A casa José Braga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Luis Pinto de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/11149
Resumo: A casa José Braga, do arquitecto Celestino de Castro, é exemplo incontornável de um exercício de importação para a realidade arquitectónica Portuguesa dos valores do Movimento Moderno. Ao contrário do que acontece noutros projectos “modernos” do Porto, que associam um vocabulário internacional a uma certa noção culturalista do lugar onde intervêm, na Casa José Braga, Celestino de Castro sobrepõe conscientemente o seu internacionalismo ideológico às particularidades locais. No sentido de sublinhar esta especificidade, este artigo suporta-se numa análise detalhada desta obra em particular, num conjunto de bibliografia atinente ao tema, bem como numa entrevista recentemente realizada ao autor onde o mesmo sublinha a importância da obra de Le Corbusier em geral, e da Villa Cook em particular, para a elaboração dos primeiros estudos desta moradia.
id RCAP_c5599f83b24305ea56f8ffb61b8ee386
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/11149
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A casa José BragaArquitecturaModernoPortoCelestinoArchitectureModernA casa José Braga, do arquitecto Celestino de Castro, é exemplo incontornável de um exercício de importação para a realidade arquitectónica Portuguesa dos valores do Movimento Moderno. Ao contrário do que acontece noutros projectos “modernos” do Porto, que associam um vocabulário internacional a uma certa noção culturalista do lugar onde intervêm, na Casa José Braga, Celestino de Castro sobrepõe conscientemente o seu internacionalismo ideológico às particularidades locais. No sentido de sublinhar esta especificidade, este artigo suporta-se numa análise detalhada desta obra em particular, num conjunto de bibliografia atinente ao tema, bem como numa entrevista recentemente realizada ao autor onde o mesmo sublinha a importância da obra de Le Corbusier em geral, e da Villa Cook em particular, para a elaboração dos primeiros estudos desta moradia.The José Braga house, projected by the architect Celestino de Castro, is an example of a direct importation of the values of Modern Movement to the Portuguese reality. Unlike other “moderns” from Porto, who use to associate an international vocabulary to a more cultural notion of the exact place where they project, Celestino de Castro overlays his ideological internationalism to the singularity of the site. Trying to underline this specificity, this paper stands on a detailed analysis of the building as well as on a recent interview with the architect, were he states the importance of Le Corbusier work, specially the Villa Cook, on the development of José Braga house’s project.Edições Universidade Fernando Pessoadir. Álvaro MonteiroRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaFaria, Luis Pinto de2022-09-22T15:04:32Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/11149porA obra nasce: revista de Arquitectura da Universidade Fernando Pessoa. Porto. ISSN 1645-8729. 5 (Out. 2007) 81-87.1645-8729info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T02:01:21Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/11149Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:10:24.101749Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A casa José Braga
title A casa José Braga
spellingShingle A casa José Braga
Faria, Luis Pinto de
Arquitectura
Moderno
Porto
Celestino
Architecture
Modern
title_short A casa José Braga
title_full A casa José Braga
title_fullStr A casa José Braga
title_full_unstemmed A casa José Braga
title_sort A casa José Braga
author Faria, Luis Pinto de
author_facet Faria, Luis Pinto de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv dir. Álvaro Monteiro
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Luis Pinto de
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitectura
Moderno
Porto
Celestino
Architecture
Modern
topic Arquitectura
Moderno
Porto
Celestino
Architecture
Modern
description A casa José Braga, do arquitecto Celestino de Castro, é exemplo incontornável de um exercício de importação para a realidade arquitectónica Portuguesa dos valores do Movimento Moderno. Ao contrário do que acontece noutros projectos “modernos” do Porto, que associam um vocabulário internacional a uma certa noção culturalista do lugar onde intervêm, na Casa José Braga, Celestino de Castro sobrepõe conscientemente o seu internacionalismo ideológico às particularidades locais. No sentido de sublinhar esta especificidade, este artigo suporta-se numa análise detalhada desta obra em particular, num conjunto de bibliografia atinente ao tema, bem como numa entrevista recentemente realizada ao autor onde o mesmo sublinha a importância da obra de Le Corbusier em geral, e da Villa Cook em particular, para a elaboração dos primeiros estudos desta moradia.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-01T00:00:00Z
2022-09-22T15:04:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/11149
url http://hdl.handle.net/10284/11149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv A obra nasce: revista de Arquitectura da Universidade Fernando Pessoa. Porto. ISSN 1645-8729. 5 (Out. 2007) 81-87.
1645-8729
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa
publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130560987136000