Vulnerabilidade ao Stress e Autoestima em Professores do 1.?, 2.? E 3.? Ciclo
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/488 |
Resumo: | Introdu??o: O stress condiciona o comportamento e desenvolvimento pessoal, podendo ter consequ?ncias preocupantes ao n?vel individual e organizacional. Os professores s?o uma classe reconhecida como estando sujeita a elevados n?veis de stress, fator que prejudica a qualidade do ensino em geral. Objetivos: Avaliar a vulnerabilidade ao stress; identificar os principais fatores de stress e avaliar a correla??o entre autoestima e stress, em professores do 1.?, 2.? e 3.? ciclos do ensino b?sico. Metodologia: Estudo correlacional, com uma amostra constitu?da por 60 professores do 1.?, 2.? e 3.? ciclos de escolaridade, de escolas do concelho de Leiria. Para a an?lise das vari?veis em estudo foram aplicados: um question?rio sociodemogr?fico; a Rosenberg Self-Esteem Scale (RSES); o Question?rio de stress nos professores: ensino b?sico e secund?rio (QSPEBS) e a Escala de vulnerabilidade ao stress (23 QVS). Resultados: O estudo revela que 65% dos professores percecionam a profiss?o como stressante e que 30% s?o vulner?veis ao stress. O principal fator de stress identificado foi comportamentos inadequados/indisciplina dos alunos. Verificou-se uma correla??o negativa entre a autoestima e a vulnerabilidade ao stress dos professores. Conclus?o: Conclui-se que, quanto mais elevada ? a auto-estima, menor ? a vulnerabilidade dos professores ao stress e que, apesar de n?o se registarem n?veis significativos de vulnerabilidade ao stress na popula??o docente, a maioria dos professores perceciona a sua atividade profissional como geradora de elevados n?veis de stress, sendo os comportamentos inadequados/indisciplina dos alunos o fator que mais contribui para o stress nos docentes. / Introduction: Stress affects behavior and personal development, and may have severe consequences either at the individual or organizational level. Teachers are identified as a class exposed to high levels of stress, factor that affects the quality of education in general. Objectives: To assess stress vulnerability; identify key stressors and assess the correlation between self-esteem and stress in primary and secondary school teachers. Methodology: A sociodemographic questionnaire and three self-report measures were administered to a sample of 60 primary and secondary teachers from Leiria district: the Rosenberg Self-Esteem Scale (RSES); a teachers stress questionnaire for primary, secondary and high school (QSPEBS) and a scale to access stress vulnerability (23 QVS). Results: The study reveals that 65% of teachers perceive the profession as stressful and that 30% are vulnerable to stress. The main stressor identified is inappropriate/disruptive behavior of students. There is a negative correlation between self-esteem and vulnerability to stress of teachers. Conclusion: We conclude that a higher self-esteem leads to less stress vulnerability in teachers and that, despite the non-significant level of vulnerability determined in this study, most teachers perceive their activity as stressful, being inappropriate/disruptive behavior of students the factor that most contributes for that. |
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