Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/30169 |
Resumo: | Ao longo deste relatório de estágio irei abordar todo o percurso do meu ano enquanto estagiário nas funções de professor de Educação Física, na Escola Secundária Amélia Rey Colaço referente ao ano de 2021/2022. O mesmo irá funcionar como forma de descrição, analise e reflexão de todo o ano letivo, onde irei procurar entender e transmitir todas as experiências, conhecimentos, emoções, reflexões entre outros momentos que foram acontecendo e levaram a uma aprendizagem e crescimento pessoal e profissional. Entendi que ser professor é muito mais do que apenas o ser, ser professor é uma constante adaptação e aprendizagem, é um estudo e replicação do que se aprendeu tempos depois, é ser mais que um profissional na área da educação física. Aprendi que cada aluno é único e especial á sua maneira, as suas experiências, mágoas, conhecimentos, inseguranças, a sua autoestima, a sua fisionomia, tudo faz com que o contexto do aluno mude, por isso, ser professor é muito mais que apenas lecionar, é articular toda a formação académica com aspetos que só a vida ensina. O ano de estágio foi sem dúvida a experiência mais difícil, apaixonante e complexa que tive o gosto de passar. |
id |
RCAP_c521ba5440ae813dc9cd78ea9e37f0b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/30169 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey ColaçoAlunoEducação físicaFormação académicaProfessorAprendizagemDesenvolvimentoEducaçãoEnsinoReflexãoAnáliseStudentPhysical EducationAcademic trainingTeacherLearningDevelopmentEducationTeachingReflectionsAnalysisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoAo longo deste relatório de estágio irei abordar todo o percurso do meu ano enquanto estagiário nas funções de professor de Educação Física, na Escola Secundária Amélia Rey Colaço referente ao ano de 2021/2022. O mesmo irá funcionar como forma de descrição, analise e reflexão de todo o ano letivo, onde irei procurar entender e transmitir todas as experiências, conhecimentos, emoções, reflexões entre outros momentos que foram acontecendo e levaram a uma aprendizagem e crescimento pessoal e profissional. Entendi que ser professor é muito mais do que apenas o ser, ser professor é uma constante adaptação e aprendizagem, é um estudo e replicação do que se aprendeu tempos depois, é ser mais que um profissional na área da educação física. Aprendi que cada aluno é único e especial á sua maneira, as suas experiências, mágoas, conhecimentos, inseguranças, a sua autoestima, a sua fisionomia, tudo faz com que o contexto do aluno mude, por isso, ser professor é muito mais que apenas lecionar, é articular toda a formação académica com aspetos que só a vida ensina. O ano de estágio foi sem dúvida a experiência mais difícil, apaixonante e complexa que tive o gosto de passar.Throughout this school placement report, I will cover the entire course of my year as a Physical Education student teacher at the Amélia Rey Colaço Secondary School for the year 2021/2022. It will act as a way of describing, analyzing and reflecting on the entire school year, where I will try to understand and convey all the experiences, knowledge, emotions, reflections and other moments that took place and led to personal and professional learning and growth. I understood that being a teacher is much more than just being, being a teacher is constant adaptation and learning, it's studying and replicating what you've learned afterwards, it's being more than a professional in the field of physical education. I learned that each student is unique and special in their own way, their experiences, hurts, knowledge, insecurities, their self-esteem, their physiognomy, everything makes the student's context change, so being a teacher is much more than just teaching, it's articulating all academic training with aspects that only life teaches. The school placement year was undoubtedly the most difficult, exciting and complex experience I've had the pleasure of going through.Rodrigues, João MotaRepositório da Universidade de LisboaPaixão, Marco Filipe Sampaio2024-02-21T09:47:49Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/30169TID:201684055porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T01:35:29Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/30169Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:11:25.404689Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço |
title |
Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço |
spellingShingle |
Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço Paixão, Marco Filipe Sampaio Aluno Educação física Formação académica Professor Aprendizagem Desenvolvimento Educação Ensino Reflexão Análise Student Physical Education Academic training Teacher Learning Development Education Teaching Reflections Analysis Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço |
title_full |
Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço |
title_fullStr |
Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço |
title_sort |
Relatório de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço |
author |
Paixão, Marco Filipe Sampaio |
author_facet |
Paixão, Marco Filipe Sampaio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, João Mota Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paixão, Marco Filipe Sampaio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aluno Educação física Formação académica Professor Aprendizagem Desenvolvimento Educação Ensino Reflexão Análise Student Physical Education Academic training Teacher Learning Development Education Teaching Reflections Analysis Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Aluno Educação física Formação académica Professor Aprendizagem Desenvolvimento Educação Ensino Reflexão Análise Student Physical Education Academic training Teacher Learning Development Education Teaching Reflections Analysis Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Ao longo deste relatório de estágio irei abordar todo o percurso do meu ano enquanto estagiário nas funções de professor de Educação Física, na Escola Secundária Amélia Rey Colaço referente ao ano de 2021/2022. O mesmo irá funcionar como forma de descrição, analise e reflexão de todo o ano letivo, onde irei procurar entender e transmitir todas as experiências, conhecimentos, emoções, reflexões entre outros momentos que foram acontecendo e levaram a uma aprendizagem e crescimento pessoal e profissional. Entendi que ser professor é muito mais do que apenas o ser, ser professor é uma constante adaptação e aprendizagem, é um estudo e replicação do que se aprendeu tempos depois, é ser mais que um profissional na área da educação física. Aprendi que cada aluno é único e especial á sua maneira, as suas experiências, mágoas, conhecimentos, inseguranças, a sua autoestima, a sua fisionomia, tudo faz com que o contexto do aluno mude, por isso, ser professor é muito mais que apenas lecionar, é articular toda a formação académica com aspetos que só a vida ensina. O ano de estágio foi sem dúvida a experiência mais difícil, apaixonante e complexa que tive o gosto de passar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-01-01T00:00:00Z 2024-02-21T09:47:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/30169 TID:201684055 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/30169 |
identifier_str_mv |
TID:201684055 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137764140122112 |