Rumo à cidadania global: integração da abordagem da pronúncia de inglês como língua estrangeira e CLIL no contexto de formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Tamiris Destro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/236842
Resumo: O ensino da pronúncia em ILE (inglês como língua estrangeira) faz-se necessário por diversas razões, dentre elas: pela relação da pronúncia ao desenvolvimento de outras habilidades comunicativas (LANE; BROWN, 2010): compreensão oral (GILBERT, 1997) e a produção escrita (REED; MICHAUD, 2008). Além disso, ao pensarmos no inglês como língua global (CRYSTAL, 2003) é importante considerar a exposição dos alunos aos variados sotaques do inglês (DETERDING, 2015), pois nesse contexto, o aprendiz terá oportunidades de desenvolver a mútua inteligibilidade em suas interações (KANG, 2014). Assim, poderá evitar a política imitacionista do falante nativo como ideal de aprendizagem (BARBOSA, 2007), para que possa reconhecer a relevância de sua identidade cultural (HALL, 1999). Partindo dessa premissa, a presente pesquisa centraliza-se na formação de professores, no âmbito dos cursos de inglês como língua estrangeira (ILE), no Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) e no Programa Língua Inglesa na UNESP (PLIU), o último uma parceria público-privada entre UNESP e Santander, os quais, objetivam promover a residência docente para os profissionais do ensino de LE (línguas estrangeiras) e a capacitação da comunidade universitária em LE (KANEKOMARQUES; GARCIA, 2019), dentre outras ações. Temos por objetivos observar como se dá a abordagem de questões culturais inerentes ao ensino da pronúncia do inglês e inteligibilidade nas aulas dos cursos, oferecidos pelos programas mencionados (IsF e PLIU), além de contemplar de que maneira tais questões se relacionam com os princípios de Cultura e Comunicação, presentes na abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning). A partir dos dados obtidos, observamos, que os 4Cs (conteúdo, cognição, cultura e comunicação) (COYLE, 2007) estão em consonância com as necessidades apontadas pelos participantes desta investigação, assim sendo propomos, neste estudo a associação desses elementos do CLIL ao ensino da pronúncia de ILE. Para tanto, baseamo-nos em concepções próprias da denominada pesquisa qualitativa (LARSEN-FREEMAN, 1991), sendo de natureza aplicada, utilizando-nos dos seguintes instrumentos e procedimentos: questionários semiestruturados aplicados no início e ao final de uma oficina para professores do programa IsF/Santander da UNESP, observação de aulas, diários reflexivos da pesquisadora sobre as aulas observadas, análise de materiais e recursos didáticos para o ensino de aspectos fônicos e entrevistas com os professores. Os resultados nos possibilitaram compor um panorama da abordagem da pronúncia em ILE por esses professores, revelando, de modo geral, um movimento crítico-reflexivo, que parte de suas experiências epistemológicas em direção às práticas de ensino teoricamente informadas. Ademais, observamos que há ainda pouco conhecimento no que diz respeito ao CLIL, no contexto investigado, entretanto, na opinião dos docentes, tal abordagem, mostrou-se relevante para o trabalho de questões culturais e inteligibilidade no contexto de ensino e aprendizagem da pronúncia de ILE.
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spelling Rumo à cidadania global: integração da abordagem da pronúncia de inglês como língua estrangeira e CLIL no contexto de formação de professoresTowards global citizenship: an integration of pronunciation approaches and CLIL in teacher educationEnsino de pronúncia do inglêsensino e aprendizagem de línguas estrangeirasformação de professoresCLILTeaching pronunciation of EnglishForeign language teaching and learningTeacher educationO ensino da pronúncia em ILE (inglês como língua estrangeira) faz-se necessário por diversas razões, dentre elas: pela relação da pronúncia ao desenvolvimento de outras habilidades comunicativas (LANE; BROWN, 2010): compreensão oral (GILBERT, 1997) e a produção escrita (REED; MICHAUD, 2008). Além disso, ao pensarmos no inglês como língua global (CRYSTAL, 2003) é importante considerar a exposição dos alunos aos variados sotaques do inglês (DETERDING, 2015), pois nesse contexto, o aprendiz terá oportunidades de desenvolver a mútua inteligibilidade em suas interações (KANG, 2014). Assim, poderá evitar a política imitacionista do falante nativo como ideal de aprendizagem (BARBOSA, 2007), para que possa reconhecer a relevância de sua identidade cultural (HALL, 1999). Partindo dessa premissa, a presente pesquisa centraliza-se na formação de professores, no âmbito dos cursos de inglês como língua estrangeira (ILE), no Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) e no Programa Língua Inglesa na UNESP (PLIU), o último uma parceria público-privada entre UNESP e Santander, os quais, objetivam promover a residência docente para os profissionais do ensino de LE (línguas estrangeiras) e a capacitação da comunidade universitária em LE (KANEKOMARQUES; GARCIA, 2019), dentre outras ações. Temos por objetivos observar como se dá a abordagem de questões culturais inerentes ao ensino da pronúncia do inglês e inteligibilidade nas aulas dos cursos, oferecidos