Da narrativa à ilustração, um trajeto no desenvolvimento da criatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maria Emília de Sousa Paiva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/23757
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
id RCAP_c4f20a7748924a652829bfb5f8fcd14d
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23757
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da narrativa à ilustração, um trajeto no desenvolvimento da criatividadeIlustraçãoDesenhoCriatividadeImaginaçãoHistóriasIllustrationDrawCreativityImaginationStories74:372.874372.874:7437.015.3159.954Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino BásicoEsta investigação insere-se no âmbito do segundo ciclo escolar, do ensino básico, do mestrado profissionalizante, com vista à aplicação de um método de investigação em forma de estudo de caso numa turma na área de Educação Visual e Tecnológica (EVT). O estudo integra os alunos que frequentam o 6º ano de escolaridade, de uma escola do distrito de Braga. Compreende a análise de trabalhos gráficos e questionários realizados pelos alunos. Este trabalho tem um carácter exploratório e auto refletivo e o seu objeto de estudo é sobre as capacidades interpretativas das crianças na forma como ilustram uma história. Através das imagens, pretende-se estudar o impulso criativo, tendo como suporte a imaginação e a memória relativamente à forma como a criança descreve e ilustra as suas ideias. O tema nasce da procura de fundamentar que a arte de desenhar está inerente à fantasia e à imaginação, sendo estes elementos fundamentais para uma real aprendizagem, que pode ter impulso nas palavras, uma vez que, estas são por vezes uma fonte criativa. Ver nas histórias um trampolim para a criatividade ou a magia de podermos ser quem quisermos. Espero que este trabalho contribua para uma melhor valorização do ato criativo e fomente o recurso aos livros como motor sugestivo do instinto criador. Acima de tudo, possa contribuir para uma melhoria das práticas, para melhor formar o indivíduo, como estratégia de desenvolvimento pessoal e profissional, integrada no processo de investigação ação, que promoveu a minha reflexão sobre novas formas, novas abordagens metodológicas, nas atividades educativas.This research falls within the scope of the second cycle basic school education,integrated in a professional master’s degree, with a view to the application of a method of investigation in the form of study case in a class of Visual and Tecnological Education. The study includes students who attends the 6 th grade at a school in the distrct of Braga. Comprises the analysis of questionaires and graphic works by students. This study has an exploratory and self reflective way and its object of study is the interpretative skills of children and how they illustrate a story. The theme comes from looking for reasons that the art of drawing is inherent in the fantasy and the imagination,which are essential to a real learning. It may also have a boost in the words, since these are sometimes a creative source. To see stories as a springboard for creativity and the magic that we can be who we want. I hope this work will contribute for a better appreciation of the creative act and encourages the use of books as a creative instinct engine. Above all may it contributes to an improvement of practices, to better train individuals,to be used as strategy for a personal and professional development, integrated into the research process that promoted my reflection on new forms and new approaches in educational activities.Martins, José Alberto Lourenço GonçalvesUniversidade do MinhoMartins, Maria Emília de Sousa Paiva20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23757porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:58:15Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23757Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:47:57.545624Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da narrativa à ilustração, um trajeto no desenvolvimento da criatividade
title Da narrativa à ilustração, um trajeto no desenvolvimento da criatividade
spellingShingle Da narrativa à ilustração, um trajeto no desenvolvimento da criatividade
Martins, Maria Emília de Sousa Paiva
Ilustração
Desenho
Criatividade
Imaginação
Histórias
Illustration
Draw
Creativity
Imagination
Stories
74:372.874
372.874:74
37.015.3
159.954
title_short Da narrativa à ilustração, um trajeto no desenvolvimento da criatividade
title_full Da narrativa à ilustração, um trajeto no desenvolvimento da criatividade
title_fullStr Da narrativa à ilustração, um trajeto no desenvolvimento da criatividade
title_full_unstemmed Da narrativa à ilustração, um trajeto no desenvolvimento da criatividade
title_sort Da narrativa à ilustração, um trajeto no desenvolvimento da criatividade
author Martins, Maria Emília de Sousa Paiva
author_facet Martins, Maria Emília de Sousa Paiva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, José Alberto Lourenço Gonçalves
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Maria Emília de Sousa Paiva
dc.subject.por.fl_str_mv Ilustração
Desenho
Criatividade
Imaginação
Histórias
Illustration
Draw
Creativity
Imagination
Stories
74:372.874
372.874:74
37.015.3
159.954
topic Ilustração
Desenho
Criatividade
Imaginação
Histórias
Illustration
Draw
Creativity
Imagination
Stories
74:372.874
372.874:74
37.015.3
159.954
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/23757
url http://hdl.handle.net/1822/23757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132239789817856