A prática jornalística nos canais clubísticos : o caso BTV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Miguel José da Palma Gordinho de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/37429
Resumo: Este estudo pretende caracterizar a prática jornalística dos canais clubísticos. A maioria dos clubes de futebol com capacidade financeira passou a investir na criação dos seus próprios meios de comunicação, empregando jornalistas para produzir informação sobre o clube. Por isso, existe a necessidade de haver um grande controlo por parte dos assessores de comunicação da instituição relativamente ao que neles se publica e faz, para correrem o mínimo de riscos e evitarem ser notícia pelo que considerem maus motivos. Assim, este estudo explora os fundamentos do tipo de jornalismo praticado, que se caracteriza como confessional, levando a que seja cada vez mais preponderante nas estratégias de comunicação das confissões que representam. A nível empírico e tomando como estudo de caso o canal de televisão BTV, do clube Sport Lisboa e Benfica, procedeu-se a entrevistas semiestruturadas com três jornalistas do canal e à análise de conteúdo de cinco blocos noticiosos dessa estação televisiva. Concluiu-se que existe uma relação de proximidade entre os profissionais da BTV e todos os elementos integrantes do Benfica, desde dirigentes a atletas e treinadores, com um crescente aproveitamento dos primeiros para divulgação da componente profissional dos restantes.
id RCAP_c50f089a42e537ff0e3ad03de7563419
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37429
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A prática jornalística nos canais clubísticos : o caso BTVCanais clubísticosJornalismo confessionalCanais confessionaisRelação de proximidadeProfissionais da BTVClub channelsConfessional journalismConfessional channelsProximity relationshipBTV professionalsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoEste estudo pretende caracterizar a prática jornalística dos canais clubísticos. A maioria dos clubes de futebol com capacidade financeira passou a investir na criação dos seus próprios meios de comunicação, empregando jornalistas para produzir informação sobre o clube. Por isso, existe a necessidade de haver um grande controlo por parte dos assessores de comunicação da instituição relativamente ao que neles se publica e faz, para correrem o mínimo de riscos e evitarem ser notícia pelo que considerem maus motivos. Assim, este estudo explora os fundamentos do tipo de jornalismo praticado, que se caracteriza como confessional, levando a que seja cada vez mais preponderante nas estratégias de comunicação das confissões que representam. A nível empírico e tomando como estudo de caso o canal de televisão BTV, do clube Sport Lisboa e Benfica, procedeu-se a entrevistas semiestruturadas com três jornalistas do canal e à análise de conteúdo de cinco blocos noticiosos dessa estação televisiva. Concluiu-se que existe uma relação de proximidade entre os profissionais da BTV e todos os elementos integrantes do Benfica, desde dirigentes a atletas e treinadores, com um crescente aproveitamento dos primeiros para divulgação da componente profissional dos restantes.This study aims to characterize the journalistic practice of club channels. These days, most financially capable football clubs have started to invest in the creation of their own media, by employing journalists whose job it is to produce information about the club. Therefore, there is a need for great control by the institution's communication advisors regarding what is published and done, so that the least possible risk is taken and avoid being in the news for bad reasons. Thus, the fundamentals that lead to confessional journalism being increasingly prevalent in the communication strategies of the confessions they represent are explored. At an empirical level and taking BTV as a case study, semi-structured interviews were carried out with three journalists from the channel, in addition to a content analysis of five news sections of this television station. It was concluded that there is a close relationship between the BTV Professionals and all the Benfica´s members, from Managers to Athletes and Coaches, with an increasing use of these media to disseminate the professional component of these members.Torres, Eduardo Cintra CoimbraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAlmeida, Miguel José da Palma Gordinho de2022-05-05T08:52:23Z2022-03-3020222022-03-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/37429TID:203004558porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:52Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37429Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:30:29.416721Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A prática jornalística nos canais clubísticos : o caso BTV
title A prática jornalística nos canais clubísticos : o caso BTV
spellingShingle A prática jornalística nos canais clubísticos : o caso BTV
Almeida, Miguel José da Palma Gordinho de
Canais clubísticos
Jornalismo confessional
Canais confessionais
Relação de proximidade
Profissionais da BTV
Club channels
Confessional journalism
Confessional channels
Proximity relationship
BTV professionals
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short A prática jornalística nos canais clubísticos : o caso BTV
title_full A prática jornalística nos canais clubísticos : o caso BTV
title_fullStr A prática jornalística nos canais clubísticos : o caso BTV
title_full_unstemmed A prática jornalística nos canais clubísticos : o caso BTV
title_sort A prática jornalística nos canais clubísticos : o caso BTV
author Almeida, Miguel José da Palma Gordinho de
author_facet Almeida, Miguel José da Palma Gordinho de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Torres, Eduardo Cintra Coimbra
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Miguel José da Palma Gordinho de
dc.subject.por.fl_str_mv Canais clubísticos
Jornalismo confessional
Canais confessionais
Relação de proximidade
Profissionais da BTV
Club channels
Confessional journalism
Confessional channels
Proximity relationship
BTV professionals
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Canais clubísticos
Jornalismo confessional
Canais confessionais
Relação de proximidade
Profissionais da BTV
Club channels
Confessional journalism
Confessional channels
Proximity relationship
BTV professionals
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Este estudo pretende caracterizar a prática jornalística dos canais clubísticos. A maioria dos clubes de futebol com capacidade financeira passou a investir na criação dos seus próprios meios de comunicação, empregando jornalistas para produzir informação sobre o clube. Por isso, existe a necessidade de haver um grande controlo por parte dos assessores de comunicação da instituição relativamente ao que neles se publica e faz, para correrem o mínimo de riscos e evitarem ser notícia pelo que considerem maus motivos. Assim, este estudo explora os fundamentos do tipo de jornalismo praticado, que se caracteriza como confessional, levando a que seja cada vez mais preponderante nas estratégias de comunicação das confissões que representam. A nível empírico e tomando como estudo de caso o canal de televisão BTV, do clube Sport Lisboa e Benfica, procedeu-se a entrevistas semiestruturadas com três jornalistas do canal e à análise de conteúdo de cinco blocos noticiosos dessa estação televisiva. Concluiu-se que existe uma relação de proximidade entre os profissionais da BTV e todos os elementos integrantes do Benfica, desde dirigentes a atletas e treinadores, com um crescente aproveitamento dos primeiros para divulgação da componente profissional dos restantes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-05T08:52:23Z
2022-03-30
2022
2022-03-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/37429
TID:203004558
url http://hdl.handle.net/10400.14/37429
identifier_str_mv TID:203004558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132026859683840