method. The case under study is a School Cluster in the Lisbon region. For the data collection and analysis, document analysis was undertaken, semi-directive interviews with teachers at the school cluster were performed, as well as focus group interviews with students at the same school cluster. From the data analysis, it was possible to verify that both the curricular documents and the interviewed teachers consider it essential to promote not only political knowledge at school but also the democratic participation of young people, since the lack of knowledge is a cause of demotivation for active participation. It was also found that, as a context of socialization, the school can have a transforming role in the political perception of young people, and it is necessary to combat the stigmatization of the theme; it is necessary to develop democratic skills in students; social networks are used by students to publicize and discuss political and civic issues; that students are receptive to learning through technologies and that digital applications as an educational tool could serve as a basis for the students’ clarification on the functioning of politics in Portugal.Viana, Joana Andreia Domingues, 1983-Repositório da Universidade de LisboaDeger, Henrique Ramos Torres2023-03-29T14:13:58Z20222022-10-162022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/56908TID:203287703porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:04:53Zoai:repositorio.ul.pt:10451/56908Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:24.975487Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicações digitais como instrumento de educação para a participação democrática no ensino em Portugal |
title |
Aplicações digitais como instrumento de educação para a participação democrática no ensino em Portugal |
spellingShingle |
Aplicações digitais como instrumento de educação para a participação democrática no ensino em Portugal Deger, Henrique Ramos Torres Ensino - Portugal Participação democrática Jovens Participação política Tecnologias digitais Dissertações de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Aplicações digitais como instrumento de educação para a participação democrática no ensino em Portugal |
title_full |
Aplicações digitais como instrumento de educação para a participação democrática no ensino em Portugal |
title_fullStr |
Aplicações digitais como instrumento de educação para a participação democrática no ensino em Portugal |
title_full_unstemmed |
Aplicações digitais como instrumento de educação para a participação democrática no ensino em Portugal |
title_sort |
Aplicações digitais como instrumento de educação para a participação democrática no ensino em Portugal |
author |
Deger, Henrique Ramos Torres |
author_facet |
Deger, Henrique Ramos Torres |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Viana, Joana Andreia Domingues, 1983- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Deger, Henrique Ramos Torres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino - Portugal Participação democrática Jovens Participação política Tecnologias digitais Dissertações de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ensino - Portugal Participação democrática Jovens Participação política Tecnologias digitais Dissertações de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-10-16 2022-01-01T00:00:00Z 2023-03-29T14:13:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/56908 TID:203287703 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/56908 |
identifier_str_mv |
TID:203287703 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134627483353088 |