O processo de melhoria do questionamento de um professor estagiário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Terceiro, Micaela Sofia Martins
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14607
Resumo: O presente relatório é parte integrante da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada pertencente ao 2.º ano do Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário ministrado na Universidade de Aveiro. Decorrente do primeiro semestre do referido ano, podemos identificar como dificuldade dominante, o questionamento e a formulação de perguntas adequadas não só aos níveis de ensino propostos, como também segundo o nível cognitivo exigido para determinado momento. Deste modo, as principais finalidades deste trabalho foram compreender quais as minhas principais dificuldades ao formular perguntas e consequentemente aperfeiçoar a minha prática docente a este nível. Posto isto, o estudo incidiu sobre o questionamento praticado nas aulas dadas a uma determinada turma do 9.º ano de escolaridade, recolhendo-se dados através de notas de campo, registos áudio e vídeo bem como a realização de um questionário aos alunos. Da análise dos resultados obtidos, pode-se concluir que houve uma melhoria no questionamento ao longo do tempo, sendo o nível cognitivo das perguntas formuladas em contexto de aula coincidente com o nível cognitivo das perguntas planificadas previamente. Concluiu-se ainda que os objetivos planificados para cada aula nem sempre são passíveis de concretização, sendo elementos influenciadores as perguntas colocadas e a planificação elaborada. De forma geral, também é possível concluir que os alunos consideram que o questionamento praticado contribuiu para o seu desenvolvimento, aprendizagem e desempenho escolar.
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