Aplicações digitais como instrumento de educação para a participação democrática no ensino em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deger, Henrique Ramos Torres
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/56908
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
id RCAP_f10d669436633abe9d4d9bae767b4d2f
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/56908
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aplicações digitais como instrumento de educação para a participação democrática no ensino em PortugalEnsino - PortugalParticipação democráticaJovensParticipação políticaTecnologias digitaisDissertações de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoO declínio da participação eleitoral nos regimes democráticos tem levantado sérias questões quanto à participação democrática, tendência que se espelha na ida às urnas e no envolvimento político dos cidadãos, em particular dos mais jovens. Torna-se, assim, cada mais importante promover o desenvolvimento de conhecimento político junto dos jovens, incentivando-os a uma participação política efetiva e reconhecê-los como decisores políticos. Neste sentido alguns países da União Europeia têm vindo a desenvolver diversas iniciativas neste âmbito, através de maior investimento na educação cívica e no modo como se poderá tirar partido do uso de tecnologias digitais e em rede para o fazer. O presente trabalho de investigação, desenvolvido no âmbito do mestrado em Educação e Tecnologias Digitais, tem como propósito perceber de que forma o uso de aplicações digitais na escola pode contribuir para a construção de conhecimento político, fomentar a discussão política e promover nos futuros jovens eleitores maior participação democrática em Portugal. O design metodológico adotado nesta investigação é de caráter qualitativo, de natureza fenomenológica interpretativa, com recurso ao método de estudo de caso. O caso em estudo é um Agrupamento de Escolas da região de Lisboa. Para a recolha e análise de dados procedeu-se a análise documental e foram realizadas entrevistas semidiretivas a professores do Agrupamento e entrevistas em grupo focal a alunos do mesmo Agrupamento. A partir da análise dos dados, foi possível constatar que quer os documentos curriculares quer os professores entrevistados consideram fundamental trabalhar na escola o conhecimento político e promover a participação democrática dos jovens, uma vez que a falta de conhecimento é causa de desmotivação para uma participação ativa. Verificou-se também que enquanto contexto de socialização, a escola pode ter um papel transformador da perceção política dos jovens sendo necessário combater a estigmatização do tema; é necessário desenvolver nos alunos competências democráticas; as redes sociais são usadas pelos alunos para divulgar e discutir assuntos políticos e cívicos; que os alunos são recetivos à aprendizagem por meio das tecnologias e que as aplicações digitais enquanto instrumento educativo poderiam servir como base de esclarecimento para os alunos sobre o funcionamento da política em Portugal.The decline in electoral participation in democratic regimes has raised serious questions about democratic participation, a trend that is mirrored in the voter turnout and political involvement of citizens, particularly of younger ones. Thus, it becomes increasingly important to promote the development of political knowledge among young people, encouraging them to effectively participate in politics and to recognize them as political decision-makers. In this sense, some European Union countries have been developing several initiatives in this area, through greater investment in civic education and in how digital and networking tools can be positively used to foster civic education. The present research, developed within the scope of the Master’s in education and Digital Technologies, aims to understand how the use of digital applications in school can contribute to the construction of political knowledge, foster political discussion and promote greater democratic participation in Portugal in future young voters. The methodological design adopted in this investigation is qualitative, of an interpretative phenomenological nature, using the case study method. The case under study is a School Cluster in the Lisbon region. For the data collection and analysis, document analysis was undertaken, semi-directive interviews with teachers at the school cluster were performed, as well as focus group interviews with students at the same school cluster. From the data analysis, it was possible to verify that both the curricular documents and the interviewed teachers consider it essential to promote not only political knowledge at school but also the democratic participation of young people, since the lack of knowledge is a cause of demotivation for active participation. It was also found that, as a context of socialization, the school can have a transforming role in the political perception of young people, and it is necessary to combat the stigmatization of the theme; it is necessary to develop democratic skills in students; social networks are used by students to publicize and discuss political and civic issues; that students are receptive to learning through technologies and that digital applications as an educational tool could serve as a basis for the students’ clarification on the functioning of politics in Portugal.Viana, Joana Andreia Domingues, 1983-Repositório da Universidade de LisboaDeger, Henrique Ramos Torres2023-03-29T14:13:58Z20222022-10-162022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/56908TID:203287703porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:04:53Zoai:repositorio.ul.pt:10451/56908Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:24.975487Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aplicações digitais como instrumento de educação para a participação democrática no ensino em Portugal
title Aplicações digitais como instrumento de educação para a participação democrática no ensino em Portugal
spellingShingle Aplicações digitais como instrumento de educação para a participação democrática no ensino em Portugal
Deger, Henrique Ramos Torres
Ensino - Portugal
Participação democrática
Jovens
Participação política
Tecnologias digitais
Dissertações de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Aplicações digitais como instrumento de educação para a participação democrática no ensino em Portugal
title_full Aplicações digitais como instrumento de educação para a participação democrática no ensino em Portugal
title_fullStr Aplicações digitais como instrumento de educação para a participação democrática no ensino em Portugal
title_full_unstemmed Aplicações digitais como instrumento de educação para a participação democrática no ensino em Portugal
title_sort Aplicações digitais como instrumento de educação para a participação democrática no ensino em Portugal
author Deger, Henrique Ramos Torres
author_facet Deger, Henrique Ramos Torres
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viana, Joana Andreia Domingues, 1983-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Deger, Henrique Ramos Torres
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino - Portugal
Participação democrática
Jovens
Participação política
Tecnologias digitais
Dissertações de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino - Portugal
Participação democrática
Jovens
Participação política
Tecnologias digitais
Dissertações de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-10-16
2022-01-01T00:00:00Z
2023-03-29T14:13:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/56908
TID:203287703
url http://hdl.handle.net/10451/56908
identifier_str_mv TID:203287703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134627483353088