Estilos parentais e a vinculação amorosa: papel na adaptação académica e bem-estar psicológico de jovens adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7402 |
Resumo: | As relações estabelecidas ao longo da infância e adolescência tornam-se relevantes para o desenvolvimento bio-psico-social do jovem adulto. O desenvolvimento de relações de vinculação seguras com as figuras significativas e os estilos parentais adotados por estas, revelam-se fundamentais para o jovem adulto no que concerne à transição e adaptação aos desafios externos, nomeadamente, à adaptação ao contexto académico. Estas relações com as figuras parentais e a qualidade da adaptação ao contexto académico associam-se à manutenção de um bem-estar psicológico. O presente estudo tem como objetivo analisar o papel dos estilos parentais na adaptação académica e bem-estar psicológico de jovens adultos. A amostra foi constituída por 787 jovens universitários com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos (M = 20.07, DP = 1.7). A recolha de dados foi realizada com recurso a instrumentos de autorrelato, nomeadamente, o Parental Styles and Dimensions Questionnaire: Short Version (PSDQ), o Questionário de Vivências Académicas (QVA-versão reduzida) e a Escala de Medida de Manifestação do Bem-estar Psicológico. Os resultados apontam para um efeito preditor positivo do bem-estar psicológico face à adaptação académica. Verificou-se também a existência de um efeito moderador do género na associação entre o estilo parental democrático, face ao pai e à mãe, e a adaptação académica. |
id |
RCAP_c57ad8a3b501079116eac1931207cf70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/7402 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estilos parentais e a vinculação amorosa: papel na adaptação académica e bem-estar psicológico de jovens adultosVinculaçãoEstilos parentaisAdaptação académicaBem-estar psicológicoAs relações estabelecidas ao longo da infância e adolescência tornam-se relevantes para o desenvolvimento bio-psico-social do jovem adulto. O desenvolvimento de relações de vinculação seguras com as figuras significativas e os estilos parentais adotados por estas, revelam-se fundamentais para o jovem adulto no que concerne à transição e adaptação aos desafios externos, nomeadamente, à adaptação ao contexto académico. Estas relações com as figuras parentais e a qualidade da adaptação ao contexto académico associam-se à manutenção de um bem-estar psicológico. O presente estudo tem como objetivo analisar o papel dos estilos parentais na adaptação académica e bem-estar psicológico de jovens adultos. A amostra foi constituída por 787 jovens universitários com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos (M = 20.07, DP = 1.7). A recolha de dados foi realizada com recurso a instrumentos de autorrelato, nomeadamente, o Parental Styles and Dimensions Questionnaire: Short Version (PSDQ), o Questionário de Vivências Académicas (QVA-versão reduzida) e a Escala de Medida de Manifestação do Bem-estar Psicológico. Os resultados apontam para um efeito preditor positivo do bem-estar psicológico face à adaptação académica. Verificou-se também a existência de um efeito moderador do género na associação entre o estilo parental democrático, face ao pai e à mãe, e a adaptação académica.The relationships established during childhood and adolescence become relevant to the bio-psycho-social development of the young adult. The development of secure attachment relationships with significant figures and parenting styles adopted by them, prove to be essential for the young adult regarding the transition and adaptation to external challenges, in particular, to adapt to the academic context. These relationships with parental figures and the quality of adaptation to the academic context are associated with the maintenance of a psychological well-being. This study aims to analyze the role of parenting styles in academic adaptation and psychological well-being of young adults. The sample included 787 university students aged between 18 and 25 years (M = 20.07, SD = 1.7). Data collection was performed using a self-report instruments, the Parental Styles and Dimensions Questionnaire: Short Version (PSDQ), the Survey of Experiences Academic (reduced QVA-version) and the Expression of Measurement Scale Welfare Psychological. The results point to a positive predictor effect of psychological well-being in the academic adaptation. It was also found that there is a gender moderating effect on the association between democratic parenting style, to father and mother, and academic adjustment.2017-03-07T11:22:28Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7402TID:201979675porGranja, Maria Bárbara Pereira Dias Monteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:31:58Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7402Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:45.276651Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estilos parentais e a vinculação amorosa: papel na adaptação académica e bem-estar psicológico de jovens adultos |
title |
Estilos parentais e a vinculação amorosa: papel na adaptação académica e bem-estar psicológico de jovens adultos |
spellingShingle |
Estilos parentais e a vinculação amorosa: papel na adaptação académica e bem-estar psicológico de jovens adultos Granja, Maria Bárbara Pereira Dias Monteiro Vinculação Estilos parentais Adaptação académica Bem-estar psicológico |
title_short |
Estilos parentais e a vinculação amorosa: papel na adaptação académica e bem-estar psicológico de jovens adultos |
title_full |
Estilos parentais e a vinculação amorosa: papel na adaptação académica e bem-estar psicológico de jovens adultos |
title_fullStr |
Estilos parentais e a vinculação amorosa: papel na adaptação académica e bem-estar psicológico de jovens adultos |
title_full_unstemmed |
Estilos parentais e a vinculação amorosa: papel na adaptação académica e bem-estar psicológico de jovens adultos |
title_sort |
Estilos parentais e a vinculação amorosa: papel na adaptação académica e bem-estar psicológico de jovens adultos |
author |
Granja, Maria Bárbara Pereira Dias Monteiro |
author_facet |
Granja, Maria Bárbara Pereira Dias Monteiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Granja, Maria Bárbara Pereira Dias Monteiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vinculação Estilos parentais Adaptação académica Bem-estar psicológico |
topic |
Vinculação Estilos parentais Adaptação académica Bem-estar psicológico |
description |
As relações estabelecidas ao longo da infância e adolescência tornam-se relevantes para o desenvolvimento bio-psico-social do jovem adulto. O desenvolvimento de relações de vinculação seguras com as figuras significativas e os estilos parentais adotados por estas, revelam-se fundamentais para o jovem adulto no que concerne à transição e adaptação aos desafios externos, nomeadamente, à adaptação ao contexto académico. Estas relações com as figuras parentais e a qualidade da adaptação ao contexto académico associam-se à manutenção de um bem-estar psicológico. O presente estudo tem como objetivo analisar o papel dos estilos parentais na adaptação académica e bem-estar psicológico de jovens adultos. A amostra foi constituída por 787 jovens universitários com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos (M = 20.07, DP = 1.7). A recolha de dados foi realizada com recurso a instrumentos de autorrelato, nomeadamente, o Parental Styles and Dimensions Questionnaire: Short Version (PSDQ), o Questionário de Vivências Académicas (QVA-versão reduzida) e a Escala de Medida de Manifestação do Bem-estar Psicológico. Os resultados apontam para um efeito preditor positivo do bem-estar psicológico face à adaptação académica. Verificou-se também a existência de um efeito moderador do género na associação entre o estilo parental democrático, face ao pai e à mãe, e a adaptação académica. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2017-03-07T11:22:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/7402 TID:201979675 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/7402 |
identifier_str_mv |
TID:201979675 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137091598155776 |