A transição da Modelagem para Modelação no contexto de Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Fábio Henrique
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Paulo Cesar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/235
Resumo: O conteúdo do artigo científico tem por objetivo apresentar a experiência de um aluno de licenciatura envolvido, por um lado, com a modelagem matemática e, por outro lado, com a modelação sob a perspectiva de uma proposta de ensino. O problema de pesquisa envolveu o tema descarte inadequado do óleo de cozinha e implicações ambientais. No que diz respeito à modelagem matemática apresentamos a análise de um dos experimentos realizados pelo primeiro autor. A modelação ficou por conta do planejamento de uma proposta de ensino pautada em conteúdos matemáticos previstos para a terceira série do Ensino Médio. Na transição entre a modelagem e a modelação, em termos de conteúdo escolar, estabelecemos conexões entre gráfico matemático e estatístico. O levantamento de dados e tratamento das informações tem como propósito a conscientização sobre a necessidade de adquirir o hábito de descartar e/ou reutilizar o óleo de cozinha de forma adequada.
id SBEM_9795e6d921298f5fb323d7d4b8e5bd3e
oai_identifier_str oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/235
network_acronym_str SBEM
network_name_str Revista de Educação Matemática (Online)
repository_id_str
spelling A transição da Modelagem para Modelação no contexto de Ensino MédioModelagem matemáticamodelação matemáticaproposta de ensinoO conteúdo do artigo científico tem por objetivo apresentar a experiência de um aluno de licenciatura envolvido, por um lado, com a modelagem matemática e, por outro lado, com a modelação sob a perspectiva de uma proposta de ensino. O problema de pesquisa envolveu o tema descarte inadequado do óleo de cozinha e implicações ambientais. No que diz respeito à modelagem matemática apresentamos a análise de um dos experimentos realizados pelo primeiro autor. A modelação ficou por conta do planejamento de uma proposta de ensino pautada em conteúdos matemáticos previstos para a terceira série do Ensino Médio. Na transição entre a modelagem e a modelação, em termos de conteúdo escolar, estabelecemos conexões entre gráfico matemático e estatístico. O levantamento de dados e tratamento das informações tem como propósito a conscientização sobre a necessidade de adquirir o hábito de descartar e/ou reutilizar o óleo de cozinha de forma adequada.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/235Revista de Educação Matemática; Vol. 16 No. 21 (2019): jan./abr. 2019; 119 - 134Revista de Educação Matemática; Vol. 16 Núm. 21 (2019): jan./abr. 2019; 119 - 134Revista de Educação Matemática; v. 16 n. 21 (2019): jan./abr. 2019; 119 - 1342526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/235/246https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Fábio HenriqueOliveira, Paulo Cesar2023-07-11T02:48:56Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/235Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-11T02:48:56Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv A transição da Modelagem para Modelação no contexto de Ensino Médio
title A transição da Modelagem para Modelação no contexto de Ensino Médio
spellingShingle A transição da Modelagem para Modelação no contexto de Ensino Médio
Barbosa, Fábio Henrique
Modelagem matemática
modelação matemática
proposta de ensino
title_short A transição da Modelagem para Modelação no contexto de Ensino Médio
title_full A transição da Modelagem para Modelação no contexto de Ensino Médio
title_fullStr A transição da Modelagem para Modelação no contexto de Ensino Médio
title_full_unstemmed A transição da Modelagem para Modelação no contexto de Ensino Médio
title_sort A transição da Modelagem para Modelação no contexto de Ensino Médio
author Barbosa, Fábio Henrique
author_facet Barbosa, Fábio Henrique
Oliveira, Paulo Cesar
author_role author
author2 Oliveira, Paulo Cesar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Fábio Henrique
Oliveira, Paulo Cesar
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem matemática
modelação matemática
proposta de ensino
topic Modelagem matemática
modelação matemática
proposta de ensino
description O conteúdo do artigo científico tem por objetivo apresentar a experiência de um aluno de licenciatura envolvido, por um lado, com a modelagem matemática e, por outro lado, com a modelação sob a perspectiva de uma proposta de ensino. O problema de pesquisa envolveu o tema descarte inadequado do óleo de cozinha e implicações ambientais. No que diz respeito à modelagem matemática apresentamos a análise de um dos experimentos realizados pelo primeiro autor. A modelação ficou por conta do planejamento de uma proposta de ensino pautada em conteúdos matemáticos previstos para a terceira série do Ensino Médio. Na transição entre a modelagem e a modelação, em termos de conteúdo escolar, estabelecemos conexões entre gráfico matemático e estatístico. O levantamento de dados e tratamento das informações tem como propósito a conscientização sobre a necessidade de adquirir o hábito de descartar e/ou reutilizar o óleo de cozinha de forma adequada.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/235
url https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/235/246
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática; Vol. 16 No. 21 (2019): jan./abr. 2019; 119 - 134
Revista de Educação Matemática; Vol. 16 Núm. 21 (2019): jan./abr. 2019; 119 - 134
Revista de Educação Matemática; v. 16 n. 21 (2019): jan./abr. 2019; 119 - 134
2526-9062
reponame:Revista de Educação Matemática (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Revista de Educação Matemática (Online)
collection Revista de Educação Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv douglas.tinti@unicid.edu.br
_version_ 1798313495520870400