CLIL: Uma Abordagem Diferente na Aprendizagem de Inglês no Ensino Básico e Secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/35161 |
Resumo: | A metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning), embora seja valorizada pela comunidade europeia, é ainda pouco promovida e utilizada nas escolas portuguesas. No entanto, num contexto social, cultural e profissional cada vez mais exigente, entendo que é prioritário que as práticas pedagógicas utilizadas no ensino do Inglês sejam capazes de ir ao encontro das necessidades de hoje. Este estudo centra-se na implementação da metodologia CLIL numa escola de ensino básico (3º ciclo) e secundário, associando a aprendizagem de Inglês LE e de Ciências Naturais/Biologia, na tentativa de perceber quais as implicações que a aplicação desta metodologia comporta ao nível das condições organizacionais da própria escola, bem como monitorizar as perceções dos/as alunos/as perante uma experiência de ensino diferente. Os resultados obtidos evidenciam que as potencialidades da metodologia CLIL na aprendizagem de Inglês merecem um maior investimento da comunidade educativa na implementação da mesma. Este estudo é antecedido, numa primeira parte, por uma reflexão crítica sobre o meu percurso profissional enquanto docente de Inglês. |
id |
RCAP_c4fe5a0b612ec28d07424676648cef44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/35161 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
CLIL: Uma Abordagem Diferente na Aprendizagem de Inglês no Ensino Básico e SecundárioMétodos de ensino de Língua EstrangeiraContent and Language Integrated LearningCLILCiências NaturaisBiologiaInglês como Língua EstrangeiraDomínio/Área Científica::HumanidadesA metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning), embora seja valorizada pela comunidade europeia, é ainda pouco promovida e utilizada nas escolas portuguesas. No entanto, num contexto social, cultural e profissional cada vez mais exigente, entendo que é prioritário que as práticas pedagógicas utilizadas no ensino do Inglês sejam capazes de ir ao encontro das necessidades de hoje. Este estudo centra-se na implementação da metodologia CLIL numa escola de ensino básico (3º ciclo) e secundário, associando a aprendizagem de Inglês LE e de Ciências Naturais/Biologia, na tentativa de perceber quais as implicações que a aplicação desta metodologia comporta ao nível das condições organizacionais da própria escola, bem como monitorizar as perceções dos/as alunos/as perante uma experiência de ensino diferente. Os resultados obtidos evidenciam que as potencialidades da metodologia CLIL na aprendizagem de Inglês merecem um maior investimento da comunidade educativa na implementação da mesma. Este estudo é antecedido, numa primeira parte, por uma reflexão crítica sobre o meu percurso profissional enquanto docente de Inglês.2016-10-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/35161http://hdl.handle.net/10316/35161porFerreira, Odete Cristina Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-08T10:10:33Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/35161Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:42:44.124972Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
CLIL: Uma Abordagem Diferente na Aprendizagem de Inglês no Ensino Básico e Secundário |
title |
CLIL: Uma Abordagem Diferente na Aprendizagem de Inglês no Ensino Básico e Secundário |
spellingShingle |
CLIL: Uma Abordagem Diferente na Aprendizagem de Inglês no Ensino Básico e Secundário Ferreira, Odete Cristina Gomes Métodos de ensino de Língua Estrangeira Content and Language Integrated Learning CLIL Ciências Naturais Biologia Inglês como Língua Estrangeira Domínio/Área Científica::Humanidades |
title_short |
CLIL: Uma Abordagem Diferente na Aprendizagem de Inglês no Ensino Básico e Secundário |
title_full |
CLIL: Uma Abordagem Diferente na Aprendizagem de Inglês no Ensino Básico e Secundário |
title_fullStr |
CLIL: Uma Abordagem Diferente na Aprendizagem de Inglês no Ensino Básico e Secundário |
title_full_unstemmed |
CLIL: Uma Abordagem Diferente na Aprendizagem de Inglês no Ensino Básico e Secundário |
title_sort |
CLIL: Uma Abordagem Diferente na Aprendizagem de Inglês no Ensino Básico e Secundário |
author |
Ferreira, Odete Cristina Gomes |
author_facet |
Ferreira, Odete Cristina Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Odete Cristina Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Métodos de ensino de Língua Estrangeira Content and Language Integrated Learning CLIL Ciências Naturais Biologia Inglês como Língua Estrangeira Domínio/Área Científica::Humanidades |
topic |
Métodos de ensino de Língua Estrangeira Content and Language Integrated Learning CLIL Ciências Naturais Biologia Inglês como Língua Estrangeira Domínio/Área Científica::Humanidades |
description |
A metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning), embora seja valorizada pela comunidade europeia, é ainda pouco promovida e utilizada nas escolas portuguesas. No entanto, num contexto social, cultural e profissional cada vez mais exigente, entendo que é prioritário que as práticas pedagógicas utilizadas no ensino do Inglês sejam capazes de ir ao encontro das necessidades de hoje. Este estudo centra-se na implementação da metodologia CLIL numa escola de ensino básico (3º ciclo) e secundário, associando a aprendizagem de Inglês LE e de Ciências Naturais/Biologia, na tentativa de perceber quais as implicações que a aplicação desta metodologia comporta ao nível das condições organizacionais da própria escola, bem como monitorizar as perceções dos/as alunos/as perante uma experiência de ensino diferente. Os resultados obtidos evidenciam que as potencialidades da metodologia CLIL na aprendizagem de Inglês merecem um maior investimento da comunidade educativa na implementação da mesma. Este estudo é antecedido, numa primeira parte, por uma reflexão crítica sobre o meu percurso profissional enquanto docente de Inglês. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/35161 http://hdl.handle.net/10316/35161 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/35161 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133697048313856 |