Moda, Conservadorismo e Religião: Vestuário e expressão como fronteira entre o individual e o coletivo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/14212 |
Resumo: | A presente dissertação tem como objetivo primordial analisar o papel da moda no âmbito de culturas conservadoras, procurando compreender de que modo o vestuário conservador se constitui como símbolo, vínculo e fronteira entre moda, cultura e religião. Pretende-se igualmente compreender em que medida, em comunidades pautadas pela tradição e pela defesa da articulação entre valores e modo de vida, o uso do vestuário e da moda como veículo de expressão identitária é afetado por fatores como a política, a religião e a idade. A dissertação começa por abordar a dimensão simbólica do vestuário e o modo como conceitos como visibilidade e invisibilidade são trabalhados pelo mesmo, avançando em seguida para a análise da relação entre moda e conservadorismo a partir de noções como sociedade fechada e sociedade aberta. Metodologicamente, a dissertação avança com o resultado da realização de três entrevistas a indivíduos enquadrados por distintos contextos culturais e religiosos. A análise destes testemunhos revela-se um complemento pertinente para a investigação em estudo, sendo claro que a experiência de três pessoas será sempre uma amostra parcial (mas nem por isso menos relevante) da complexidade das circunstâncias mais amplas que as enquadram. |
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Moda, Conservadorismo e Religião: Vestuário e expressão como fronteira entre o individual e o coletivoCulturas ConservadorasExpressãoModaModéstiaVisibilidadeDomínio/Área Científica::Humanidades::Artes:: Branding::Design de ModaA presente dissertação tem como objetivo primordial analisar o papel da moda no âmbito de culturas conservadoras, procurando compreender de que modo o vestuário conservador se constitui como símbolo, vínculo e fronteira entre moda, cultura e religião. Pretende-se igualmente compreender em que medida, em comunidades pautadas pela tradição e pela defesa da articulação entre valores e modo de vida, o uso do vestuário e da moda como veículo de expressão identitária é afetado por fatores como a política, a religião e a idade. A dissertação começa por abordar a dimensão simbólica do vestuário e o modo como conceitos como visibilidade e invisibilidade são trabalhados pelo mesmo, avançando em seguida para a análise da relação entre moda e conservadorismo a partir de noções como sociedade fechada e sociedade aberta. Metodologicamente, a dissertação avança com o resultado da realização de três entrevistas a indivíduos enquadrados por distintos contextos culturais e religiosos. A análise destes testemunhos revela-se um complemento pertinente para a investigação em estudo, sendo claro que a experiência de três pessoas será sempre uma amostra parcial (mas nem por isso menos relevante) da complexidade das circunstâncias mais amplas que as enquadram.The main purpose of this dissertation is to analyze the role of fashion within conservative cultures, seeking to understand how conservative clothing may constitute a symbol, link and border between fashion, culture, and religion. It is also intended to understand to what extent (in communities guided by tradition and the defense of the articulation between values and way of life) the use of clothing and fashion as a vehicle of identity expression is affected by factors such as politics, religion, and age. The dissertation begins by addressing the symbolic dimension of clothing and the way in which concepts such as visibility and invisibility are worked on by it, then moving on to the analysis of the relationship between fashion and conservatism based on notions such as closed society and open society. Methodologically, the dissertation continues with the result of three interviews with individuals from different cultural and religious backgrounds. The analysis of these testimonies proves to be a pertinent complement to the research under study, being clear that the experience of three people will always be a partial sample (even if no less relevant) of the complexity of the broader circumstances that frame them.Moura, Catarina Isabel Grácio deuBibliorumCosta, Maria João Rocha da2024-01-29T14:44:05Z2023-11-272023-10-092023-11-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/14212TID:203483758porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T02:32:27Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/14212Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:20.312678Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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