Vulnerabilidade ao Stress e Autoestima em Professores do 1.?, 2.? E 3.? Ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelino, Catarina Alexandre de Oliveira Rodrigues e
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Macedo, Esmeralda (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/488
Resumo: Introdu??o: O stress condiciona o comportamento e desenvolvimento pessoal, podendo ter consequ?ncias preocupantes ao n?vel individual e organizacional. Os professores s?o uma classe reconhecida como estando sujeita a elevados n?veis de stress, fator que prejudica a qualidade do ensino em geral. Objetivos: Avaliar a vulnerabilidade ao stress; identificar os principais fatores de stress e avaliar a correla??o entre autoestima e stress, em professores do 1.?, 2.? e 3.? ciclos do ensino b?sico. Metodologia: Estudo correlacional, com uma amostra constitu?da por 60 professores do 1.?, 2.? e 3.? ciclos de escolaridade, de escolas do concelho de Leiria. Para a an?lise das vari?veis em estudo foram aplicados: um question?rio sociodemogr?fico; a Rosenberg Self-Esteem Scale (RSES); o Question?rio de stress nos professores: ensino b?sico e secund?rio (QSPEBS) e a Escala de vulnerabilidade ao stress (23 QVS). Resultados: O estudo revela que 65% dos professores percecionam a profiss?o como stressante e que 30% s?o vulner?veis ao stress. O principal fator de stress identificado foi comportamentos inadequados/indisciplina dos alunos. Verificou-se uma correla??o negativa entre a autoestima e a vulnerabilidade ao stress dos professores. Conclus?o: Conclui-se que, quanto mais elevada ? a auto-estima, menor ? a vulnerabilidade dos professores ao stress e que, apesar de n?o se registarem n?veis significativos de vulnerabilidade ao stress na popula??o docente, a maioria dos professores perceciona a sua atividade profissional como geradora de elevados n?veis de stress, sendo os comportamentos inadequados/indisciplina dos alunos o fator que mais contribui para o stress nos docentes. / Introduction: Stress affects behavior and personal development, and may have severe consequences either at the individual or organizational level. Teachers are identified as a class exposed to high levels of stress, factor that affects the quality of education in general. Objectives: To assess stress vulnerability; identify key stressors and assess the correlation between self-esteem and stress in primary and secondary school teachers. Methodology: A sociodemographic questionnaire and three self-report measures were administered to a sample of 60 primary and secondary teachers from Leiria district: the Rosenberg Self-Esteem Scale (RSES); a teachers stress questionnaire for primary, secondary and high school (QSPEBS) and a scale to access stress vulnerability (23 QVS). Results: The study reveals that 65% of teachers perceive the profession as stressful and that 30% are vulnerable to stress. The main stressor identified is inappropriate/disruptive behavior of students. There is a negative correlation between self-esteem and vulnerability to stress of teachers. Conclusion: We conclude that a higher self-esteem leads to less stress vulnerability in teachers and that, despite the non-significant level of vulnerability determined in this study, most teachers perceive their activity as stressful, being inappropriate/disruptive behavior of students the factor that most contributes for that.
id RCAP_c51e4ecb31baf88cc862e3136b33bf0f
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/488
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Vulnerabilidade ao Stress e Autoestima em Professores do 1.?, 2.? E 3.? CicloProfessores - TeachersVulnerabilidade ao stress - Stress vulnerabilityAutoestima - Self-esteemFatores de stress - StressorsIntrodu??o: O stress condiciona o comportamento e desenvolvimento pessoal, podendo ter consequ?ncias preocupantes ao n?vel individual e organizacional. Os professores s?o uma classe reconhecida como estando sujeita a elevados n?veis de stress, fator que prejudica a qualidade do ensino em geral. Objetivos: Avaliar a vulnerabilidade ao stress; identificar os principais fatores de stress e avaliar a correla??o entre autoestima e stress, em professores do 1.?, 2.? e 3.? ciclos do ensino b?sico. Metodologia: Estudo correlacional, com uma amostra constitu?da por 60 professores do 1.?, 2.? e 3.? ciclos de escolaridade, de escolas do concelho de Leiria. Para a an?lise das vari?veis em estudo foram aplicados: um question?rio sociodemogr?fico; a Rosenberg Self-Esteem Scale (RSES); o Question?rio de stress nos professores: ensino b?sico e secund?rio (QSPEBS) e a Escala de vulnerabilidade ao stress (23 QVS). Resultados: O estudo revela que 65% dos professores percecionam a profiss?o como stressante e que 30% s?o vulner?veis ao stress. O principal fator de stress identificado foi comportamentos inadequados/indisciplina dos alunos. Verificou-se uma correla??o negativa entre a autoestima e a vulnerabilidade ao stress dos professores. Conclus?o: Conclui-se que, quanto mais elevada ? a auto-estima, menor ? a vulnerabilidade dos professores ao stress e que, apesar de n?o se registarem n?veis significativos de vulnerabilidade ao stress na popula??o docente, a maioria dos professores perceciona a sua atividade profissional como geradora de elevados n?veis de stress, sendo os comportamentos inadequados/indisciplina dos alunos o fator que mais contribui para o stress nos docentes. / Introduction: Stress affects behavior and personal development, and may have severe consequences either at the individual or organizational level. Teachers are identified as a class exposed to high levels of stress, factor that affects the quality of education in general. Objectives: To assess stress vulnerability; identify key stressors and assess the correlation between self-esteem and stress in primary and secondary school teachers. Methodology: A sociodemographic questionnaire and three self-report measures were administered to a sample of 60 primary and secondary teachers from Leiria district: the Rosenberg Self-Esteem Scale (RSES); a teachers stress questionnaire for primary, secondary and high school (QSPEBS) and a scale to access stress vulnerability (23 