Design value journey – O valor, criação e gestão de um departamento de design de experiência numa organização orientada à engenharia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaro, Kátia Ferraz e Marques
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43133
Resumo: A expansão do design de experiência tem levado empresas não orientadas ao design, a formarem equipas internas de designers para responder às necessidades dos seus clientes, nomeadamente grandes organizações de engenharia. Apesar do seu crescimento, o valor do design continua a ser difícil de ser entendido e encontra alguns obstáculos na sua criação e gestão. Nesse sentido, a presente investigação, baseia-se num caso de estudo, entrevistas e questionários realizados numa empresa de consultoria de engenharia, e procura analisar o valor do design percecionado pelas equipas de engenharia, bem como, consolidar e estruturar o conhecimento adquirido na criação e gestão de uma equipa de design numa organização desta natureza. O estudo permitiu concluir que, existe pouco investimento tanto financeiro, como estratégico para promover as práticas e gestão de design e consequentemente o valor gerado pela colaboração entre as equipas. A comunicação é apontada como uma barreira, que poderá ser derrubada com uma colaboração mais próxima entre as equipas e pela divulgação de casos de sucesso pela organização.
id RCAP_c5220219385187e068cfd2a55474c455
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43133
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Design value journey – O valor, criação e gestão de um departamento de design de experiência numa organização orientada à engenhariaGestão de designPráticas de designDesign de experiênciaOrganizações de engenhariaValor do designEquipas de designA expansão do design de experiência tem levado empresas não orientadas ao design, a formarem equipas internas de designers para responder às necessidades dos seus clientes, nomeadamente grandes organizações de engenharia. Apesar do seu crescimento, o valor do design continua a ser difícil de ser entendido e encontra alguns obstáculos na sua criação e gestão. Nesse sentido, a presente investigação, baseia-se num caso de estudo, entrevistas e questionários realizados numa empresa de consultoria de engenharia, e procura analisar o valor do design percecionado pelas equipas de engenharia, bem como, consolidar e estruturar o conhecimento adquirido na criação e gestão de uma equipa de design numa organização desta natureza. O estudo permitiu concluir que, existe pouco investimento tanto financeiro, como estratégico para promover as práticas e gestão de design e consequentemente o valor gerado pela colaboração entre as equipas. A comunicação é apontada como uma barreira, que poderá ser derrubada com uma colaboração mais próxima entre as equipas e pela divulgação de casos de sucesso pela organização.The expansion of experience design has led non-design-oriented companies to form in-house designers’ teams to respond to the needs of their customers, namely large engineering organizations. Despite its growth, the value of design remains difficult to understand and faces some obstacles in its creation and management. In that way, the present investigation is based on a case study, interviews and questionnaires carried out in an engineering consulting company and seeks to analyze the value of design perceived by engineering teams, as well as to consolidate and structure the knowledge acquired in creating and management of a design team in an organization of this nature. The study allowed us to conclude that there is short investment, both financial and strategic, to promote design practices and management and consequently the value generated by collaboration between teams. Communication is seen as a barrier, which can be broken down with closer collaboration between teams and the dissemination of success stories by the organization.Esteves, Ana Sofia Coutinho de Almeida DinisRepositório ComumAmaro, Kátia Ferraz e Marques2023-01-11T12:59:28Z2022-092022-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43133TID:203158296porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-19T16:00:43Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43133Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:30:54.056476Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Design value journey – O valor, criação e gestão de um departamento de design de experiência numa organização orientada à engenharia
title Design value journey – O valor, criação e gestão de um departamento de design de experiência numa organização orientada à engenharia
spellingShingle Design value journey – O valor, criação e gestão de um departamento de design de experiência numa organização orientada à engenharia
Amaro, Kátia Ferraz e Marques
Gestão de design
Práticas de design
Design de experiência
Organizações de engenharia
Valor do design
Equipas de design
title_short Design value journey – O valor, criação e gestão de um departamento de design de experiência numa organização orientada à engenharia
title_full Design value journey – O valor, criação e gestão de um departamento de design de experiência numa organização orientada à engenharia
title_fullStr Design value journey – O valor, criação e gestão de um departamento de design de experiência numa organização orientada à engenharia
title_full_unstemmed Design value journey – O valor, criação e gestão de um departamento de design de experiência numa organização orientada à engenharia
title_sort Design value journey – O valor, criação e gestão de um departamento de design de experiência numa organização orientada à engenharia
author Amaro, Kátia Ferraz e Marques
author_facet Amaro, Kátia Ferraz e Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Esteves, Ana Sofia Coutinho de Almeida Dinis
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaro, Kátia Ferraz e Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de design
Práticas de design
Design de experiência
Organizações de engenharia
Valor do design
Equipas de design
topic Gestão de design
Práticas de design
Design de experiência
Organizações de engenharia
Valor do design
Equipas de design
description A expansão do design de experiência tem levado empresas não orientadas ao design, a formarem equipas internas de designers para responder às necessidades dos seus clientes, nomeadamente grandes organizações de engenharia. Apesar do seu crescimento, o valor do design continua a ser difícil de ser entendido e encontra alguns obstáculos na sua criação e gestão. Nesse sentido, a presente investigação, baseia-se num caso de estudo, entrevistas e questionários realizados numa empresa de consultoria de engenharia, e procura analisar o valor do design percecionado pelas equipas de engenharia, bem como, consolidar e estruturar o conhecimento adquirido na criação e gestão de uma equipa de design numa organização desta natureza. O estudo permitiu concluir que, existe pouco investimento tanto financeiro, como estratégico para promover as práticas e gestão de design e consequentemente o valor gerado pela colaboração entre as equipas. A comunicação é apontada como uma barreira, que poderá ser derrubada com uma colaboração mais próxima entre as equipas e pela divulgação de casos de sucesso pela organização.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09
2022-09-01T00:00:00Z
2023-01-11T12:59:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/43133
TID:203158296
url http://hdl.handle.net/10400.26/43133
identifier_str_mv TID:203158296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130764696092672