Intervenção do professor titular da sala de aula do primeiro ano do primeiro ciclo perante a inclusão de crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Laurinda Borges Azevedo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/5701
Resumo: A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção possui três características essenciais: Défice de Atenção, Impulsividade e Hiperatividade. Ou seja, é uma problemática neuro-comportamental, manifestada na infância onde as crianças ostentam um modelo comportamental assente no excesso de atividade motora (hiperatividade), de falta de atenção e de impulsividade. Torna-se necessário então que, o professor adopte estratégias de trabalho com estas crianças facilitando assim a sua inclusão. Este estudo tem como principais objetivos: Identificar as opiniões do professor titular da sala de aula do primeiro ano do primeiro ciclo perante a inclusão de crianças com PHDA; Descrever as estratégias do professor titular da sala de aula do primeiro ano do primeiro ciclo perante a inclusão de crianças com PHDA. A orientação metodológica adotada relaciona-se com uma abordagem qualitativa. Este estudo é constituído por 10 professores a quem foi feita uma entrevista para se recolherem os dados. Foi feito o tratamento dos dados, os quais foram analisados e discutidos. As conclusões indicam que, ao nível da formação inicial, as Escolas de Ensino Superior e as Universidades devem incorporar nos seus cursos de Professores do Primeiro Ciclo uma disciplina que aborde exaustivamente, em cada semestre, as Necessidades Educativas Especiais, abrangendo não só a teoria, como também a prática. Sugere-se ainda que exista formação contínua no âmbito das NEE, a começar pelo professor logo após o término do curso superior, independentemente da sua situação profissional, e em cada área escolar, antes do início do ano letivo, depois das turmas estarem formadas, por forma a cada docente participar naquela onde se abordará a NEE ou as NEEs que existirão na sua sala, sendo focadas estratégias de trabalho com estas crianças visando o sucesso escolar. Constatou-se também que a maioria dos entrevistados leva a cabo práticas de integração e de inclusão, embora se perceba alguma confusão entre integração e inclusão.
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spelling Intervenção do professor titular da sala de aula do primeiro ano do primeiro ciclo perante a inclusão de crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de AtençãoPerturbação de Hiperatividade e Défice de AtençãoInclusãoProfessorIntervençãoAttention Deficit Hyperactivity DisorderInclusionTeacherInterventionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção possui três características essenciais: Défice de Atenção, Impulsividade e Hiperatividade. Ou seja, é uma problemática neuro-comportamental, manifestada na infância onde as crianças ostentam um modelo comportamental assente no excesso de atividade motora (hiperatividade), de falta de atenção e de impulsividade. Torna-se necessário então que, o professor adopte estratégias de trabalho com estas crianças facilitando assim a sua inclusão. Este estudo tem como principais objetivos: Identificar as opiniões do professor titular da sala de aula do primeiro ano do primeiro ciclo perante a inclusão de crianças com PHDA; Descrever as estratégias do professor titular da sala de aula do primeiro ano do primeiro ciclo perante a inclusão de crianças com PHDA. A orientação metodológica adotada relaciona-se com uma abordagem qualitativa. Este estudo é constituído por 10 professores a quem foi feita uma entrevista para se recolherem os dados. Foi feito o tratamento dos dados, os quais foram analisados e discutidos. As conclusões indicam que, ao nível da formação inicial, as Escolas de Ensino Superior e as Universidades devem incorporar nos seus cursos de Professores do Primeiro Ciclo uma disciplina que aborde exaustivamente, em cada semestre, as Necessidades Educativas Especiais, abrangendo não só a teoria, como também a prática. Sugere-se ainda que exista formação contínua no âmbito das NEE, a começar pelo professor logo após o término do curso superior, independentemente da sua situação profissional, e em cada área escolar, antes do início do ano letivo, depois das turmas estarem formadas, por forma a cada docente participar naquela onde se abordará a NEE ou as NEEs que existirão na sua sala, sendo focadas estratégias de trabalho com estas crianças visando o sucesso escolar. Constatou-se também que a maioria dos entrevistados leva a cabo práticas de integração e de inclusão, embora se perceba alguma confusão entre integração e inclusão.The Attention Deficit Hyperactivity Disorder has three essential characteristics: Attention Deficit Disorder, Impulsiveness and Hyperactivity. It means that it is a problematic Neurobehavioral manifested in childhood where children bear a behavior model based on a excess motor activity (hyperactivity), lack of attention and impulsivity. There for, it becomes necessary that the teacher adapts work strategies with the child, making it easier her inclusion. The principal goal for this study are:  indentify the strategies that the teacher uses in the classroom in the 1st grade of Elementary School towards the inclusion of students with ADHD;  Describe the strategies from the principal teacher in the classroom in the 1st grade of Elementary School towards the inclusion of students with ADHD. For this purpose, there were selected 10 participants to conduct an interview to collect more data. This data was treated, analyzed and discussed. There was used a qualitative arrangements through the use of open questions, point of view questions, so that more than theories. With present study we proposes that in a educational formation level, that superior education schools and universities incorporate in there 1st grade Elementary School teacher courses a class addressed exhaustively in each semester, intended to special educational needs, including not only the theory, but also in practice. We also suggest that the educational formation continues embracing the special educations needs program, starting with the teachers after they graduate from there superior course independently of there professional situations. Also in each educational area, before each academic year and after all the classes are formed. So that any teacher participate in that will approach the special educations needs. That will exist in his classroom. Being fowsed work strategies with this children awing school success. It was found that the majority of the interviewed carries out integration and inclusion praties, there for exits same confusion between integration and inclusion.Saavedra, LuísaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSilveira, Laurinda Borges Azevedo2016-12-13T09:04:05Z2016-11-16T00:00:00Z2016-11-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/5701porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:05:06Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/5701Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:42:34.363835Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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