CLIL: Uma Abordagem Diferente na Aprendizagem de Inglês no Ensino Básico e Secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Odete Cristina Gomes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/35161
Resumo: A metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning), embora seja valorizada pela comunidade europeia, é ainda pouco promovida e utilizada nas escolas portuguesas. No entanto, num contexto social, cultural e profissional cada vez mais exigente, entendo que é prioritário que as práticas pedagógicas utilizadas no ensino do Inglês sejam capazes de ir ao encontro das necessidades de hoje. Este estudo centra-se na implementação da metodologia CLIL numa escola de ensino básico (3º ciclo) e secundário, associando a aprendizagem de Inglês LE e de Ciências Naturais/Biologia, na tentativa de perceber quais as implicações que a aplicação desta metodologia comporta ao nível das condições organizacionais da própria escola, bem como monitorizar as perceções dos/as alunos/as perante uma experiência de ensino diferente. Os resultados obtidos evidenciam que as potencialidades da metodologia CLIL na aprendizagem de Inglês merecem um maior investimento da comunidade educativa na implementação da mesma. Este estudo é antecedido, numa primeira parte, por uma reflexão crítica sobre o meu percurso profissional enquanto docente de Inglês.
id RCAP_c4fe5a0b612ec28d07424676648cef44
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/35161
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling CLIL: Uma Abordagem Diferente na Aprendizagem de Inglês no Ensino Básico e SecundárioMétodos de ensino de Língua EstrangeiraContent and Language Integrated LearningCLILCiências NaturaisBiologiaInglês como Língua EstrangeiraDomínio/Área Científica::HumanidadesA metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning), embora seja valorizada pela comunidade europeia, é ainda pouco promovida e utilizada nas escolas portuguesas. No entanto, num contexto social, cultural e profissional cada vez mais exigente, entendo que é prioritário que as práticas pedagógicas utilizadas no ensino do Inglês sejam capazes de ir ao encontro das necessidades de hoje. Este estudo centra-se na implementação da metodologia CLIL numa escola de ensino básico (3º ciclo) e secundário, associando a aprendizagem de Inglês LE e de Ciências Naturais/Biologia, na tentativa de perceber quais as implicações que a aplicação desta metodologia comporta ao nível das condições organizacionais da própria escola, bem como monitorizar as perceções dos/as alunos/as perante uma experiência de ensino diferente. Os resultados obtidos evidenciam que as potencialidades da metodologia CLIL na aprendizagem de Inglês merecem um maior investimento da comunidade educativa na implementação da mesma. Este estudo é antecedido, numa primeira parte, por uma reflexão crítica sobre o meu percurso profissional enquanto docente de Inglês.2016-10-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/35161http://hdl.handle.net/10316/35161porFerreira, Odete Cristina Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-08T10:10:33Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/35161Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:42:44.124972Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv CLIL: Uma Abordagem Diferente na Aprendizagem de Inglês no Ensino Básico e Secundário
title CLIL: Uma Abordagem Diferente na Aprendizagem de Inglês no Ensino Básico e Secundário
spellingShingle CLIL: Uma Abordagem Diferente na Aprendizagem de Inglês no Ensino Básico e Secundário
Ferreira, Odete Cristina Gomes
Métodos de ensino de Língua Estrangeira
Content and Language Integrated Learning
CLIL
Ciências Naturais
Biologia
Inglês como Língua Estrangeira
Domínio/Área Científica::Humanidades
title_short CLIL: Uma Abordagem Diferente na Aprendizagem de Inglês no Ensino Básico e Secundário
title_full CLIL: Uma Abordagem Diferente na Aprendizagem de Inglês no Ensino Básico e Secundário
title_fullStr CLIL: Uma Abordagem Diferente na Aprendizagem de Inglês no Ensino Básico e Secundário
title_full_unstemmed CLIL: Uma Abordagem Diferente na Aprendizagem de Inglês no Ensino Básico e Secundário
title_sort CLIL: Uma Abordagem Diferente na Aprendizagem de Inglês no Ensino Básico e Secundário
author Ferreira, Odete Cristina Gomes
author_facet Ferreira, Odete Cristina Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Odete Cristina Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Métodos de ensino de Língua Estrangeira
Content and Language Integrated Learning
CLIL
Ciências Naturais
Biologia
Inglês como Língua Estrangeira
Domínio/Área Científica::Humanidades
topic Métodos de ensino de Língua Estrangeira
Content and Language Integrated Learning
CLIL
Ciências Naturais
Biologia
Inglês como Língua Estrangeira
Domínio/Área Científica::Humanidades
description A metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning), embora seja valorizada pela comunidade europeia, é ainda pouco promovida e utilizada nas escolas portuguesas. No entanto, num contexto social, cultural e profissional cada vez mais exigente, entendo que é prioritário que as práticas pedagógicas utilizadas no ensino do Inglês sejam capazes de ir ao encontro das necessidades de hoje. Este estudo centra-se na implementação da metodologia CLIL numa escola de ensino básico (3º ciclo) e secundário, associando a aprendizagem de Inglês LE e de Ciências Naturais/Biologia, na tentativa de perceber quais as implicações que a aplicação desta metodologia comporta ao nível das condições organizacionais da própria escola, bem como monitorizar as perceções dos/as alunos/as perante uma experiência de ensino diferente. Os resultados obtidos evidenciam que as potencialidades da metodologia CLIL na aprendizagem de Inglês merecem um maior investimento da comunidade educativa na implementação da mesma. Este estudo é antecedido, numa primeira parte, por uma reflexão crítica sobre o meu percurso profissional enquanto docente de Inglês.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/35161
http://hdl.handle.net/10316/35161
url http://hdl.handle.net/10316/35161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133697048313856