QVS). Results: The study reveals that 65% of teachers perceive the profession as stressful and that 30% are vulnerable to stress. The main stressor identified is inappropriate/disruptive behavior of students. There is a negative correlation between self-esteem and vulnerability to stress of teachers. Conclusion: We conclude that a higher self-esteem leads to less stress vulnerability in teachers and that, despite the non-significant level of vulnerability determined in this study, most teachers perceive their activity as stressful, being inappropriate/disruptive behavior of students the factor that most contributes for that.ISMT2016-04-27T16:03:50Z2016-04-272014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/488TID:201104245porhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/488Marcelino, Catarina Alexandre de Oliveira Rodrigues eMacedo, Esmeralda (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:57:07Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/488Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:19.289231Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Vulnerabilidade ao Stress e Autoestima em Professores do 1.?, 2.? E 3.? Ciclo
title Vulnerabilidade ao Stress e Autoestima em Professores do 1.?, 2.? E 3.? Ciclo
spellingShingle Vulnerabilidade ao Stress e Autoestima em Professores do 1.?, 2.? E 3.? Ciclo
Marcelino, Catarina Alexandre de Oliveira Rodrigues e
Professores - Teachers
Vulnerabilidade ao stress - Stress vulnerability
Autoestima - Self-esteem
Fatores de stress - Stressors
title_short Vulnerabilidade ao Stress e Autoestima em Professores do 1.?, 2.? E 3.? Ciclo
title_full Vulnerabilidade ao Stress e Autoestima em Professores do 1.?, 2.? E 3.? Ciclo
title_fullStr Vulnerabilidade ao Stress e Autoestima em Professores do 1.?, 2.? E 3.? Ciclo
title_full_unstemmed Vulnerabilidade ao Stress e Autoestima em Professores do 1.?, 2.? E 3.? Ciclo
title_sort Vulnerabilidade ao Stress e Autoestima em Professores do 1.?, 2.? E 3.? Ciclo
author Marcelino, Catarina Alexandre de Oliveira Rodrigues e
author_facet Marcelino, Catarina Alexandre de Oliveira Rodrigues e
Macedo, Esmeralda (Orientadora)
author_role author
author2 Macedo, Esmeralda (Orientadora)
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcelino, Catarina Alexandre de Oliveira Rodrigues e
Macedo, Esmeralda (Orientadora)
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Teachers
Vulnerabilidade ao stress - Stress vulnerability
Autoestima - Self-esteem
Fatores de stress - Stressors
topic Professores - Teachers
Vulnerabilidade ao stress - Stress vulnerability
Autoestima - Self-esteem
Fatores de stress - Stressors
description Introdu??o: O stress condiciona o comportamento e desenvolvimento pessoal, podendo ter consequ?ncias preocupantes ao n?vel individual e organizacional. Os professores s?o uma classe reconhecida como estando sujeita a elevados n?veis de stress, fator que prejudica a qualidade do ensino em geral. Objetivos: Avaliar a vulnerabilidade ao stress; identificar os principais fatores de stress e avaliar a correla??o entre autoestima e stress, em professores do 1.?, 2.? e 3.? ciclos do ensino b?sico. Metodologia: Estudo correlacional, com uma amostra constitu?da por 60 professores do 1.?, 2.? e 3.? ciclos de escolaridade, de escolas do concelho de Leiria. Para a an?lise das vari?veis em estudo foram aplicados: um question?rio sociodemogr?fico; a Rosenberg Self-Esteem Scale (RSES); o Question?rio de stress nos professores: ensino b?sico e secund?rio (QSPEBS) e a Escala de vulnerabilidade ao stress (23 QVS). Resultados: O estudo revela que 65% dos professores percecionam a profiss?o como stressante e que 30% s?o vulner?veis ao stress. O principal fator de stress identificado foi comportamentos inadequados/indisciplina dos alunos. Verificou-se uma correla??o negativa entre a autoestima e a vulnerabilidade ao stress dos professores. Conclus?o: Conclui-se que, quanto mais elevada ? a auto-estima, menor ? a vulnerabilidade dos professores ao stress e que, apesar de n?o se registarem n?veis significativos de vulnerabilidade ao stress na popula??o docente, a maioria dos professores perceciona a sua atividade profissional como geradora de elevados n?veis de stress, sendo os comportamentos inadequados/indisciplina dos alunos o fator que mais contribui para o stress nos docentes. / Introduction: Stress affects behavior and personal development, and may have severe consequences either at the individual or organizational level. Teachers are identified as a class exposed to high levels of stress, factor that affects the quality of education in general. Objectives: To assess stress vulnerability; identify key stressors and assess the correlation between self-esteem and stress in primary and secondary school teachers. Methodology: A sociodemographic questionnaire and three self-report measures were administered to a sample of 60 primary and secondary teachers from Leiria district: the Rosenberg Self-Esteem Scale (RSES); a teachers stress questionnaire for primary, secondary and high school (QSPEBS) and a scale to access stress vulnerability (23 QVS). Results: The study reveals that 65% of teachers perceive the profession as stressful and that 30% are vulnerable to stress. The main stressor identified is inappropriate/disruptive behavior of students. There is a negative correlation between self-esteem and vulnerability to stress of teachers. Conclusion: We conclude that a higher self-esteem leads to less stress vulnerability in teachers and that, despite the non-significant level of vulnerability determined in this study, most teachers perceive their activity as stressful, being inappropriate/disruptive behavior of students the factor that most contributes for that.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2016-04-27T16:03:50Z
2016-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/488
TID:201104245
url http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/488
identifier_str_mv TID:201104245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/488
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISMT
publisher.none.fl_str_mv ISMT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136421488885760