Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixão, Marco Filipe Sampaio
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/30169
Resumo: Ao longo deste relatório de estágio irei abordar todo o percurso do meu ano enquanto estagiário nas funções de professor de Educação Física, na Escola Secundária Amélia Rey Colaço referente ao ano de 2021/2022. O mesmo irá funcionar como forma de descrição, analise e reflexão de todo o ano letivo, onde irei procurar entender e transmitir todas as experiências, conhecimentos, emoções, reflexões entre outros momentos que foram acontecendo e levaram a uma aprendizagem e crescimento pessoal e profissional. Entendi que ser professor é muito mais do que apenas o ser, ser professor é uma constante adaptação e aprendizagem, é um estudo e replicação do que se aprendeu tempos depois, é ser mais que um profissional na área da educação física. Aprendi que cada aluno é único e especial á sua maneira, as suas experiências, mágoas, conhecimentos, inseguranças, a sua autoestima, a sua fisionomia, tudo faz com que o contexto do aluno mude, por isso, ser professor é muito mais que apenas lecionar, é articular toda a formação académica com aspetos que só a vida ensina. O ano de estágio foi sem dúvida a experiência mais difícil, apaixonante e complexa que tive o gosto de passar.
id RCAP_c521ba5440ae813dc9cd78ea9e37f0b1
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/30169
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey ColaçoAlunoEducação físicaFormação académicaProfessorAprendizagemDesenvolvimentoEducaçãoEnsinoReflexãoAnáliseStudentPhysical EducationAcademic trainingTeacherLearningDevelopmentEducationTeachingReflectionsAnalysisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoAo longo deste relatório de estágio irei abordar todo o percurso do meu ano enquanto estagiário nas funções de professor de Educação Física, na Escola Secundária Amélia Rey Colaço referente ao ano de 2021/2022. O mesmo irá funcionar como forma de descrição, analise e reflexão de todo o ano letivo, onde irei procurar entender e transmitir todas as experiências, conhecimentos, emoções, reflexões entre outros momentos que foram acontecendo e levaram a uma aprendizagem e crescimento pessoal e profissional. Entendi que ser professor é muito mais do que apenas o ser, ser professor é uma constante adaptação e aprendizagem, é um estudo e replicação do que se aprendeu tempos depois, é ser mais que um profissional na área da educação física. Aprendi que cada aluno é único e especial á sua maneira, as suas experiências, mágoas, conhecimentos, inseguranças, a sua autoestima, a sua fisionomia, tudo faz com que o contexto do aluno mude, por isso, ser professor é muito mais que apenas lecionar, é articular toda a formação académica com aspetos que só a vida ensina. O ano de estágio foi sem dúvida a experiência mais difícil, apaixonante e complexa que tive o gosto de passar.Throughout this school placement report, I will cover the entire course of my year as a Physical Education student teacher at the Amélia Rey Colaço Secondary School for the year 2021/2022. It will act as a way of describing, analyzing and reflecting on the entire school year, where I will try to understand and convey all the experiences, knowledge, emotions, reflections and other moments that took place and led to personal and professional learning and growth. I understood that being a teacher is much more than just being, being a teacher is constant adaptation and learning, it's studying and replicating what you've learned afterwards, it's being more than a professional in the field of physical education. I learned that each student is unique and special in their own way, their experiences, hurts, knowledge, insecurities, their self-esteem, their physiognomy, everything makes the student's context change, so being a teacher is much more than just teaching, it's articulating all academic training with aspects that only life teaches. The school placement year was undoubtedly the most difficult, exciting and complex experience I've had the pleasure of going through.Rodrigues, João MotaRepositório da Universidade de LisboaPaixão, Marco Filipe Sampaio2024-02-21T09:47:49Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/30169TID:201684055porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T01:35:29Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/30169Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:11:25.404689Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço
title Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço
spellingShingle Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço
Paixão, Marco Filipe Sampaio
Aluno
Educação física
Formação académica
Professor
Aprendizagem
Desenvolvimento
Educação
Ensino
Reflexão
Análise
Student
Physical Education
Academic training
Teacher
Learning
Development
Education
Teaching
Reflections
Analysis
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço
title_full Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço
title_fullStr Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço
title_full_unstemmed Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço
title_sort Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço
author Paixão, Marco Filipe Sampaio
author_facet Paixão, Marco Filipe Sampaio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, João Mota
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Paixão, Marco Filipe Sampaio
dc.subject.por.fl_str_mv Aluno
Educação física
Formação académica
Professor
Aprendizagem
Desenvolvimento
Educação
Ensino
Reflexão
Análise
Student
Physical Education
Academic training
Teacher
Learning
Development
Education
Teaching
Reflections
Analysis
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aluno
Educação física
Formação académica
Professor
Aprendizagem
Desenvolvimento
Educação
Ensino
Reflexão
Análise
Student
Physical Education
Academic training
Teacher
Learning
Development
Education
Teaching
Reflections
Analysis
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Ao longo deste relatório de estágio irei abordar todo o percurso do meu ano enquanto estagiário nas funções de professor de Educação Física, na Escola Secundária Amélia Rey Colaço referente ao ano de 2021/2022. O mesmo irá funcionar como forma de descrição, analise e reflexão de todo o ano letivo, onde irei procurar entender e transmitir todas as experiências, conhecimentos, emoções, reflexões entre outros momentos que foram acontecendo e levaram a uma aprendizagem e crescimento pessoal e profissional. Entendi que ser professor é muito mais do que apenas o ser, ser professor é uma constante adaptação e aprendizagem, é um estudo e replicação do que se aprendeu tempos depois, é ser mais que um profissional na área da educação física. Aprendi que cada aluno é único e especial á sua maneira, as suas experiências, mágoas, conhecimentos, inseguranças, a sua autoestima, a sua fisionomia, tudo faz com que o contexto do aluno mude, por isso, ser professor é muito mais que apenas lecionar, é articular toda a formação académica com aspetos que só a vida ensina. O ano de estágio foi sem dúvida a experiência mais difícil, apaixonante e complexa que tive o gosto de passar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-02-21T09:47:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/30169
TID:201684055
url http://hdl.handle.net/10400.5/30169
identifier_str_mv TID:201684055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137764140122112