pelos programas mencionados (IsF e PLIU), além de contemplar de que maneira tais questões se relacionam com os princípios de Cultura e Comunicação, presentes na abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning). A partir dos dados obtidos, observamos, que os 4Cs (conteúdo, cognição, cultura e comunicação) (COYLE, 2007) estão em consonância com as necessidades apontadas pelos participantes desta investigação, assim sendo propomos, neste estudo a associação desses elementos do CLIL ao ensino da pronúncia de ILE. Para tanto, baseamo-nos em concepções próprias da denominada pesquisa qualitativa (LARSEN-FREEMAN, 1991), sendo de natureza aplicada, utilizando-nos dos seguintes instrumentos e procedimentos: questionários semiestruturados aplicados no início e ao final de uma oficina para professores do programa IsF/Santander da UNESP, observação de aulas, diários reflexivos da pesquisadora sobre as aulas observadas, análise de materiais e recursos didáticos para o ensino de aspectos fônicos e entrevistas com os professores. Os resultados nos possibilitaram compor um panorama da abordagem da pronúncia em ILE por esses professores, revelando, de modo geral, um movimento crítico-reflexivo, que parte de suas experiências epistemológicas em direção às práticas de ensino teoricamente informadas. Ademais, observamos que há ainda pouco conhecimento no que diz respeito ao CLIL, no contexto investigado, entretanto, na opinião dos docentes, tal abordagem, mostrou-se relevante para o trabalho de questões culturais e inteligibilidade no contexto de ensino e aprendizagem da pronúncia de ILE.The approach of teaching and learning pronunciation is of paramount importance due to several reasons: the fact that pronunciation is associated with the development of other communicative skills (LANE; BROWN, 2010): oral comprehension (GILBERT, 1997), and written production (REED; MICHAUD, 2008). Moreover, when thinking of English as a global language (CRYSTAL, 2003) it is essential to consider the exposure of students to the various accents of English (DETERDING, 2005). Thus, the learner will have opportunities to develop mutual intelligibility in their interactions (KANG, 2014), to avoid the imitationist policy of the native speaker as an ideal of learning (BARBOSA, 2007), so that they can recognize the relevance of their cultural identity (HALL, 1999). Therefore, this research focuses on Teacher Education, within the scope of English as a foreign language (EFL) courses, the Languages without Borders Program (IsF) and the English Language Program at UNESP (PLIU), the latter a public-private partnership between UNESP and Santander, which aims to promote the teaching internship for professionals teaching foreign languages and the training of the university community in foreign languages (KANEKO-MARQUES; GARCIA, 2019). Our research objectives are to observe how cultural issues intrinsic to the teaching of English pronunciation and intelligibility are approached in the mentioned programs (IsF and PLIU), in addition to contemplating in what ways such issues are related to the principles of Culture and Communication, presented in the CLIL (Content and Language Integrated Learning) approach. From the data obtained in preliminary analyzes, we observed that the 4Cs (content, cognition, culture and communication) of the CLIL approach (COYLE, 2007) are aligned with the needs identified by the participants of this investigation. For this reason, we propose, in this study, the association of these CLIL elements with the teaching of English pronunciation. Thus, our research is based on conceptions of the so-called qualitative research (LARSEN-FREEMAN, 1991), being of an applied nature and using the following instruments and procedures: semistructured questionnaires, applied at the beginning and at the end of a course for teachers of the program IsF/Santander from UNESP, class observation, reflexive journals of the researcher about the observed classes, analysis of materials and teaching resources for teaching pronunciation aspects besides interviews with teachers. Hence, the results allowed us to compose an overview of the approach of English pronunciation by these teachers, revealing, in general, a critical-reflexive movement, which starts from their epistemological experiences toward theoretically informed teaching practices. In addition, we observed that there is still little knowledge regarding CLIL, in the investigated context; however, according to the teachers, such an approach proved to be relevant for the work of cultural issues and intelligibility in the context of teaching and learning English pronunciation.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)142173/2018-5Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kaneko Marques, Sandra MariUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Tamiris Destro2022-10-05T18:49:19Z2022-10-05T18:49:19Z2022-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23684233004030009P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-13T14:21:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236842Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:34:50.341826Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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